Autor Tópico: Sem som no ubuntu (Resolvido)  (Lida 10704 vezes)

Offline tavarim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Sem som no ubuntu (Resolvido)
« Online: 24 de Abril de 2009, 20:18 »
Boa noite pessoal! instalei o ubuntu 8.10 e agora atualizei pelo 9.04. ocorre que desde que rodei pelo live cd, antes de instalar, precisei usar os argumentos para inicializar o cd,  e mesmo após instalar no notebook o ubuntu e atualiza-lo, não tenho som algum, aparentemente o sistema de som esta normal, pois não há messagem de erro, só que não sai nada. apos o comando lspci olhem o resultado:
marcio@marcio-notebook:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: ATI Technologies Inc RS480 Host Bridge (rev 10)
00:01.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS480 PCI Bridge
00:04.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS480 PCI Bridge
00:05.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS480 PCI Bridge
00:06.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS480 PCI Bridge
00:07.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS480 PCI Bridge
00:12.0 IDE interface: ATI Technologies Inc IXP SB400 Serial ATA Controller (rev 80)
00:13.0 USB Controller: ATI Technologies Inc IXP SB400 USB Host Controller (rev 80)
00:13.1 USB Controller: ATI Technologies Inc IXP SB400 USB Host Controller (rev 80)
00:13.2 USB Controller: ATI Technologies Inc IXP SB400 USB2 Host Controller (rev 80)
00:14.0 SMBus: ATI Technologies Inc IXP SB400 SMBus Controller (rev 83)
00:14.1 IDE interface: ATI Technologies Inc IXP SB400 IDE Controller (rev 80)
00:14.2 Audio device: ATI Technologies Inc IXP SB4x0 High Definition Audio Controller (rev 01)
00:14.3 ISA bridge: ATI Technologies Inc IXP SB400 PCI-ISA Bridge (rev 80)
00:14.4 PCI bridge: ATI Technologies Inc IXP SB400 PCI-PCI Bridge (rev 80)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RS482 [Radeon Xpress 200M]
02:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x 802.11abg Wireless PCI Express Adapter (rev 01)
08:01.0 CardBus bridge: ENE Technology Inc CB-712/4 Cardbus Controller (rev 10)
08:01.1 FLASH memory: ENE Technology Inc ENE PCI Memory Stick Card Reader Controller (rev 01)
08:01.2 SD Host controller: ENE Technology Inc ENE PCI Secure Digital Card Reader Controller (rev 01)
08:01.3 FLASH memory: ENE Technology Inc FLASH memory: ENE Technology Inc: (rev 01)
08:01.4 FLASH memory: ENE Technology Inc SD/MMC Card Reader Controller (rev 01)
08:02.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

Aguardo ajuda e abraço a todos da comunidade!
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 13:44 por tavarim »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2009, 10:21 »
Abra o Terminal e digite:

Citar
alsamixer

e veja se aparece uma janela com controles verticais. Se aparecer 'no such file or directory' ou algo assim, a placa de som realmente não está instalada; se aparecer as barras, está instalada. Se aparecer apenas uma barra, é pq o Pulse está instalado e possivelmente o Master ou PCM fora do Pulse está no mínimo; se aparecer várias barras, veja as opções de Master ou PCM e veja se não estão no mínimo. Aumente-os usando as teclas de setas para navegar entre as barras e para aumentar ou diminuir o som por elas.

Mande mais detalhes.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Nadab

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2009, 14:58 »
Abra o Terminal e digite:

Citar
alsamixer

e veja se aparece uma janela com controles verticais. Se aparecer 'no such file or directory' ou algo assim, a placa de som realmente não está instalada; se aparecer as barras, está instalada. Se aparecer apenas uma barra, é pq o Pulse está instalado e possivelmente o Master ou PCM fora do Pulse está no mínimo; se aparecer várias barras, veja as opções de Master ou PCM e veja se não estão no mínimo. Aumente-os usando as teclas de setas para navegar entre as barras e para aumentar ou diminuir o som por elas.

Mande mais detalhes.

olá velox, eu estou com o mesmo problema que o nosso amigo tavarim...fiz o teste que vc recomendou e o alsamixer funciona perfeitamente...não sei o que pode ser.

