Autor Tópico: Não sou engenheiro de sistemas.  (Lida 6193 vezes)

Offline adonaiteles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Não sou engenheiro de sistemas.
« Online: 02 de Maio de 2009, 20:31 »
Pessoal,
ando muito chateado por não conseguir usar Linux.
É a décima vez que tento e sempre esbarro em problemas simples.
Agora queria apenas não ficar ouvindo um zumbido que incapacita ouvir sons ou assitir vídeos (cd, dvd, mp4 etc), ser capaz de atualizar o Open Office para a versão 3 e fazer sincronização dentre meu hd interno e o externo, coisas que são triviais no Windows.
Estou usando o Ubuntu 8.10, já fiz duzentas modificações em Synaptics e outras coisas, mas sigo paradão.
Acho que vou reformatar tudo e reinstalar o bom e velho XP pirata.
Sou professor, estudante e pai de um garotinho de dois anos, ou seja, não tenho tempo pra me formar em engenheiro de sistemas operacionais pra poder usar o Linux.
Alguém pode me ajudar a não sucumbir mais uma vez?
Agradeço as boas almas que se disponham a me salvar.
Att.,
Adonai
Niterói - Brasil
Adonai Teles
Niterói - RJ - Brasil
Ubuntu Counter: 27360

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2009, 21:33 »
Só vou dizer algumas palavras. Uso o Ubuntu desde a versão 7.10 , apanhei e apanho até hoje. O que me prende nesse sistema é isso, o desafio. Uso e gosto do Windows; tenho o XP original instalado na minha máquina. O Ubuntu é uma coisa nova e como todo desconhecido a gente sofre, é assim mesmo. Vou te dar um conselho: ponha o 9.04 na máquina e faça um teste. Procure pesquisar bastante e use e abuse desse fórum. Esse fórum é a universidade e os usuários mais velhos, professores. Dê uma chance a si mesmo e nem tenha pena de si. Isso que você disse "engenheiro de sistemas" pra usar o Ubuntu, ao meu ver foi tendo dó de si mesmo. Tem um colega nosso Led Style, que escreveu um artigo que não esqueço jamais: "uso constante de computador causa amnésia crônica!". Mais ou menos isso. Dê uma lida no artigo que você vai entender. Um abraço e bem vindo ao pinguim!

Ah, o são Google!

http://www.tuxresources.org/blog/archives/51
« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 09:06 por elio7769 »
Bezerra.

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2009, 22:13 »
Primeiro eu acho que vc não precisa realmente se formar em engenharia de sistemas para poder usar o gnu/linux, pelo menos não quando vc está usando uma distribuição mais auto nível como o ubuntu, segundo novas ferramentas sempre representam um pouco de trabalho sim para quem quer aprender a usar, terceiro e mais importante, por favor quando for usar o fórum, seja mais especifico com seu problema para que os outros usuários possam ajuda-lo, garanto-lhe que não vai faltar boa vontade da comunidade em lhe ajudar!!!

Quanto ao seu problema com o som acredito que seja por causa do pulse áudio, acho que vi falando alguma coisa a respeito aqui no fórum, eu não posso lhe ajudar pois estou usando o kubuntu e não o ubuntu, mas seja um pouco mais claro para que o pessoal possa lhe ajudar.

abraço e boa sorte!!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2009, 23:12 »
Adonai,
em primeiro lugar, concordo com tudo que os colegas disseram acima, e acrescento minha própria experiência: há apenas dois anos instalei pela primeira vez o Ubuntu na minha máquina, e hoje, não o troco por nada. Sim, como todo mundo que sai do universo M$, tive dificuldades no início; foi a turma daqui quem me ajudou, e hoje tento fazer o mesmo dentro das minhas possíbilidades.

