Autor Tópico: Impressões pessoais sobre o ubuntu 9.04 final release  (Lida 31377 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Impressões pessoais sobre o ubuntu 9.04 final release
« Resposta #60 Online: 27 de Abril de 2009, 21:36 »
Só quero lembrar de uma coisa aos amigos com problema de hardware Intel 965: o problema é do COMPIZ e não do Ubuntu.
O pessoal do Compiz que se vire para arrumar uma gambiarra para que funcione perfeitamente com as placas da Intel. Isso não pode ser creditado ao linux/ubuntu, ao meu ver.

Além do que, se o compoiz estiver desativado o sistema funciona perfeitamente.

Minhas impressões sobre o 9.04

- foi a melhor versão até agora. Se eu me disponho a atualizar o sistema, sei que terei bugs a serem resolvidos, mas que não demoram mais que 1 mês para estar tudo OK. Diferente de outros sistemas.
- tenho um notebook com Intel 965 e deu pau? Pior que não. Tudo 99% Ok. Só no fullscreen do Youtube que dá umas travadas, mas isso deve ser por conta do Compiz ativado.
- erro de modo de vídeo 31b, no Grub. Mas isso ocorre desde a versão 7.04, entãosis...
- os temas padrão são bons mas ainda feios. Prefiro o tema Balazan. Com ele instalado o sistema fica lindo e um ótimo cartão de visitas.

Conclusão:

Vejo esta versão muito amadurecida e 99% perfeita. O que já é muito bom. Sou fã do Ubuntu, mas bem crítico também.

Abraços!

Veja amigo Maudy, também tenho essa pl. de vídeo Intel 965, consegui fazer a ativação 3D dela, c/ as dicas do Alarcon e do JefersonX, mas ñ é só Compiz que me apresentou problemas, também o avant windows navigator que necessita da ativação 3D, mostra uns pequenos erros.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Impressões pessoais sobre o ubuntu 9.04 final release
« Resposta #61 Online: 27 de Abril de 2009, 22:47 »
Ubuntu atulizado desde o alpha 4, com Compiz, Gnome-Do e Screenlets.... 20 segundos.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline FLuiz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Impressões pessoais sobre o ubuntu 9.04 final release
« Resposta #62 Online: 27 de Abril de 2009, 23:08 »
Caro Alarcon,

Concordo com vc quando diz que não interessa o tempo de boot (evidentemente não levando uma eternidade), mas, a funcionalidade do sistema. Porém, é inarredável o fato de que o mote foi e ainda é como o mais rápido no gatilho (boot) o que não é bem assim. Mas, repito, desde que não leve uma eternidade, vamos lá que seja um tempo de boot mediano.

Porém, a questão de "Funcionar bem para uns não necessariamente significa que irá funcionar para outros e vice-versa.", quando estamos tratando de dados concretos, não parece uma afirmação sólida. Mas, deixa para lá, entendo como questão de somenos importância.

Confesso que não pensei nas questões que vc suscitou, como editoração e eventual publicação de livros de dicas ou mais técnicos sobre determinadas versões do Ubuntu, mas, a sua afirmação procede. Porém, ao contrário de seu entendimento sobre o meu entendimento (parece conversa de maluco), pensei sim sobre bugs. Não com a pretensão absolutamente surreal de ser lançada uma versão totalmente sem bugs, mas, uma versão com menos bugs e soluções absolutamente práticas de questões já conhecidas há tempos.

Por exemplo, a tecla caps lock e multikey continuam inibidas (veja em usr/share/rdesktop/keymaps/common) o que causa problemas quando conectado em TS, sendo tal "bug" (entre aspas porque entendo que não seria propriamente um bug, mas, uma cochilada do desenvolvedor) conhecido desde a 7. Mas, mesmo na Jaunty continua o problema.

Hoje mesmo foi lançada uma atualização que visa ao sistema de energia (pelo que entendi, mais propriamente quando em baterias, ou seja, visando os notes, até porque, não consigo visualizar desk's com baterias). Ora, o sistema de energia de notes, incluindo a possibilidade de utilização de baterias não sofreu testes exaustivos ?

Esta é a minha interpretação dos prazos. É certo que toda a versão de qualquer software lançado no mundo tem os seus bugs em maior ou menor escala. Contudo, os testes exaustivos, antes da versão oficial, servem para reduzi-los enormemente.

O curioso é que, mesmo vc não concordando com a minha interpretação do maior tempo para redução dos bugs do sistema (me perdoe se não compreendi a sua "fala"), vc reinvidica maior tempo para os desenvolvedores de aplicativos, para, dentre outras coisas, aperfeiçoa-los.

Ora, este não foi o pensamento que esposei na minha fala ? Maior tempo para os desenvolvedores, não dos aplicativos, mas do SO em si, para aperfeiçoá-lo.

