Autor Tópico: FêniX é Kubuntu?  (Lida 6861 vezes)

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
FêniX é Kubuntu?
« Online: 11 de Maio de 2009, 00:30 »
Fuçando num note no carrefour, fui ver e todo o repositório era do Ubuntu. Pode?

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2009, 07:23 »
Olha, falta muito, mas muito mesmo pro Fenix chegar perto do Ubuntu, ter os repositórios não significa ter as funcionalidades. Agora se chegaram ao ponto de 'maquiar' o sistema deles usando o Kubuntu, realmente é muita falta de competência... E depois ficam chorando...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline mcorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2009, 14:14 »
com todo respeito...

...fenix é o cocô do cavalo...

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2009, 20:41 »
Pois é. Tava na hora do Linux, pra ser comercializado em máquinas, precisar de um selo de "autenticidade", algo como um 'Genuine Linux' ou um 'Quality Linux'. Assim, quem quiser desenvolver qualquer sabor (ainda que insosso ou amargo) de Linux, poderia. Mas para embarcá-lo em uma linha comercial, precisaria de um selo de qualidade. Ajudaria inclusive a financiar o Linux... Quem tem aí uma linha aberta com o Torvalds pra repassar a sugestão (que não deve ser nova, hehe)?

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2009, 21:17 »
Pois é. Tava na hora do Linux, pra ser comercializado em máquinas, precisar de um selo de "autenticidade", algo como um 'Genuine Linux' ou um 'Quality Linux'. Assim, quem quiser desenvolver qualquer sabor (ainda que insosso ou amargo) de Linux, poderia. Mas para embarcá-lo em uma linha comercial, precisaria de um selo de qualidade. Ajudaria inclusive a financiar o Linux... Quem tem aí uma linha aberta com o Torvalds pra repassar a sugestão (que não deve ser nova, hehe)?

A própria filosofia que envolve o Software Livre te garante a liberdade de realizar algo novo à partir do que já existe sem precisar dar este tipo de satisfação - desde que siga os princípios de manter livre o que tu livremente copiou, dar os devidos créditos a quem produziu o trabalho que tu usa como base e respeitar os direitos de imagem, neste caso, chamar a distro de "FêniX" ao invés de "Kubuntu FêniX", já que não há endosso da Canonical para a distro. Pessoalmente não vejo problemas nisso, tá na essência do Software Livre, de suas liberdades básicas.

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2009, 22:31 »
Sei da filosofia do SL. O que não implica impossibilidade de existirem limitações. Há vários tipos de licença para SL, algumas com mais, outras com menos limitações. Por outro lado, condicionar o uso comercial não inviabiliza o SL como SL. E instituir uma certificação oficial muito menos. Quem quiser fazer sem se submeter à certificação, continuará livre para fazê-lo, mas, ou não poderia utilizar para fins comerciais - uma hipótese, ou até poderia usá-lo, mas sem o selo de qualidade. Por fim, a liberdade no software livre é teleológica: visa o aperfeiçoamento, não o pioramento.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2009, 23:20 »
Sei da filosofia do SL. O que não implica impossibilidade de existirem limitações. Há vários tipos de licença para SL, algumas com mais, outras com menos limitações. Por outro lado, condicionar o uso comercial não inviabiliza o SL como SL. E instituir uma certificação oficial muito menos. Quem quiser fazer sem se submeter à certificação, continuará livre para fazê-lo, mas, ou não poderia utilizar para fins comerciais - uma hipótese, ou até poderia usá-lo, mas sem o selo de qualidade. Por fim, a liberdade no software livre é teleológica: visa o aperfeiçoamento, não o pioramento.

Mas eu já vejo esse aperfeiçoamento acontecendo: nossa presença aqui neste fórum é causa e consequência dele. O Ubuntu tem se tornado um sistema popular e cada vez mais utilizado, se consolidando aos poucos como o Linux para Desktops de facto. Num caminho bem parecido com o já trilhado pelo Firefox ou mesmo o OpenOffice.

Aqui e ali vão surgir uns derivados de acabamento duvidoso, mas penso que eles existiriam com ou sem selo de certificação, não creio que isso seria impeditivo para que distros deste tipo continuassem proliferando, e banir o uso comercial delas fere a GPL, acho que neste caso o Linux teria que migrar para outra licença. Penso que independente disso, a seleção natural entre as distros acaba por excluir do mercado as menos aprimoradas, e fortalece a base das mais bem desenhadas.

Como já dissemos, o próprio Fênix tem suas bases no Kubuntu, que é uma baita distro. Se eles não parecem fazer jus ao legado e oferecem um serviço comercial que pelo nível das reclamações não parece ser bom, isso já transcende o Linux - se alguém compra um computador e ele não funciona como deveria por causa do SO, se configura agressão a um direito do consumidor. À partir daí já se pode colocar a qualidade da distro em jogo, e por consequência sua competência em continuar oferecendo um serviço do qual parece não dar conta. Neste caso, penso que quem regula o serviço oferecido (no caso, quem gere o programa de computadores acessíveis que usam Linux, e as empresas participantes do processo) deve primar pela qualidade do mesmo. E o Linux continua livre. :)
« Última modificação: 28 de Junho de 2009, 16:02 por glaubergoncalves »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2009, 15:13 »
Vamos manter o nível do fórum e não usar palavras de baixo calão, muito menos falar mal de outras distros. Sem flames, por favor!
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2009, 15:56 »
Vamos manter o nível do fórum e não usar palavras de baixo calão, muito menos falar mal de outras distros. Sem flames, por favor!

Certo. Editei minha última mensagem afim de evitar mal-entendidos.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2009, 19:25 »
E eu apaguei o meu post, pra não arrumar quizumba com ninguém, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2009, 15:28 »
Caraca hoje que eu li este post.
Meu deveria ser revisto essa questão de qualquer um pegar a base linux e fazer o que quiser.
É claro eu sei que tem uma serie de normas... e que eles devem estar dentro.
Mas esse Fênix queima o Linux put!@$#!#$%% que lá merd#@!$##%$.
Esse sistema é podre. A Primeira coisa que uma colega de trabalho pediu para mim foi "tira essa porcaria do meu computador e coloca o XP fazendo favor" como você vai explicar que isso é apenas uma distro Linux.

Queima o filme.
 
Minha opnião

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2009, 00:52 »
Comprei um note q veio com esse Fênix....como "feliz" ex-dono dessa distro so tenho uma coisa a dizer: piece of shit!!!

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2009, 00:58 »
Comprei um note q veio com esse Fênix....como "feliz" ex-dono dessa distro so tenho uma coisa a dizer: piece of shit!!!


Foi Intelbras?

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2009, 01:31 »
Philco...um netbook , sei q Philco faz bem é Tv, mas arrisquei nesse netbook e to satisfeito...é bem bacana!!!

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: FêniX é Kubuntu?
« Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2009, 09:45 »
Como avisado, aqui não é o lugar para denegrir outras distribuições.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak