Autor Tópico: Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?  (Lida 17255 vezes)

wpinho

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Online: 30 de MAR?O de 2006, 16:25 »
está muito, muito, muito complicado mesmo !  :(

Offline cleriston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2006, 10:36 »
Olah!
Sou iniciante no linux, e a unica coisa q me deixa a desejar eh isso...
instalei fedora, kurumin e ubuntu, e meu modem (esse ai) num funfa...
depois de ver vários fóruns, descobri q o problema estah no kernel...
Estou pensando em comprar um modem q seja compativel...
Flw

wpinho

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2006, 14:30 »
E aí cleriston, beleza cara !!

Rapaz, também vou comprar outro modem, estou pensando em comprar um LG netodragon, acho que ele é compativel com drivers da smartlink, já vi relato de algumas pessoas que conseguiram conectar com esse modem !   :D

rapaz, é isso que me deixa triste com o linux, antes eu estava com o kurumin 5.10 instalado, só que meu modem era um lucent com chipset SV92, não era compativel, acabei comprando esse intel que até funcionou, agora que estou instalando o Ubuntu, o intel não funciona...

rapaz, se a cada distribuição eu tiver que comprar um modem diferente, vou acabar indo a falência !!!   :evil:


valeu

alarcon

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2006, 17:44 »
Citação de: "wpinho"
E aí cleriston, beleza cara !!

Rapaz, também vou comprar outro modem, estou pensando em comprar um LG netodragon, acho que ele é compativel com drivers da smartlink, já vi relato de algumas pessoas que conseguiram conectar com esse modem !   :D

rapaz, é isso que me deixa triste com o linux, antes eu estava com o kurumin 5.10 instalado, só que meu modem era um lucent com chipset SV92, não era compativel, acabei comprando esse intel que até funcionou, agora que estou instalando o Ubuntu, o intel não funciona...

rapaz, se a cada distribuição eu tiver que comprar um modem diferente, vou acabar indo a falência !!!   :evil:


valeu


Caro usuário wpinho  vc sabe as IDs do seu modem?

Caso vc nem saiba o que é isso, eu me adianto e  lhe informo que são dois números de 4 algarismos cada em que um informa a ID do Vendedor e o outro a ID do Dispositivo portanto cada modem tem IDs desta forma xxxx:yyyy no linux.

No meu caso, o modem é um HSP56 MR (VIA) e suas IDs são: 1106:3068 ( PCI_Vendedor= 1106 e PCI_Dispositivo= 3068).

Pelas IDs é a melhor forma de identificação de um modem, pois até agora nunca vi IDs diferentes para o mesmo modem, já com relação aos nomes já vi um tipo de modem com dois nomes diferentes dependendo do sistema operacional que se verifica isso. E um deles é o  caso de um Intel 537EP pelo windows e HSP56 Micromodem no linux  e que ao invés de usar o driver para o Intel537EP ele utiliza o driver da Smartlink que é o melhor driver na minha modesta opinião para softmodems  em linux no momento. Portanto como o seu é um Intel 537EP seria importante vc verificar se não é esse o seu caso.

Verifique quais são as IDS do seu modem, mas já adiantando abra um terminal e digite: lspci -d 134d:2189 e se retornar algum resultado, então o seu modem não é um Intel 537EP e sim um HSP1688 PCI modem suportado pelo driver mais recente da Smartlink. Atenção que é pelo mais recente, ou seja, em versões inferiores ao slmodem-2.9.11-20051101.tar.gz não funciona.

