Firestarter iniciando automaticamente no Kubuntu Jaunty

Iniciado por 0tacon, 08 de Maio de 2009, 20:33

tópico anterior - próximo tópico

0tacon

 O firewall firestarter pode iniciar automaticamente com o início da sessão do KDE4. Mas só funciona desse jeito - pelo menos comigo:
A primeira parte é igual a dos outros tutoriais, e é meio arriscada: Abra uma pasta pelo sudo no terminal: sudo dolphin navegue até o diretório /etc, clique com o botão direito sobre o arquivo sudoers, vá em properties e na aba permissions selecione can read and write na primeira linha (item owner). Não feche a pasta aberta como sudo!! Abra o arquivo sudoers e cole no final do arquivo, imediatamente embaixo da linha %admin ALL=(ALL) ALL:
seunome ALL= NOPASSWD: /usr/sbin/firestarter
Obviamente substituindo seunome por seu login de usuário (dããã).
Feito isso, certifique-se de que há uma linha vazia no final do arquivo. Isso é realmente importante, pois se a última linha do sudoers não for vazia, cada vez que você tentar usar o sudo haverá um erro de sintaxe e nada acontecerá. Salve as alterações e, usando a pasta aberta como sudo, restaure as permissões originais do arquivo sudoers, colocando can read no item owner da aba permissions. Antes de fechar o dolphin sudo, vá ao terminal e tente usar qualquer comando com o sudo. para saber se está funcionando. Se der qualquer erro, não feche o dolphin! Confira as permissões do arquivo sudoers (que devem ser can read, can read e forbidden) e se a última linha desse arquivo é vazia.
Superada a parte geral da edição do sudoers, vamos ao que interesa: No terminal, use os comandos:
sudo echo -e '#'\!'/bin/sh\nsudo firestarter --start-hidden' > ~/.kde/Autostart/firestarter
sudo chmod a+x ~/.kde/Autostart/firestarter
Pronto. Deve ser isso.
E eu não me responsabilizo por erros que o usuário pode cometer na edição do sudoers.


ucastrobr

#1
Boa dica, embora para uso desktop eu prefira não usar firewall. Só uso firewall se for servidor.
Mas lógico quanto mais protegido e portas bloqueadas maior a segurança.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

alarcon

#2
0tacon você teve a mesma idéia que eu. ;D

Já ia escreve um tópico no dicas e truques falando como usar o Firestarter no Ubuntu. Na verdade eu até já tenho o texto elaborado para o antigo projeto Ubuntu Magazine que não foi a frente por motivos já explicados por lá (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,32978.msg274198.html#msg274198) e que para não ficar perdido este texto, estava pensando exatamente em postar aqui, agora acho que não deve ter mais sentido. :P

ucastrobr eu acho que mesmo assim ainda continua válido ter um firewall do tipo do firestarter ativo em desktops, pois num teste que fiz aqui uma certa vez apresentou estes resultados:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43472.msg258283.html#msg258283

que como poder observar com o firewall ficou mais protegido e além disso ele não pesa em nada no sistema.

Agora se o firewall em certos casos pode mais atrapalhar do que ajudar (em certas configurações pessoais) , talvez seja melhor não usá-lo, fica ao gosto de cada um.

0tacon

 Alarcon, escreva seu tópico. Este aqui é específico para o KDE (segundo o site do firestarter). para o Gnome, os comandos são outros, e também seria bom você explicar o básico sobre as configurações do firestarter.