Acho que parte da dificuldade na migração vem porque fomos "formatados" para usar W$, e sempre ouvimos que Linux é para especialistas. Não é verdade: no trabalho, tenho várias  máquinas dual boot (XP/Ubuntu) sob minha responsabilidade, e vejo que os novos usuários em geral não demoram duas semanas para já estarem preferindo-o. Linux é infinitamente mais simples, além de estável e seguro.

Dê adeus aos vírus, aos cracks, "seriais", "telas azuis da morte", "operações ilegais", à pirataria, e conte conosco!... Como em tudo novo, há uma curva de aprendizagem, claro, mas garanto que ela é bem fácil. Boa sorte!

Ah, em tempo: também não sou engenheiro de sistemas...  :D 

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline adonaiteles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2009, 09:26 »
Agradeço as respostas e aproveito para dizer que um dos problemas se resolveu: o do sincronismo.

Consegui instalar e usar o Krusader!

Quanto ao Open Office, sigo com a versão 2.4, que veio com a distribuição. Não consigo atualizar para a 3.0, mas não está fazendo muita falta nesse momento (opa! parece que o gerente de atualizações conseguiu ler os pacotes para o OO3.0. Quando voltar do passeio com o herdeiro vou ver se atualiza direitinho).

O problema do som é que há um ruído constante tanto usando as caixas (USB e pininho verde) quanto os fones (com aqueles pininhos padrão - verde e rosa). Não tenho outra informação para dar além de que nada relativo a som pode ser usado - cd, dvd, mp3, mp4...

Agora notei também que as configurações de conexão de rede estão desaparecendo quando desligo a máquina ou dou um boot nela.

No mais, como quase todo mundo, vou apanhando e aprendendo, mas estou determinado a usar isso.

Na universidade quero iniciar, em 2010, uma linha de pesquisa utilizando software livre para montar pacotes de gestão de negócios para pequenos empresários. Então, preciso usar pra poder saber os limites e possibilidades.

Mais uma vez, agradecido pela atenção.

Saudações

Adonai
Adonai Teles
Niterói - RJ - Brasil
Ubuntu Counter: 27360

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2009, 09:51 »
Olha o que seu nome Adonai representa, caro professor.Quando comecei a usar Linux foi complicado, sempre será um aprendizado,sugiro que use o 9.04.
Quanto ao som, veja nas configurações de som ou troque o pulseAudio pelo Alsa(pesquise no fórum).
Boa sorte!


Usuário Linux- 449417

Offline rony

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2009, 12:37 »



     tenho o mesmo problema ...noto que para se usar bem o linux , tem que se ficar um bom tempo em frente a maquina, porem temos que nos dedicar a familia tambem...
     em meu topico cito que o XP é mais intuitivo que linux..acredito que um dia sera tao facil usa-lo...
      acredito tambem que é + seguro, senao nao se mandaria vai-vem ao espaço com windows...tambem o carro que a australia esta desenvolvendo para andar sem motoristas, nao se usaria linux se este nao fosse seguro...


um
« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 14:39 por rony »

Offline Ain Soph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Blog de Humor
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2009, 19:51 »
Quanto a dificuldade do Win e Lunix confeço que agora q to usando só linux me deparar com o vista não é nada intuitivo... tenho o vista no meu note q vei de fábrica... mexer nas conexões de rede ou uqlquer outra foco meio perdido...
mesmo XP q usei muito tempo fico perdido nas configurações do wirless(numca usei quando mexia no win)
e ainda por cima me irrito com o Win e volto pro Ubuntu xD

Ou seja é quetão de aprender...
vá com calma e paciência q você consegue!

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2009, 21:20 »
Com relação ao OpenOffice sugiro o seguinte (foi assim que eu fiz):

Desinstale ele e instale o BrOffice3 que é mais apropriado para iniciantes e está completamente traduzido e configurado para Brasileiros (português do brasil). Afinal é um projeto brasileiro derivado do OpenOffice.

http://www.broffice.org/download (escolha a opção "Debian, Ubuntu") e salve o arquivo no hd. Ele estará compactado no formato .tar.gz

Descompacte-o (Clique invertido e escolha "Extrair aqui"). Dentro da pasta que ele irá extrair, existe a pasta "DEBS". Entre nela pelo "Terminal" (modo texto) e digite sudo dkpg -i *.deb (irá instalar todos os pacotes automaticamente). O comando sudo pedirá sua senha de usuário. É só digitar. Não precisará fazer mais nada. É só esperar terminar a instalação.

