Autor Tópico: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!  (Lida 3193 vezes)

Offline brenneisen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Online: 06 de Maio de 2009, 18:32 »
alguem pode postar nesse tópico mesmo, um tutorial para criar uma rede interna entre um xp e o meu ubuntu usando um switch.


meu vizinho e eu dividimos internet atravez de um switch, e tinhamos uma rede interna de compartilhamento, mais como eu instalei o ubuntu eu naum sei como fazer essa rede de compartilhamento novamente, poderia ser um tutorial com passo-a-passo dde como fazer.


como sempre grato desde já. 

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2009, 23:42 »
É absolutamente igual... vá em Sistema>Administração>Rede e coloque as mesmas configurações que usava no W$, para IP, subnet mask, gateway e DNS. Mas tem certeza que é um switch e não um router?... nunca vi, pois o switch não fornece IPs.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline brenneisen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2009, 00:45 »
um switch sim, nele estão conectados o moden da adls, o meu cabo e o do meu vizinho.

Offline wendelvl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2009, 15:19 »
alguem pode postar nesse tópico mesmo, um tutorial para criar uma rede interna entre um xp e o meu ubuntu usando um switch.


meu vizinho e eu dividimos internet atravez de um switch, e tinhamos uma rede interna de compartilhamento, mais como eu instalei o ubuntu eu naum sei como fazer essa rede de compartilhamento novamente, poderia ser um tutorial com passo-a-passo dde como fazer.


como sempre grato desde já. 


voce quer q seu amigo tenha acesso a alguma pasta q vc compartilhe?

instale o samba, e depois entre nele e faça as configurações, eh facinho facinho....
Viva o Ubuntu!!! :D

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2009, 00:13 »
um switch sim, nele estão conectados o moden da adls, o meu cabo e o do meu vizinho.

Ah, sim...  o modem já é roteador, nesse caso o switch apenas divide a conexão. Continua valendo o que falei, é tudo igual ao que era no W$.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2009, 01:12 »
alguem pode postar nesse tópico mesmo, um tutorial para criar uma rede interna entre um xp e o meu ubuntu usando um switch.


meu vizinho e eu dividimos internet atravez de um switch, e tinhamos uma rede interna de compartilhamento, mais como eu instalei o ubuntu eu naum sei como fazer essa rede de compartilhamento novamente, poderia ser um tutorial com passo-a-passo dde como fazer.


como sempre grato desde já. 


voce quer q seu amigo tenha acesso a alguma pasta q vc compartilhe?

instale o samba, e depois entre nele e faça as configurações, eh facinho facinho....


Nem precisa configurar o samba de um modo muito difícil, basta clicar com o botão direito na pasta desejada, ir em propriedades e configurar o compartilhamento da forma que desejar (permissão de leitura/escrita)

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2009, 17:29 »
Achei que seria de tentar seguir as instruções do VB5 para uma rede, como não conseguia fui mexer nas configurações do XP fiquei sem Internet, não contente com isso e feito parvo fui mexer mais ainda nas Definições de Rede do UBUNTU, conclusão estou sem Internet nas duas máquinas e o pior é que estava só usando o Ubuntu, tinha pensado, em vez de estar copiando aos poucos tudo o que tinha no XP tinha dado jeito uma pequena rede mas agora nem a pé nem a cavalo

Sinceramente não sei por onde começar a fazer seja o que for peço-vos mais uma valiosa ajuda igual ás que tenho recebido nestes meses de iniciante

João Fernando Machado Mão de Ferro

RESOLVI a situação no Ubuntu faltando na máquina com o XP mas nesta não estou preocupado, simplesmente dava jeito copiar tudo o que lá tenho por rede
« Última modificação: 10 de Maio de 2009, 07:41 por JFMMão de Ferro »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2009, 22:54 »
Achei que seria de tentar seguir as instruções do VB5 para uma rede, como não conseguia fui mexer nas configurações do XP fiquei sem Internet,

RESOLVI a situação no Ubuntu faltando na máquina com o XP mas nesta não estou preocupado, simplesmente dava jeito copiar tudo o que lá tenho por rede

Embora este fórum não seja para resolver problemas em XP, por favor poste quais instruções minhas seguiu, pois não vejo como elas pudessem ter afetado seu XP.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2009, 23:03 »
Gente sem suporte ao XP, por favor!

Claro que se o prob. do XP for por causa do Ubuntu nem tem o que falar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2009, 23:14 »
Gente sem suporte ao XP, por favor!

Claro que se o prob. do XP for por causa do Ubuntu nem tem o que falar.

Alô, clcampos!...
Só estou tentando entender como alguma dica de rede no Ubuntu poderia ter afetado o W$ dele...  ;) mesmo que ele a aplicasse no XP! Pelo que ele diz, ele mexeu também nas configurações do XP, mas aí não é conosco...

( ),
VB5
 
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre criar uma rede interna no ubuntu!!!!
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2009, 06:19 »
Agradeço ao Clcampos e VB5 as vossas tomadas de posição, nós temos que nos convencer que iremos sempre viver lado a lado com o windows nem que seja só para jogos ou até para ver vídeos como leio muitas vezes neste fórum o não dispensarem o S.O. Windows, em que a maioria tem o arranque duplo (Dual Boot) e muito menos quando há necessidades profissionais específicas.

Quanto á solução no XP vou desenrascar-me e não se pensa aqui mais nisto, porque no UBUNTU como já disse resolvi o que para mim é muito importante, isto mostra o que tenho aprendido neste Fórum com as ajudas sempre prontas durante estes oito meses de Linux Ubuntu

Eu é que fiz algo mal por isso alimentei esta correspondência irrelevante, mas digo-vos que este tópico está guardado porque acho que a minha solução está aqui, de ligar as duas máquinas de uma maneira simples

Muito obrigado
João Fernando Machado Mão de Ferro