Autor Tópico: Dúvida com partições e reinstalação do Ubuntu  (Lida 2034 vezes)

Offline aquarius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Dúvida com partições e reinstalação do Ubuntu
« Online: 30 de Abril de 2009, 15:38 »
Minhas dúvidas são:

1- Como faço, passo-a-passo para "Desinstalar" o Ubuntu.
Obs.: Tenho 3 partições no meu hd (80gb), 1 para o Ruindows da micro$oft, outra pro Ubuntu e outra pro linux-swap.

2- Como faço para apagar/deletar as partições do linux e recriá-las?
Obs.: Tentei formatar o hd com o cd do Ruindows, formatei e instalei novamente o Ruindows, e dei boot pra testar e usar o Gparted do Ubuntu para particionar novamente, mas da um erro de montagem de volume no hd, o que pode ser isso? Isso é por que o Ruindows formata pelo NTFS e a partição do Ubuntu é EXt3?

Aguardarei respostas.

Obrigado.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Dúvida com partições e reinstalação do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2009, 15:45 »
Neste link deve ter o que você procura.
http://www.gdhpress.com.br/blog/dicas-gparted/

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Dúvida com partições e reinstalação do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2009, 16:34 »
Para desinstalar o linux e reinstalar o windows voce precisa quebrar as partições do hd, portanto precisa usar um programa, por exemplo dá pra fazer através do freeDOS, utilizando o comando fdisk.

Acredito que é possível também através do programa gparted, você pode baixá-lo no site do superdownloads. Após quebrar as partições vc pode formatar o hd pelo DOS se for reinstalar o windows ou pelo próprio cd do Ubuntu, caso vá reinstalar o linux.

Para recriar as partições do Ubuntu 9.04, deverá fazê-lo usando o próprio cd de instalação do Ubuntu. As partições são primárias e o sistema de arquivo voce escolhe EXT4. Se for o Ubuntu 8.x voce utiliza o sistema de arquivo EXT3.

Quando vc instala o Ubuntu, o sistema pergunta se o particionamento do hd será automático ou personalizado. Acho melhor escolher a opção "personalizada", porém ao fazer a montagem da partição não se esqueça de salvar a montagem do hd.   

Voce pode fazer desta forma:

primeira partição primária: raiz "/" EXT4
segunda partição: swap 
terceira partição primária: "/home"   EXT4

Espero ter ajudado...
Abraços!
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 16:36 por Riccardo Petrillo »
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.