Autor Tópico: Placa de vídeo VIA CHrome9  (Lida 3819 vezes)

Offline w.binoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Placa de vídeo VIA CHrome9
« Online: 25 de Abril de 2009, 18:06 »
Pessoal, tudo bem? Sou novo no fórum, porém um membro ativo de onde me registro (Fórum UOL Jogos, usuário willian). Tenho um laptop com processador Intel Celeron M 1.7 Ghz, 2 GB RAM, HD 80 GB, placa de vídeo integrada VIA CHrome 9 no chipset VIA VN896. Acabei de instalar a última versão do Linux Ubuntu, 9.04 e o desempenho em relação à placa de vídeo está notável, como péssimo. Os vídeos (avi, rmvb, flv) estão rodando lentos, é como se fosse o sistema operacional Windows XP sem os drivers, na mesma placa. O uso fica horrível. Pesquisei muito aqui no fórum e em outros locais. Aqui no fórum muitas pessoas tiveram problemas com essa placa de vídeo, alguns conseguiram instalar o driver. Eu baixei do site da VIA o driver para a placa com o chipset VN896 porém eu não consigo instalar. O arquivo que baixei veio em tar.gz, depois de extraído criou a pasta chrome9.83-242-u804 como a imagem mostra.

Imagem: http://img261.imageshack.us/img261/3703/capturadetelachrome9832.png

Peço encarecidamente que me ajudam a instalar o driver correto, pois está muito ruim usar o laptop mesmo. Desde já agradeço, um abraço!
facebook.com/wbinoto
my.opera.com/wbinoto

Offline Ricardo Tiburcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Placa de vídeo VIA CHrome9
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2009, 18:20 »
Este driver é para o 8.10, e mesmo para ele nunca funcionou muito bem. Parece que com o openchrome o pessoal está obtendo resultados melhores no 9.04, embora sem aceleração 3D, claro.

Offline w.binoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Placa de vídeo VIA CHrome9
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2009, 18:23 »
Este driver é para o 8.10, e mesmo para ele nunca funcionou muito bem. Parece que com o openchrome o pessoal está obtendo resultados melhores no 9.04, embora sem aceleração 3D, claro.

Valeu cara, e para instalar esse driver (openchrome) qual comando eu uso? apt-get install openchorme serve? Vou tentar. Sou um pouco noob. Valeu mesmo! ;D
facebook.com/wbinoto
my.opera.com/wbinoto

Offline estev3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Placa de vídeo VIA CHrome9
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2009, 12:45 »
ricardo, estou no mesmo barco, mas o pessoal que instalou o 9.04 se queixou dos mesmos problemas que sempre tiveram com o chrome9..
Linux user #480130

Offline Ricardo Tiburcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Placa de vídeo VIA CHrome9
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2009, 16:34 »
Na verdade este driver já deve estar instalado. Pelo menos é ele que está funcionando no meu 9.04. Não tive os problemas que você relatou, de lentidão nos vídeos. Você já verificou a possibilidade desta lentidão ser resultado de algum outro fator?

Só para responder a sua pergunta inicial. Para instalar o driver da VIA (o que não deve resolver seu problema, mas não custa tentar) basta ler as instruções do arquivo README disponível na pasta resultante da descompactação do arquivo que você baixou. Antes de fazer isso faça uma cópia do arquivo xorg.conf que está em /etc/X11. Se a instalação der problema basta remover o novo xorg.conf, que será gerado durante a instalação do driver, e recolocar o antigo no lugar.

Por sinal, coloque o conteúdo deste arquivo aqui no fórum, que fica mais fácil ver se algum problema ligado a ele pode estar te atrapalhando.

Outra coisa, o único problema que voce notou no vídeo é a lentidão na execução daqueles formatos de arquivo ou há outros também?

Offline estev3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Placa de vídeo VIA CHrome9
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2009, 18:58 »
estou vendo o desenrolar da historia pra instalar
mas os unicos problemas que eu ja tive com o chrome9 foram:
travamento de tela na hora de desligar o notebook, e tela preta após a instalação, o sistema so iniciava depois de fazer reparos no xorg..
Linux user #480130