Este usb-modeswitch só me deu dor de cabeça

. Eu estou com um Ubuntu 9.10 amd64 e um modem zte mf 626 da claro, instala-lo é quase plug and play.
Esqueça pacotes, linhas de comando e scripts. Plugue o modem, se vc estiver com icones na tela ele vai ser montado como um usb-storage e vai aparecer na área de trabalho,
ejete o infeliz que ele vai ser reconhecido como modem (rode o lsusb antes e depois se vc quizer ver a alteração).
Ai e só entrar em sistemas>preferências>conexões de rede, entre na aba banda larga móvel, adicione uma conexão, escolha a sua operadora e o seu plano e pronto.
O número de discagem que aparece na minha conexão é *99#. A claro informa que é *99***1#, mas se vc trocar para este número não vai conectar.
As vezes a primeira conexão dá pau, conecta más não acessa nada, desabilitar conectar automaticamente todas as conexões, menos a da 3G, resolve o problema.
Pode dar problema com a autenticação da conexão PPP também, vai testando se isto ocorrer.
Quando ligar o computador de novo e só ejetar o modem/pendrive e esperar alguns segundos que vc vai estar conectado