Offline tavarim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2009, 16:23 »
 todos os volumes estão ajustados corretamente, esses são os dados tirados sobre a placa. não tenho som algum, nem mesmo um chiado. rsss. Será que tem solução?
 Card: HDA ATI SB                         
 Chip: Realtek ALC883                                                       
 View: [Playback] Capture  All                                               
 Item: Master [dB gain=0.00]       

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2009, 18:58 »
Vc viu se os pcm, master e front estão no máximo? Se não estão no mute?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline tavarim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2009, 20:32 »
estão todos no máximo. :-\ :-\

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2009, 07:23 »
Abre um mp3 qq aí e veja se o programa de áudio vai reclamar ou não de alguma coisa. O Totem, por exemplo, baixa os codecs na boa caso vc não tenha os mesmos para tocar mp3. E se vc já tiver os codecs, o programa vai funcionar e vai aparecer na tela uns efeitos de vídeo que se manifestam com o passar da música, como acontece no WMP. Se isso acontecer, o áudio está funcionando mesmo, coloque um fone de ouvido na saída de som e veja se não tem som lá. Veja também se o notebook não tem um botão ou chave na lateral ou mesmo no teclado de MUTE. Vc pode ir também no menu de aplicações/Sistema/Preferências/Seletor de Sistemas Multimídia e em Áudio, em Saída Padrão, vá alternando o Plugin e Dispositivo e aperte Teste em cada mudança. Veja se vc acha algum em que aparece um apito ao apertar o Teste.


Vc viu se os pcm, master e front estão no máximo? Se não estão no mute?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline tavarim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2009, 14:36 »
Já abri o tocador de som e ele pediu um codec" decodificador application/smil" o problema é que ele não conseguiu baixar.
 veja a msg que apareceu ao tirar o autodetectar e colocar o hda ati sb alc883 analog (alsa):
 audiotestsrc wave=sine freq=512 !
 audioconvert ! audioresample !
 gconfaudiosink: Não foi possível utilizar o dispositivo de som.

Ta osso, funciona tudo que é uma beleza no meu ubuntu, mas sem som fica dificil. e o pior, e que pesquisei no google mas nada mais claro a respeito, apesar de muitos postes sobre problemas de som no ubuntu. tou contando com o forum pra me ajudar.
grato e grande abraço.
« Última modificação: 26 de Abril de 2009, 14:44 por tavarim »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2009, 14:50 »
Colega vá em sistema>administração>canais de software>programas do Ubuntu, marque todos os ítens.Depois disso deve instalar o plugin necessário.
Usuário Linux- 449417

Offline jaircalmon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Som no ubuntu
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2009, 15:02 »
Olá meus amigos da comunidade... Sou novo no ubuntu e instalei o 9.04 no meu notebook e estou com problema no som. Quando eu coloco o fone de ouvido, continua saindo o som no fone e nas caixas do notebook. já tentei corrigir pelas dicas acima e continua com o mesmo problema. Será que tenho que instalar algum drive ? Abaixo o codec do meu som.

jair@ubuntu:~$ lspci | grep Audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02)
jair@ubuntu:~$ cat /proc/asound/card0/codec#0 | grep Codec
Codec: Realtek ALC883
jair@ubuntu:~$

Se alguem poder me ajudar!!!! Fico muito agradecido.

Abraços,

Offline tavarim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2009, 19:46 »
fiz o que vc sugeriu e ele abaixou um pacote, mas no final da instalação, disse que foi baixado corretamente, mas que o pacote não tinha todos os plugin necessários. fechei o tocador de mp3 e reiniciei o mesmo, ai pede esse plugin: Os plug-ins requisitados foram:
decodificador application/smil, mas nenhum pacote com o plugin solicitado foi encontrado.
mais alguma sugestão?

Offline gigioantonialli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2009, 01:44 »
Abra o Terminal e digite:

Citar
alsamixer

e veja se aparece uma janela com controles verticais. Se aparecer 'no such file or directory' ou algo assim, a placa de som realmente não está instalada; se aparecer as barras, está instalada. Se aparecer apenas uma barra, é pq o Pulse está instalado e possivelmente o Master ou PCM fora do Pulse está no mínimo; se aparecer várias barras, veja as opções de Master ou PCM e veja se não estão no mínimo. Aumente-os usando as teclas de setas para navegar entre as barras e para aumentar ou diminuir o som por elas.

Mande mais detalhes.

Olá, estava usando o 8.10 sem problema algum, daílimpei o hd e instalei o 9.04 e estou tendo o mesmo problema... porém no meu caso aparece o tal do "no such file or directory", alguma idéia de como faço p/ instalar o driver do som? Minha motherboard é uma P5LD2-X 1333 da Asus.

Valeu

Offline tavarim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2009, 13:34 »
O meu continua mudo.....

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2009, 14:04 »
Colega, não daria para você instalar o Ubuntu já customizado, veja:   http://www.linuxnopc.com.br/lpc/
Usuário Linux- 449417

Offline tavarim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Sem som no ubuntu
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2009, 11:08 »
eu atualizei pra versão 9.04, mas a completa. tem como atualizar para a customizada agora ou terei que baixar e instalar? é garantido de resolver o problema do som, que por sinal é o unico que tenho aqui, pois meu wifi deu trabalho mas agora ta legal. o que eu perco nessa versão customizada?
Abraço!