A minha humilde compreensão do que é o Linux e a sua batalha, não passa pelos escritórios, pelos andares, até mesmo pelos "quartos de empregada de apartamentos que foram transformados em quarto de computador" onde ficam os sábios do sistema, aqueles que podem se virar de forma razoável ou muito fácil, mas, de uma grande maioria de pessoas que tem realmente a vontade de mudar o seu SO para o concorrente direto do Windows mas, veem tantos problemas que ficam com medo e desistem, até porque, o que não foi entendido ainda, segundo o meu raciocínio, é que o usuário final do linux ou de qualquer outra coisa, não quer aprender sudo's, apt's e etc, o que ele quer é o mesmo de qualquer pessoa que tenha automóvel, ou seja, "enfiar a chave na ignição e o bicho funcionar", sem ter que fazer curso de mecânica para poder dirigir o automóvel. Simples assim.

Parece que houve desvirtuação do tópico, mas não, o Ubuntu (e mais uma ou duas distros), conseguiram, em meu ponto de vista "enfiar o dedo" na ferida que é ser amigável em face ao "joãzinho" que está do outro lado da tela, mas, está pecando com a "pressa" de lançamentos semestrais. Não esqueça que o bug não resolvido em uma versão, entra para o checklist no período de desenvolvimento da versão posterior, ou seja, vai tirar tempo precioso de "cuidar melhor" da nova versão ou vai ficar esquecido.

Desculpe o texto longo, mas esta é a mesma conversa de um outro fórum, ter visão macroscópica ou microscópica, eis a questão.

Cordiais Saudações

FLuiz

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Minhas segundas impressões pessoais sobre o ubuntu 9.04 final
« Resposta #63 Online: 30 de Abril de 2009, 10:57 »
Depois de ter terminado todas os downloads de pacotes da versão 9.04 no meu notebook, fui ativar o o suporte 3D p/ minha pl. de vídeo Intel 965GB, p/ rodar, p/ mim o útil avant windows navigator e o compiz.
P/ minha decepção meu X veio c/ tela branca.

Como sou insistente, resolvi dar minha derradeira chance ao Ubuntu 9.04 no meu notebook.
Agora instalou tudo e funciona, mas continuo decepcionado c/ essa versão.
Então ñ ativei o drive proprietário da minha pl. de rede Atheros e a wirelles entrou normal depois de instalado, também deixei o drive antigo da pl. de vídeo Intel 965GM s/ ativar nenhum gatilho.
Ainda vejo uma msg de erro sobre o compiz ao delisgar o PC.

também continuo notando que o Pidgin está c/ problemas ao ativar eu estado de livre ou ñ. O compiz ainda aparente/ ñ funciona no arranque.

Estou lendo atenta/ relatos aqui no fórum, sobre o Synaptic notei uma atualização hj e postei sobre o utilitário Mantenedor de sistema - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49551.msg288121.html#msg288121
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Minhas segundas impressões pessoais sobre o ubuntu 9.04 final
« Resposta #64 Online: 30 de Abril de 2009, 12:14 »

Então ñ ativei o drive proprietário da minha pl. de rede Atheros e a wirelles entrou normal depois de instalado,

E aí ricardo.

te falei que nao podia ativar o driver pra funcionar, heheh! a minha placa é identica a tua.

e quem for atualizar do intrepid para o jaunty, e tiver esse driver ativado, vai parar de funcionar
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Zericardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Impressões pessoais sobre o ubuntu 9.04 final release
« Resposta #65 Online: 02 de Julho de 2009, 13:40 »
Tenho instalado no meu pc o Ubuntu 7.04 Feisty,consgui instalar o KDE,em Portugues,uso Bluetooth,placa de Tv.enfim roda melhor que estes Vistas da vida e os Xpriratês que a gente ve por ai,e tambem uso conexão discada,navego a 33,6 Kbps segundo o site RJnet,e ta tudo blzinha,pois aqui onde moro o Speed é uma derma!!,Agora recebi um Cd do 9.04 e dei uma olhada nele meparece legal mas não tem aquele Discador o PPP do Gnome ,dai eu to na duvida ,mas assim que der quero instalar,uma pergunta pra vcs,se eu instalar o 9.04 perco todos os programas do 7.04,pq se eu conseguir instalar e manter o  PPP do Gnome ,ai eu vou arriscar,mas por enquanto to muito feliz com o 7.04
"Não confunda vitórias com sucesso,nem derrotas com fracasso,pois muitas vezes na vida de um perdedor tem algumas vitórias e na vida de um vencedor a algumas derrotas.A diferença é que enquanto o perdedor se acomoda na vitória ,o vencedor cresce nas derrotas."