Bom caso vc queira saber quais são as IDs do seu modem abra um terminal e dê o comando : lspci -n que vai ser listado todos as IDs do seu hardware PCI, então vc dá o comando lspci -d xxx:yyy onde xxxx:yyyy são cada um dos listados até vc encontrar o relativo ao modem. Lembrando mais uma vez que xxxx:yyyy são dois números de 4 dígitos cada separados por dois pontos  “:”, portanto identifique-os na lista do comando lspci -n

Agora caso o seu seja um legítimo Intel537EP veja um artigo escrito por Carlos E. Morimoto, criador do kurumin linux, no seu site (www.guiadohardware.net) sobre o driver da Intel:

Citar
Intel 537 e 536

A Intel tem feito um trabalho razoável com relação ao suporte para seus modems no Linux. Existe suporte oficial também para as placas IPW2100 e IPW2200, usadas nos notebooks Intel Centrino e, de uma geral, para quase todos os chipsets e outros periféricos produzidos por eles.
Com relação aos modems, existem três drivers diferentes que podem ser usados sob o Kernel 2.6. Os dois drivers mais usados são o "intel-537EP" e o "intel-537", usados pelos modems Intel Ambient vendidos atualmente. Você pode diferenciar os dois usando o comando "lspci". O 537 aparece como "Intel Tigerjet" enquanto o 537ep aparece como "Intel Ambient".

Os modems Ambient com chip TigerJet são os mais comuns, na dúvida experimente primeiro o driver "intel-537". Caso o KPPP trave no "Procurando Modem" ou ao tentar estabelecer a conexão, tente o "537EP".
Os dois drivers estão disponíveis no:http://linmodems.technion.ac.il/packages/Intel/537/ .
A página é um arquivo com várias versões do driver, incluindo versões antigas, que só funcionam no Kernel 2.4. Enquanto escrevo, as versão mais recentes dos drivers para o Kernel são ainda os arquivos "intel-537-2.60.80.0.tgz" e "intel-537EP-2.60.80.0.tgz", lançados em Outubro de 2004.
O terceiro driver é o "intel-536ep", que dá suporte aos modems Intel 536EP, um modelo de modem relativamente comum por volta do início de 2003. No chipset vem escrito "Intel Han".
O driver para ele está disponível nohttp:// http://linmodems.technion.ac.il/packages/Intel/536/.
Ao instalar em qualquer distribuição com o Kernel 2.6, baixe o arquivo "intel-536EP-2.56.76.0.tgz" (ou mais recente).
A instalação dos três drivers é similar. Depois de baixar o arquivo correspondente, descompacte-o e acesse a pasta criada, como em:
$ tar -zxvf intel-537-2.60.80.0.tgz
$ d cd intel-537-2.60.80.0/
Compile e instale o driver usando os comandos:
$ make 537
# make install
No caso do driver para o Intel 536EP, o segundo comando é "make 536". Isso vai gerar o módulo "Intel537.ko" (ou 536), que será instalado na pasta /lib/modules/2.6.x.x/misc/", de forma automática.

Assim como o driver da Smartlink, os três drivers da Intel possuem um pequeno problema com o Kernel 2.6.11 (em diante), onde o driver simplesmente não compila. Este parece ser um problema generalizado com relação a drivers proprietários, que quase nunca são atualizados na mesma velocidade do Kernel.
Para corrigir o problema, baixe e descompacte o arquivo, acesse a pasta que será criada e, antes de rodar os comandos "make 537" e "make install", rode o comando:
$ sed -i -e 's/PM_SAVE_STATE/PM_SUSPEND_MEM/g' coredrv/coredrv.c
Como você pode ver, ele faz uma pequena alteração no arquivo coredrv/coredrv.c, que resolve o problema. Depois disso, execute o comando "make 537" e o driver compilará normalmente.
Esta mesma dica ser ve para os três drivers, sem nenhuma alteração no comando.
O instalador tenta carregar os drivers no final do processo, caso você esteja instalando o driver correto o modem já estará pronto para usar.
Os passos para carregar os módulos manualmente em casos de problemas com a instalação estão abaixo. Para usá-los, você deve ter, pelo menos, conseguido compilar o módulo.
# insmod -f Intel537.ko
# rm -f rm /dev/ham; rm -f /dev/modem
# mknod /dev/ham c 240 1
# ln -s /dev/ham /dev/modem
# chmod 666 /dev/modem
Você pode encontrar as versões mais recentes dos drivers para modems Intel também no: http://developer.intel.com/design/modems/support/drivers.htm. A página é desorganizada, mas é o melhor lugar para encontrar as últimas versões dos pacotes, antes que eles sejam publicados no Linmodems e outros sites.


