Autor Tópico: Reconhecer Impressoras  (Lida 1715 vezes)

Offline P3dr0h

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Reconhecer Impressoras
« Online: 04 de Maio de 2009, 11:29 »
Galera andei lendo aqui no fórum e não achei nenhuma solução pro meu problema, talvez não tenha procurado bem, então caso alguem ache um post que responda minha duvida, a seguir, desculpa por ter feito este ^^... Vamus ao probs.

Sou dono de uma lan e tudo aqui é ruindows acontece que decidi aprender a mexer no linux e me indicaram o ubuntu, de inicio, e aqui estou eu de ubuntu, mas como em toda lan house aqui no meu servidor eu tenho 2 impressoras e gostaria de reconhece-las aqui pelo ubuntu, para poder imprimir normalmente... eu uso o ubuntu 9.04 caso alguem possa me ajudar a reconhecer elas...

Vlw galera!

Offline jamilservicos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • O Bom discipulo é aquele que supera o mestre...
    • Ver perfil
    • Canal Castanhal . NeT - O Canal da Cidade Modelo na Internet!
Re: Reconhecer Impressoras
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2009, 09:46 »
Olá foi pensando em situações como estas onde não se consegue encontrar um driver que fiz um topico com simulações assim! mas infelizmente ninguem entendeu o topico e ficam perguntando qual minha impressora, sendo que deixei claro no topico que se tratava de uma simulação para juntar soluções!

Então aqui vai minhas dicas para você!

1º entre em http://openprinting.org/printer_list.cgi e procure o modelo e marca da sua impressora, e verifique se existe um driver para a mesma ou generico, após ter instalado o driver teste a impressora diretamente no pc ubuntu para ver se imprimi. Caso seu servidor de impressao seja windows(ou seja a impressora em uma maquina windows) volte a impressora para o windows ao adicionar nova impressora procure "impressora de rede > windows printer via samba" encontre sua impressora e instale e mande imprimir algo nela e vai para o windows e sair na impressora.

2º caso não encontre um driver correto que imprima direto do ubuntu, então você tem 2 alternativas:
2.1 fazer uma maquina virtual com windows (recomendo vmplayer)
2.2 por a impressora em uma maquina windows

Caso seu servidor de impressão seja windows fica mais facil, instale a impressora normalmente no windows depois va no windows adicione uma nova impressora que será virtual(nao existe) escolha um modelo na listagem de impressora que tenha na lista do ubuntu. não esqueça de compartilhar ela! depois de terminar de fazer a nova impressora vá em "propriedades > portas > ativar poll de impressão - e marque a porta da impressora real" salve e abra o bloco de notas e mande imprimir na impressora virtual
e ela manda para a impressora real! se tudo ocorrer bem, legal! é so ir no ubuntu procurar impressora de rede etc... e adiciona a impressora real, cuja já tera driver nativo no ubuntu e tudo ocorrera bem!

E o ubuntu mandara a requisição para o windows > impressora virtual > impressora real

Fiz teste na minha e funcionou perfeitamente!
Caso faça maquina virtual recomendo o vmplayer, o virtualbox tive algumas dificuldades para fazer este esquema de impressão!


P.S.: se for fazer a maquina virtual ela tem q estar aberta quando mandar a impressão! recomendo abrir em outra area de trabalho para não ter problemas... aqui em casa uso 4 areas de trabalho uma com a maquina virtual, outra com musica, e as outras para atividades diarias. a maquina virtual sera apenas servidor de impressao, então não precisa muita memoria!

Att.


« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 09:49 por jamilservicos »

Jamilservicos.com

Offline P3dr0h

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Reconhecer Impressoras
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2009, 12:43 »
Poxa foi fazer exatamente o que vc explicou que eu certinho sem nenhum tipo de erro... Parabens pela resposta e muito obrigado... Deveria ser um post Fixo iria ajudar bastante.

Abraços e Obrigado novamente!!!!!