Depois entre na pasta "desktop-integration" que está também dentro da pasta "DEBS" e digite o mesmo comando. Este último pacote irá colocar os ícones do BrOffice no menu Aplicativos>>Escritório.

Pronto!

Quanto as suas outras dúvidas, poste um tópico para cada assunto diferente de cada vez. Assim fica mais fácil para que possamos ajudá-lo. Colocar tudo em uma mensagem só faz as respostas ficarem muito longas e poderão dificultar o entendimento. Além de ficar tudo misturado.

Obs.: Lembre-se de uma coisa. Toda mudança requer um esforço (tudo bem que as vezes parece impossível). Quando nos acomodamos, fica mais difícil ainda mudar. Desistir e tentar de novo sem se esforçar para descobrir qual é o problema também não ajuda. Sempre que precisar procure ajuda aqui.


Existe um ótimo tutorial (para não dizer "tratado") sobre linux on-line e completamente gratuito: o Foca Linux. Dê uma olhada, é bastante abrangente e está dividido em iniciante, intermediário e avançado. Aprendi muito com ele:

http://focalinux.cipsga.org.br/

Mas quando tiver algo que não consiga resolver, pesquise no fórum e se não encontrar nada, poste sua mensagem e te ajudaremos. Este é o espírito do linux: compartilhar (não somente software, mas também o conhecimento). Assim, na medida que for ajudado, se você puder e quiser, é claro, poderá ajudar outros!

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2009, 06:41 »
O problema do som é que há um ruído constante tanto usando as caixas (USB e pininho verde) quanto os fones (com aqueles pininhos padrão - verde e rosa). Não tenho outra informação para dar além de que nada relativo a som pode ser usado - cd, dvd, mp3, mp4...

Abra o Controle de Volume (clique no ícone do alto-falante no painel superior e clique no botão "Controle de Volume") e vá ajustando o volume das saídas. Às vezes, o volume muito alto gera ruído.

Na universidade quero iniciar, em 2010, uma linha de pesquisa utilizando software livre para montar pacotes de gestão de negócios para pequenos empresários. Então, preciso usar pra poder saber os limites e possibilidades.

Ave contradição. Primeiro, você diz que "não quer ser engenheiro de sistemas" para poder usar Linux, e depoiis, diz que quer iniciar uma linha de pesquisa com software livre -- que vai exigir um conhecimento comparável ao de um especialista. Vamos ver até onde vai a sua determinação quando o caldo engrossar.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2009, 11:00 »
Adonai, espero que as coisas estejam andando e se resolvendo pouco a pouco, como você mesmo já disse no seu último post.

Eu não chego a ser um engenheiro de sistemas embora não seja um usuário absolutamente leigo (digamos assim que sou um "usuário certificado" *rs*). Mas gostaria de dizer algumas palavras para insuflar-lhe ainda mais ânimo.

Eu já havia usado Linux antes, há cerca de 6 anos. Cheguei a instalar o Mandrake, que agora é Mandriva, e desisti. Com o Ubuntu, a coisa mudou da água para o vinho (dizem que também no Mandriva as coisas melhoraram muito). Se você instalar o pacote padrão do Ubuntu e não tentar customizar demais o ambiente, funcionará tudo como funciona no Windows e melhor. Aliás, com o Windows acontece a mesma coisa: se você instalar o pacotão básico e não mexer demais no ambiente, as coisas vão fluir naturalmente e com poucos problemas. Mas, se começar a "inventar moda" no Windows... (Por falar nisso, recomendo que instale o Ubuntu 9.04 que está bem melhor e com vários bugs anteriores resolvidos e, assim, terá ainda menos problemas. E ele não muda quase nada na interface com o usuário, bem diferente de que acontece com quem vai do XP para o Vista.)