Para finalizar, antes de tentar qualquer driver é necessario primeiro ter instalado no seu sistemas todos os pacotes .deb dos compiladores essenciais a instalação e compilação do driver e o discador para testar a conexão como o gnome-ppp por exemplo.

wpinho

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #4 Online: 31 de MAR?O de 2006, 18:35 »
Alarcon,

obrigado pela possível solução, assim que chegar em casa vou testar.

A propósito, sou membro da lista de discussões do Portal Java, não sei se você conhece o portal ou mesmo se sua praia é Java, mas se você tiver alguma dúvida, você pode postar com tranquilidade, você será muito bem-vindo e tratado de maneira muito educada.

Fica aqui o convite,

abraços

Offline cleriston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2006, 00:13 »
eu fiz, como o alarcon tinha dito e vi q era um Tigerjet.
Na hora de dar o make 537 veja o q deu

   Module precompile check
   Current running kernel is: 2.6.12-10-386
   /lib/modules...   autoconf.h does not exist
   please install kernel source
make: ** [check] Erro 1

wpinho

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2006, 08:53 »
Oi Cleriston, tudo bem cara !!

eu tive esse problema também logo no começo.

Seguinte, o Alarcon escreveu um tutorial muito bom,
http://ubuntu.linuxval.ehb.cc/phpBB2/viewtopic.php?t=4204&start=0

para o nosso caso, eu segui até a parte de preparação para todo o ambiente de compilação do driver, isso também pode lhe ajudar, no caso veja se você instalou os seguintes pacotes:

Citar

make
gcc
  -binutils
  -gcc-4.0
     
build-essential
 -dpkg-dev
 -g++

 -g++-4.0
 -libc6-dev
 -libstdc++6-4.0-dev
 -linux-kernel-headers

linux-headers-2.6.12-9-386
 -linux-headers-2.6.12-9


isso ta mencionado lá no tutorial, da uma olhadinha lá e tenta compilar novamente !!   :)

mais uma coisa, de uma veja se você executou esse comando antes do make 537:


Citar
$ sed -i -e 's/PM_SAVE_STATE/PM_SUSPEND_MEM/g' coredrv/coredrv.c


isso está no tutorial do Morimoto !!

Abs.

wpinho

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2006, 09:36 »
Oi Alarcon, tranquilo !!

Rapaz, fiz o que você falou em sua resposta, e o resultado foi o seguinte:

Citar
lspci -d 8086:1080 0000:00:09.0 Modem: Intel Corp.: Unknown device 1080 (rev 04)


parece que tenho um intel realmente, não sei se isso é bom ou ruim  :)

ontem eu observei o seguinte, após o make 537 eu consigo gerar o módulo Intel537.ko, o problema é que por algum motivo que ainda não sei, não é gerada uma entrada no arquivo modules dentro do diretório proc referente a este módulo  :?

ainda ontem eu utilizei o kurumim pelo CD e instalei o modem pelo wizard do kurumin, logo depois eu entrei no arquivo modules e a entrada para o módulo Intel537 estava lá.

Enfim, a minha pergunta é a seguinte:

Existe algum pacote que ainda precise instalar (além daqueles que você mencionou em seu tutorial) para que o make 537 funcione ?


valeu pela força !!

abs

wpinho

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2006, 11:02 »
Oi pessoal, sou eu de novo !!!  ô cara chato, eheheheh   :)

seguinte, procurando pela net achei um tutorial interessante:
Citar
http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/artigos/artigo_completo.php?aid=85


tem um trecho que diz o seguinte em relação ao arquivo config_check

Citar

agora, procure pelas seguintes linhas:

"/lib/modules/$KERNVER/build/include/linux/autoconf.h"
e substitua por
"/usr/include/linux/autoconf.h"...

Vc simplesmente disse ao programa que ele estava procurando os kernel headers no local errado, e colokou o local certo p/ ele encontrar e configurar o modem!



Bem, eu só vou testar quando chegar em casa, mas alguém sabe se isso também acontece no Ubuntu, esse tutorial é do slacware.

