Autor Tópico: Problema com som no Ubuntu 9.04  (Lida 1981 vezes)

Offline marcosvinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Problema com som no Ubuntu 9.04
« Online: 24 de Abril de 2009, 21:35 »
Amig@s,

instalei ontem a final release do Jaunty. Usava o ubuntu 8.04 antes. Depois que instalei tive umas dificuldades de instalar o meu drive Nvidia pela ferramenta "drivers de hardware". Sempre travava. Consegui instalar pelo synaptic. Depois o Synaptic travou enquanto baixava codecs e pedi para reiniciar o notebook. Ele saiu da parte grafica e deu uma mensagem que dizia que estava pedindo que as tarefas pendendes se encerrassem (algo do tipo). Mas ficou um tempão assim e desliguei no botao mesmo. Quando reiniciei, o som não tava funcionando direito: só fazia zumbidos quando tocava alguma música, video ou o som tema de inicialização.
Fiquei meio irritado e reinstalei o 9.04 a noite. Agora mesmo fui ligar meu PC e o GnoME tava congelado. Ficou assim por um tempo até que dei ctrl+alt+del para ver se reiniciava e o erro parava. Quando desliguei deu o mesmo erro no modo texto dizendo que havia tarefas pendendes e que estava pedindo que encerrassem. Não saiu disso até que desliguei no botão mais uma vez. Para minha surpresa quando liguei o sistema de novo o som tava com o mesmo problema :( 
Não sou muito experiente. Alguem faz ideia do que possa ser o como deva proceder para relatar o erro?
abraços

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Problema com som no Ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2009, 10:16 »
Antes de mais nada, sempre recomendo que imediatamente depois de qq instalação de Linux (no caso o Ubuntu) tem que se fazer a atualização do sistema antes de instalar qq outra coisa na máquina. E pelo que vemos, notebooks são sempre os mais problemáticos devido às necessárias políticas de economia de energia programados nos mesmos e isso nem sempre está 'de acordo' com as especificações de instalação do Ubuntu (ou do Linux em geral). Se vc tem acesso à internet via adsl ou outro que não precise de login e senha (o adsl pode ser configurado pelo pppoeconf e ser inicializado no boot), experimente digitar em modo de segurança (escolha a opção do boot):

Citar
sudo apt-get install -f

para finalizar qq atividade de instalação de pacotes quebrados que não deixam o Synaptic funcionar. Depois mande um:

Citar
sudo apt-get update

para atualizar (de novo) a lista de pacotes e depois:

Citar
sudo apt-get dist-upgrade

para atualizar a sua distribuição. Se vc puder entrar antes disso tudo na parte gráfica, edite o arquivo /etc/apt/sources.list e tire todos os sinais de # que estiverem na frente das linhas que tenham deb e deb-src para ativar os outros repositórios. Depois abra o Synaptics, vá em Configurações/Repositórios e nas pprimeira, segunda e terceira abas marque tudo que for 'quadradinho' para habilitar outros repositórios, recarregue o Synaptic e mande marcar todas as atualizações.

Outra coisa que vc pode fazer é adicionar comandos extras na linha de boot do kernel, para deixar o sistema mais adaptado ao notebook, por exemplo, editando o arquivo /boot/grub/menu.lst e colocando ao final da linha de comando de boot os itens:

Citar
acpi=off apm=power_off

Por exemplo, olhe o exemplo abaixo:

Citar
## ## End Default Options ##

title        Ubuntu 8.04.2, kernel 2.6.24-23-generic
root        (hd0,0)
kernel        /boot/vmlinuz-2.6.24-23-generic root=UUID=6d2c938f-9fe7-4c7f-9cbc-50079ea0aea7 ro quiet splash acpi=off apm=power_off
initrd        /boot/initrd.img-2.6.24-23-generic

As opções em vermelho foram colocadas DEPOIS da linha de comando de chamada do kernel e isso costuma resolver muitos problemas de gerenciamento de energia de notebooks e até de desktops mesmo.

Testa essas coisas aí e manda os resultados, sejam eles bons ou ruins, heheheh...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline marcosvinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Problema com som no Ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2009, 18:13 »
Valeu pela atenção,

conforme havia sugerido iniciei o computador no recovery mode e dei os comando para ampliação dos repositórios. Conforme atualizava fiz a reedição do Grub que voce aconselhou.
No fim, havia uns pacotes a serem baixados na atualização, mas o Ubuntu travou de novo. Dessa vez quando desliguei além da mensagem no modo texo, "Asking remaining process to terminate", aparecia abaixo "Starting anac(h)ronistic cron anacron". Ficou parado assim por uma meia hora. Desisti e reiniciei forçadamente apertando o botão do notebook. Quando reiniciei, não conectava mais (o icone do Network Manager tava travado) e o som tava com o mesmo problema.
Decidi reinstalar o sistema de novo. Por enquanto normal. Se continuar a dar os mesmos problemas devo voltar ao 8.04...

Abraços

Offline w.binoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problema com som no Ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2009, 18:26 »
Cara aqui no meu laptop, a única coisa que preciso fazer é instalar os codecs. Para isso eu só abro um arquivo mp3 e depois pesquiso pelos codecs, instalo dois pacotes de codecs e o áudio fica funcionando.
facebook.com/wbinoto
my.opera.com/wbinoto