Autor Tópico: DVD - O Linux não sabe rodar com qualidade  (Lida 3685 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
DVD - O Linux não sabe rodar com qualidade
« Online: 31 de MAR?O de 2006, 22:47 »
A qualidade da reprodução de DVD's no Linux é péssima. Já instalei o tal libdvdcss2 e não adiantou nada, pois, se é pra rodar os DVD's em baixíssima qualidade, prefiro ficar sem este recurso. É possível que nenhum dos player's mais populares do Linux não consigam reproduzir DVD's em boas condições visuais, nem mplayer, nem xine-ui, nem totem, álias, estes dois últimos reproduzem um pouco melhor do que o primeiro, percebo pela cor amarelo-tosca das legendas dos filmes que é exibida por ambos, coisa que o mplayer fica devendo, imagine vocês, usuários do Linux, a tristeza das imagens.

Hoje, rodei um filme preto e branco no Linux e descobri que existe o preto e branco a cores e o preto e branco sem cores.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
DVD - O Linux não sabe rodar com qualidade
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2006, 06:50 »
Cara, deve haver algum problema na configuração do teu sistema, pois rodo DVD aqui normal. Uso o VLC por ser mais configurável.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
DVD - O Linux não sabe rodar com qualidade
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2006, 08:24 »
Realmente deve ter mais coisa errada aí arsolto, aqui eu assisto DVD numa boa com a mesma qualidade do Windows se não melhor.

Claro que a sua placa de vídeo e o monitor influirão totalmente no resultado final. Por exemplo, assitir ao DVD dos Incríveis no meu PC ( que tem uma pobre FX5200) e assistir ele no PC de uma amiga (com uma Rodeon X300) dá uma diferença enorme na qualidade e nos detalhes da imagem.

Qual a sua palca de Vídeo? Tá com os drivers instalados?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Driver's
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2006, 10:45 »
Companheiros, reconhecendo que sou usuário iniciante do Linux, peço que vocês me ajudem a identificar o problema passo-a-passo ou melhor dizendo, didaticamente.

Segui a dica do Guia Ubuntu e digitei o comando discriminado abaixo para poder verificar os atributos de minha máquina. Acho que o chipset do vídeo é 82915G da Intel, (GMA) 900.

root@ubuntu:/home/alan# lspci -v |more
0000:00:00.0 Host bridge: Intel Corp. 915G/P/GV Processor to I/O Controller (rev 0e)
        Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd.: Unknown device 7131
        Flags: bus master, fast devsel, latency 0
        Capabilities: [e0] #09 [2109]

0000:00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corp. 82915G Express Chipset Family Graphics Controller (rev 0e) (prog-if 00 [VGA])
      ...
      ...
      ...
      ...
      ...

Complementando as informações, o meu monitor é um Samsung SyncMaster 793s.

Ao instalar o Ubuntu na minha máquina, será que ele não instalou também os drivers necessários para os dispositivos dela, como placa de vídeo, som, etc?

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
DVD - O Linux não sabe rodar com qualidade
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2006, 11:07 »
Como postou uma pergunta logo abaixo vo manter o topico e tambem para no futuro você aprende a pesquisar e ler antes de sair criticando
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Não, não!
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2006, 11:51 »
Às vezes é melhor sair criticando de forma negativa mesmo, n3t0! Repare que num tópico que criei, anteriormente, pedindo auxílio para resolver o problema do driver de minha placa de vídeo e ninguém no fórum se dispôs a me ajudar, seja por falta de tempo ou por falta de conhecimento ou, simplesmente, porque eu não coloquei as coisas a mesa de modo que fomentassem o debate. Veja aqui: Intel® Graphics Media Accelerator (GMA) 900

Dessa vez, foi o que eu fiz -- tratei de ferir a erguida bandeira dos usuários do Linux, mas não para impor a minha (até porque eu nem tenho uma) só desejo assistir DVD's no Linux e com qualidade. Até pensei que todos no fórum reagiriam de uma forma mais agressiva ao tópico já que, em função da forte paixão pelo Linux, seus usuários costumam ignorar a razão (é o seu caso n3t0), mas não foi o que ocorreu.

Agora, vamos deixar o mal entendido de lado e buscar soluções para o caso em questão. Você me ajuda?
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 23:47 por n3t0 »

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
DVD - O Linux não sabe rodar com qualidade
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2006, 12:21 »
Esse tipo de post teu pode fazer usuarios que querem vir para o linux ficar desconfortaveis quanto ao sistema, tome cuidado com isso no futuro. Quanto ao teu problema tua placa foi detectada até porque hardware da intel é suportado muito bem pelo linux então pode ser algum pacote de video, baixa o automatix (tem no forum sober ele) e instala os pacotes pata video e dvd
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Encontrei driver's
« Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2006, 13:11 »
É verdade, n3t0, vou elaborar meus tópicos e mensagens com mais responsabilidade da próxima vez. Só espero que você tenha entendido minha causa.

Voltando ao caso da qualidade de reprodução em DVD, creio que o automatix não seja o metódo ideal para quem está querendo aprender a manusear e instalar os arquivos pertinentes ao Linux.

Prefiro fazer as coisas pelo modo manual.

Como posso descobrir se os meus driver's estão instalados ou não no meu Sistema Operacional?

Pesquisei sobre os driver's disponíveis para Linux no sítio de internet da Intel e encontrei algo que talvez possa corresponder a minha necessidade.

Como devo proceder para instalar um dos driver's listados nesta página: Intel® 82915G/82910GL Express Chipset Family?

Antes de encerrar a mensagem, lembro você, n3t0, que só estou tendo problemas de qualidade com o formato DVD. Já instalei todos os codecs e arquivos necessários para rodar outros formatos de video (w32codecs, libdivx4linux, ffmpeg, etc).

Offline jorgeklotz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: DVD - O Linux não sabe rodar com qualidade
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2007, 00:33 »
Pois eh meus amigos, eu vou ter que apoiar o brother ai em cima. Uso Linux a apenas 1 mes e ja sou fã, usuario e viciado. Meu irmao ate andou perguntando se naum recebo comissao pelas propagandas que faço do Ubuntu e compania, mas o fato eh o seguinte: DVD no Linux naum rola!
Os mesmos filmes que assisto no WinXP comendo uma pipoquinha me deixam com os nervos a flor da pele no Linux. As imagens passam pausadas, como se o comp estivesse com dificuldade de ler o DVD.
Ja tentei o Gxine e o Totem (este foi menos desastroso). Ja instalei todos os plugins que se possa imaginar. EasyUbuntu e Automatix tambem fracassaram. Ai me pergunto: existe soluçao ou vou ter, eternamente, que dividir o meu HD entre dois S.Os.?

Se alguem quiser me ajudar, agradeço desde ja.
Valeu