Abs

alarcon

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2006, 12:17 »
cleriston, isso acontece com você por que no seu sistema não deve está instalado o kernel-headers de mesma versão do kernel em uso. Veja se você tem todos os compiladores instalados no seu sistema e para isso veja o inicio do meu tópico e faça tudo que é dito lá até  a parte que eu falo sobre o Driver da Smartlink aí você para por que o seu driver é outro ok.

wpinho verifiquei em um script um erro e pode ser isso que está ocorrendo com vc então vamos lá:

Abra um terminal e entre na pasta do driver criada com a descompactação:

cd intel-537EP_secure-2.60.80.0

como root ( comando sudo su e sua senha) edite o seguinte arquivo 537_inst assim:

Citar
gedit 537_inst


e altera a seguinte linha:

Citar
KERNVER=`cat /proc/version | awk "{print \\$3}"`


para

Citar
KERNVER=`cat /proc/version | awk "{print \$3}"`


Ou seja retire apenas uma barra “\” quase no final da linha  que está em excesso .

Salve e saia e faça com dito no texto do Morimoto, ou seja, faça aquela correção informada por ele e depois os comandos:

Citar
make clean
make 537
make install


e veja se assim funciona desta vez ok.

OBS: seria interessante também instalar os pacotes :  libasound2_1.0.10-2_i386.deb e libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb, mais eles não estão na sua distro e tem de ser baixados da net. Bom, na instalação do meu driver na forma padrão esses arquivos não precisam estar instalados, mas já a outra forma(ALSA) do meu driver, precisa destes pacotes aí, portanto tente sem eles e se ocorrer algum erro então procure na rede por estes arquivos e instale para ver no que dá ok.

wpinho

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2006, 13:27 »
Ok Alarcon !

Assim que chegar em casa vou testar e volto aqui para colocar os resultados  :P

obrigado !

wpinho

wpinho

  • Visitante
Quase lá
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2006, 09:19 »
Fala Alarcon !!

cara, conseguimos um progresso, o erro mudou, eheheheh, tentei com e sem o novos pacotes libsound, o erro agora é o seguinte,


Citar
root@unix:/home/william/dados/drivers/modem/compilado/intel-537EP-2.60.80.0# make install
rm -f /etc/hamregistry.bin
bash 537_inst
running kernel Linux version 2.6.12-9-386 (buildd@rothera) (gcc version 3.4.5 20050809 (prerelease) (Ubuntu 3.4.4-6ubuntu8)) #1 Mon Oct 10 13:14:36 BST 2005
unsupported kernel version. 2.4.x and 2.6.x are supported
make: ** [install] Erro 1


valeu cara, o estranho desse erro é que estou usando o driver sugerido pelo Morimoto no tutorial !

Abs.

Offline cleriston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2006, 09:29 »
o meu continua o mesmo...
instalei o "deb"s do tuto do alarcon e o erro continua o mesmo :


  Module precompile check
   Current running kernel is: 2.6.12-10-386
   /lib/modules...   autoconf.h does not exist
   please install kernel source
make: ** [check] Erro 1

alarcon

  • Visitante
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2006, 10:02 »
Citação de: "cleriston"
o meu continua o mesmo...
instalei o "deb"s do tuto do alarcon e o erro continua o mesmo :


  Module precompile check
   Current running kernel is: 2.6.12-10-386
   /lib/modules...   autoconf.h does not exist
   please install kernel source
make: ** [check] Erro 1


bom Cleriston quando fiz o meu tuto deixei bem claro que era para o ubuntu 5.10 e o mesmo usa o kernel 2.6.12-9-386 então o kernel-headers que te insformei é para este keernel. e como eu posso vê aqui o seu kernel é outro 2.6.12-10-386 já atualizado e por isso o caminho tá erra, ou seja vc pegou o kernel-headers do outro kernel e não o que está instalado aí

Offline cleriston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Alguém já conseguiu colocar um modem 537EP funcionando ?
« Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2006, 10:07 »
dexa eu ver se entendi... entaum eu devo procurar um "kernel-headers"  com a versão  2.6.12-10-386 ??
Se for, eu baixo aqui no meu trampo e depois levo pra casa.