Ubuntu 9.04 em um pendrive e rodando no ASUS EeePC 7"-Resolvido

Iniciado por tavasc, 03 de Maio de 2009, 12:43

tópico anterior - próximo tópico

tavasc

Boa tarde a todos

É o seguinte :
Coloquei o Ubuntu 9.04 em um pendrive (usando o programa uSbuntu live creator) e rodei em um netbook ASUS EeePC 7" .
Funcionou OK ,inclusive configurando o display com a resolução correta de 800X480 .
Mas estou tendo um problema com o tamanho e comportamento de algumas janelas .
Por exemplo : quando vou configurar a conexão wireless (nome ,senha ,encriptação) ,não consigo clicar os botões "aplicar" ou "OK" que ficam na parte inferior da janela de configuração ,mesmo recolhendo os paineis inferior e superior do Gnome e teclando Alt e tentando arrastar a janela para cima (para baixo ela vai ,mas para cima ela "bate" no limite da tela).
Pela mesma razão (acesso aos botões "aplicar" e "OK") não consigo alterar a resolução para tentar mudar o tamanho das janelas .
Alguem tem alguma sugestão de como sair dessa situação ?
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda

Abraço a todos

dudu_ubuntun

boa noite,

tenho um eeepc900, e realmente esse é um prob q acontece as vzs, vou te dar algumas dicas ou melhor gambiarras para tentar ajudar teu problema

- vc consegue trabalhar bem com paineis? sabe adicionar paineis, adicionar conteudo aos paineis? se sente seguro para o caso de acontecer algum problema? se sim, mova os paineis para as laterais, vc ganha alguns pixels importante, ms voltar ao topo e a base podem ser meio chatinhos.

- (essa é megambiarra rs) alguma vez vc ja perdeu o mouse? como iria se virar para apertar os botoes? a boa e velha tecla TAB e a tecla espaço :D vc consegue navegar nas opções da maioria dos aplicativos usando a tecla TAB e Shift+TAB para voltar a opção anterior, quando tiver na opçao que vc deseja vc aperta  a tecla espaço, ta, vc vai perguntar: " ms nao vejo a tecla OK como saber quando ela estiver selecionada para usar o espaço?" Simples, a opão OK normalmente é a ultima opção de um programa, ou seja, vc vai dando TAB, ele vai percorrendo os campos, vai chegar uma hora que vc vai perceber que o primeiro campo voltou a ser selecionado, entao basta um shift+TAB para voltar a opção anterior (OK) e apertar espaço. Parece um pouco dificil de fazer, ms é super simples, depois que vc pegar o jeito fica facil, teste um pouco ;)

Sei que isso é altamente fora da técnica, ms pra mim funciona, espero que te ajude.

abs

tavasc

dudu_ubuntun

Obrigado pelas dicas (alias ,bastante criativas) .
Vou tentar aplicar e depois informo o resultado .

Abraço a todos

tavasc

Boa tarde a todos

Bem ....segui as dicas do dudu_ubuntun para tentar resolver o problema descrito no meu 1º post e deu no seguinte :
-Consegui fazer a(s) janela(s) subirem para fora da tela configurando ,no painel superior do Gnome ,para aparecerem os botões que "recolhem" o painel ,recolhendo o painel ,levantando a janela até o limite da tela ,recolocando o painel (que se sobrepõe à janela) e ,aí sim ,teclando ALT e arrastando a janela para cima com o mouse .
-Feito isso percebi que os botões "aplicar" ,da janela de configuração do wireless ,e "conectar" ,da janela de ativação do wireless não ficam habilitados (apesar da maquina "mostrar" o sinal de meu Roteador).Porisso a dica de utilização da tecla Tab para acionar os botões (sem ve-los) não funcionou (para o caso da rede) .
Então agora tenho outro problema (ativação do wireless) que vou postar no item adequado.

Abraço a todos

dudu_ubuntun

bom, o problema agora nao é os botoes, ms sim conectar na wireless certo?

se o network-applet nao deu certo vc pode fazer via linha de comando

esse tutorial deve ser suficiente:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/rede-wireless-linux/pagina2.html

abs

tavasc

dudu_ubuntun

Obrigado mais uma vez.
Vamos à luta e depois informo o resultado .

Abraço a todos

tavasc

Boa noite a todos

Wireless configurado e funcionando (seguindo a dica do dudu_ubuntun).
Problema resolvido .
Em tempo : O problema de arrastar as janelas para cima foi "contornado" com a "gambiarra" do deslocamento do painel superior do Gnome (conforme descrito em meu post acima) .
Mas o problema em si persiste (será que é um bug ?)

Abraço a todos

Tota

verifique se o pacote maximus está configurado para inicializar no boot => preferencias=> aplicativos de sessão

Desabilite. E não use telas maximizadas. Daí o mover funciona.

Eu mudei o mover para a tecla super ( a da casinha no eeepc ) fica exclusiva para mover janelas.

[],s