Só para fazer alguns paralelos que ilustram o que estou dizendo.

P.ex., você nunca teve que reformatar tudo e reinstalar seu Windows? Para minha esposa, que só usa o Office, o Internet Explorer, o Outlook Express (do qual ela não abre mão de forma alguma... argh!) e mais nada, já tive, nos últimos 2 anos, de reinstalar o Windows XP dela pelo menos uma vez (que eu me recorde).

Você também falou que teve problemas com o Open Office 3.0 no Ubuntu. Pois eu também estou tendo problemas com ele... só que no Windows Vista que veio no meu desktop! (No Vista, eu não consigo abrir nenhum arquivo do o com duplo clique pois o Open Office trava e só consigo carregá-lo de novo abortando a tarefa lá no gerenciador de tarefas. Para usá-lo, tenho que abrir um doc ou uma planilha em branco e só então posso mandar abrir o arquivo que quero -- de dentro deste arquivo em branco e nunca com duplo clique. Só não procurei resolver o problema nem voltei para o 2.4 porque eu quase não uso o Vista. Sei que o problema não é o mesmo que o seu mas ilustra que cacas acontecem em todos os sistemas.)

Outro exemplo relacionado a rede, assunto que você também abordou: no meu notebook, de umas semanas para cá e sem mais nem menos pois não mudei nada, se eu abro o Windows XP, o sinal do wireless daqui de casa fica entre 1 e 2 Mbps (ou seja, ridiculamente baixo já que a rede é de 54Mbps). Se saio do Windows e vou para o Ubuntu, o sinal chega a 75%!!! E esta diferença toda sem sair do lugar. Às vezes, no XP, o sinal dá uma acelerada e vai a 20% mas daí a pouco está em 1 ou 2 Mbps de novo. Se fosse ao contrário, ou seja, o problema fosse no Ubuntu, talvez eu ficasse tentado a jogar a culpa nesta história "pouco profissional" (como dizem alguns) de software livre mas, como é no Windows, faço mais ou menos como meu enteado: ele leva na brincadeira e diz que "é coisa do Bill Gates".

Então, Adonai, recomendo (até como cultura geral e para desopilar um pouco) que você leia o texto já sugerido por outro colega aí acima, no link
     http://www.tuxresources.org/blog/archives/51

É engraçado e, ao mesmo tempo, nos tira um pouco da amnésia que somos atacados com o longo tempo de uso do Windows.

Um abraço e aguente firme que no futuro você vai ter a certeza de ter tomado a decisão certa de sair desse mundo de software proprietário, de pirataria generalizada e outros quetais!
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline adonaiteles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2009, 14:26 »
Caro Chaus,

pretendo desenvolver um programa de pesquisa unindo a faculdade de computação (os engenheiros) e a de turismo (os usuários) para desenvolver esses pacotes.

Meu objetivo é que os alunos de turismo façam a ponte entre o mercado e os aluanos da computação.

Acho que assim posso me manter usuário e fazer o que me proponho.

Espero consegui-lo.

Abraço.


Na universidade quero iniciar, em 2010, uma linha de pesquisa utilizando software livre para montar pacotes de gestão de negócios para pequenos empresários. Então, preciso usar pra poder saber os limites e possibilidades.

Ave contradição. Primeiro, você diz que "não quer ser engenheiro de sistemas" para poder usar Linux, e depoiis, diz que quer iniciar uma linha de pesquisa com software livre -- que vai exigir um conhecimento comparável ao de um especialista. Vamos ver até onde vai a sua determinação quando o caldo engrossar.
Adonai Teles
Niterói - RJ - Brasil
Ubuntu Counter: 27360

Offline adonaiteles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2009, 14:39 »
Prezados,

algumas atualizações.

