Autor Tópico: Recomendação de livros em português sobre montagem de computadores e hardware.  (Lida 3417 vezes)

Offline AchubaNanoiaBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá a todos do fórum.

Sou um usuário "comum" de computadores, mudei há alguns anos do Windows para o Linux em meu computador pessoal (embora agora esteja com um Mac emprestado), e, reconheço que tenho muito o que aprender a respeito dos computadores, mas já considero-me no caminho certo!

Porém, sou completamente leigo na parte de "mão-na-massa" no que diz respeito a hardware, por isso gostaria de uma ajuda. No mês de setembro a empresa para qual trabalho vai realizar um upgrade em 5 computadores - procedimentos simples, como trocar os HDs por unidades de maior capacidade e acrescentar memórias. Gostaria de realizar este procedimento eu mesmo, não só para "ganhar um extra", mas também, sinceramente, para aprender mais.

Tenho 2 computadores antigos aqui e algumas peças de reposição para "brincar" que posso utilizar na empresa para praticar, por isso gostaria que me recomendassem um livro conceituado sobre hardware, mais especificamente, nos aspectos práticos e como montar computadores. As informações que encontrei na internet muitas vezes não estavam bem estruturadas, eram conlitantes, e o mais importante, não estavam disponíveis ao meu lado na hora do aperto!

Obrigado, aguardo suas sugestões!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Movido para o Café com Ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
para iniciantes eu recomendo os livros do Morimoto. a didatica dele e muito boa (desculpem pela falta de acentuacao - estou justamente dando manutencao em um notebook).

Antes de gastar dinheiro com livros impressos, recomendo que veja as versoes online e os outros materiais que ele disponibiliza no site guiadohardware.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Ola,

Como quero muito te ajudar, vou postar o link de um Livro Online do Carlos E. Morimoto.
Já me ajudou algumas vezes e me deram boas referencias deste livro. Ele esta desatualizado
mas o fundamental acredito que vai poder lhe ajudar.

http://www.gdhpress.com.br/hardware/

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,
Clébson Santiago Carvalho.

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
http://www.youtube.com/watch?v=M6fFFtWpRbw

Esse foi bricadeira , agora vê esse ai em baixo que é bom.

http://www.youtube.com/watch?v=jaWpBQbviNE

No site do laercio tambem tem curso on line.
http://www.laercio.com.br/

Abraços.
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 23:42 por jcgarces »
Botafogo de Coração

Offline AchubaNanoiaBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
@ jcgarces: Bastante engraçado o primeiro vídeo, informativo o segundo, e bastante interessante o livro! Porém, parecem-me um pouco caros para as versões básicas, e embora não necessariamente caros, demasiados complexos nas versões mais completas, ao menos por enquanto.

@ clebson: Já haviam recomendado para mim os livros do Morimoto em outros locais. Parecem-me a melhor opção custo-benefício para mim até o momento. Vou ver se consigo encontrar em alguma livraria aqui perto de casa para folheá-lo e ver se vale a pena uma compra.

Obrigado pelas sugestões.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Ola,

Isso aê, CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO!

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
 AchubaNanoiaBR, no site tem aulas online .

Não precisa comprar os livros.







Abraços.
Botafogo de Coração

Offline mcorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Laercio Vasconcellos

qualquer livro dele