O tal ruído vem do microfone (Entrada). Quando o corto, elimino o ruído. Vou ver se só diminuir o volume funciona. Também não sei como testar o microfone pra ver se está funcionando. Depois descobrirei como.

O o foi atualizado, mas é a versão em inglês. Em alguns meses, quando acabar minha tese, vou fuçar pra passar a usar o BR Office. Agradeço a sugestão, Gustavo.

No momento estou conseguindo fazer todo o básico - textos, planilhas, apresentações e impressão - mas agora esbarrei no uso do scanner de mesa. Ele é um GoTec meio antiguinho, USB e o XSane (que reconhece um dispositivo Plustek Opticslim 1200) dá erro ao tentar acessá-lo. Esse é meu problema mais urgente agora, pois, quando monto minhas aulas, gosto de capturar gráficos e imagens de livros para ilustrá-las. Sem o scanner vai complicar fazer isso em casa.

Também acho que a webcam não está funcionando, mas como não tenho nenhum aplicativo que mostre a imagem que ela poderia estar capturando, não sei de fato. A luz dela está acesa, mas não sei se está captando algo. Estou usando o emesene e ele não mostra opção para envio de imagem.

É isso aí.

Estou só com o Ubuntu 8.10 no meu computador (não consegui atualizar pra 9.04 porque deu um erro em alguns arquivos depois de passar mais de uma hora baixando quase 700Mb de pacotes) e resistindo para não sucumbir.

Agradeço a ajuda e atenção de todos.

Outra hora lerei tudo com mais calma.

Att.,
Adonai
Adonai Teles
Niterói - RJ - Brasil
Ubuntu Counter: 27360

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2009, 15:13 »
Prezados,

algumas atualizações.

O tal ruído vem do microfone (Entrada). Quando o corto, elimino o ruído. Vou ver se só diminuir o volume funciona. Também não sei como testar o microfone pra ver se está funcionando. Depois descobrirei como.

O o foi atualizado, mas é a versão em inglês. Em alguns meses, quando acabar minha tese, vou fuçar pra passar a usar o BR Office. Agradeço a sugestão, Gustavo.

No momento estou conseguindo fazer todo o básico - textos, planilhas, apresentações e impressão - mas agora esbarrei no uso do scanner de mesa. Ele é um GoTec meio antiguinho, USB e o XSane (que reconhece um dispositivo Plustek Opticslim 1200) dá erro ao tentar acessá-lo. Esse é meu problema mais urgente agora, pois, quando monto minhas aulas, gosto de capturar gráficos e imagens de livros para ilustrá-las. Sem o scanner vai complicar fazer isso em casa.

Também acho que a webcam não está funcionando, mas como não tenho nenhum aplicativo que mostre a imagem que ela poderia estar capturando, não sei de fato. A luz dela está acesa, mas não sei se está captando algo. Estou usando o emesene e ele não mostra opção para envio de imagem.

É isso aí.

Estou só com o Ubuntu 8.10 no meu computador (não consegui atualizar pra 9.04 porque deu um erro em alguns arquivos depois de passar mais de uma hora baixando quase 700Mb de pacotes) e resistindo para não sucumbir.

Agradeço a ajuda e atenção de todos.

Outra hora lerei tudo com mais calma.

Att.,
Adonai

Dê uma lida, vai ajudar!

http://ubunteiro.files.wordpress.com/2008/05/apostila-ubuntu8-leve-ygorabreu.pdf
Bezerra.

Offline brunophb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Não sou engenheiro de sistemas.
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2009, 15:44 »
Olá Adonai

Para um melhor entendimento de seus problemas e dúvidas, gostaria q vc me listasse todos os seus problemas (de forma simples) e a configuração de seu equipamento, vai ser mais rápido resolvê-los assim.
Forte abraço.
Viva livre!!!!!!!!!!