Autor Tópico: Ubuntu 8.10 ltsp  (Lida 3401 vezes)

Offline nepper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ubuntu 8.10 ltsp
« Online: 21 de Abril de 2009, 18:17 »
Boas tardes a todos....

Depois de passar por um tópico sobre ThinClients resolvi este, se acharem que devia estar nesse tópico agradecia que o movessem para lá.

Na minha escola existem alguns computadores obsoletos e resolvi implementar (com uma das minhas turmas) uma solução Terminais Leves (LTSP).

A ideia inicial é criar uma pequena rede a funcionar assim, e depois se a coisa resultar bem partir para algo mais abrangente, nomeadamente disponibilizar PC's na sala de alunos para este poderem aceder à Internet, realizarem trabalhos e porque não jogarem qualquer coisa on-line .

Para iniciar o projecto e olhando para os recursos existentes decidi colocar como servidor uma máquina com estas características:
P IV
3 X 256 MB Ram
20 GB HD
2X Ethernet

Para os terminais tenho máquinas desde Pentium até PIII

Para minha surpresa a instalação do servidor foi bastante simples, onde apenas tive de configurar o IP para aceder à rede da escola e o IP para a rede LTSP, depois foi só esperar que a instalação terminasse e o sistema arrancasse.

Ainda só experimentei ligar uma máquina mas fiquei realmente surpreendido com o arranque da máquina a partir da rede (com cabo cruzado) bem como a resposta do terminal a navegar na Internet. Por falta de tempo ainda não tive tempo para experimentar correr aplicações do OpenOffice.

Agora vou experimentar ligar mais alguns terminais a ver até onde o sistema se aguenta.

Bem depois de um testamento tão grande gostaria de deixar algumas perguntas:

1-Quantos terminais poderei ligar ao servidor acima descrito? Qual a memória que cada um deles ocupará?
2-Poderei usar o Xubuntu para servir de Servidor? (Penso que ficaria mais leve)
3-Qual o software que deverei instalar no servidor para deixar um sistema pronto para navegar na net? (Flash, java, ....)
4-Como disse no ínicio este projecto, se tiver sucesso, será pra implementar a larga escala e para ligar uns 10 computadores. Para uma dimensão física desta envergadura quais as caracteristicas aceitávies para o servidor se aguentar????

Desde já o meu obrigada
NePPEr
« Última modificação: 21 de Abril de 2009, 18:52 por nepper »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: UBUNTU 8.10 LTSP
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2009, 18:33 »
De servidor não entendo nada, mas em relação ao Xubuntu, ele não é tão leve assim não (apesar de ser mais leve que o KDE o Gnome).
Existem algumas distribuições realmente leves, para um pc como você descreveu não seria interessante rodar o Debian?

Offline nepper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: UBUNTU 8.10 LTSP
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2009, 18:46 »
Citar
para um pc como você descreveu não seria interessante rodar o Debian?

Eu estou a usar o Ubuntu pois é o sistema com qual estou mais familiarizado, tal como os alunos que estão a trabalhar comigo neste projecto  8) 8)

Esta máquina é só para uma primeira fase, para testes a ver se conseguimos colocar os sistema a funcionar, se formos capazes iremos rodar o servidor numa máquina mais potente....

Obrigada pela resposta
NePPEr

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: UBUNTU 8.10 LTSP
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2009, 19:00 »
Boa noite,

Adoro LTSP, deixei um sistema desses rodando por mais de 3 anos no meu serviço. Isso na época que tinha que configurar todos os serviços na mão. Com a chegada do Muecow ou LTSP5 no Ubuntu as coisas ficaram mesmo muito mais fácieis. Mas isso não tira o teu mérito, meus parabéns.

Concordo com essa abordagem de fazer um teste com o que se tem e depois decidir se vale a pena investir.

Bom, acho que vc entendeu a idéia do LTSP. Mas pense comigo, este servidor rodaria o Ubuntu 8.10 (seja com gnome, kde, xfce, e17, *box)? Já seria bastante desagradável usá-lo certo? Pois bem, além de rodar o Ubuntu ele ainda tem que cuidar de mais 2 ou 3 serviços, o que acaba tornando esse servidor bastante limitado. Dependendo da quantidade de memória dos thinclients (se tiverem pelo menos 128 mb) acredito que vc vai rodar no max 3 cliente de maneira satisfatória.

O meu servidor tinha 2 gb de ram para 10 thinclients e um processador de 2.0 ghz de clock. Era mais que suficiente para as aplicações de escritorio normais, além de internet e impressão e sistema de som (sim, rodava som pela rede rss).

Bom, minha experiência que apesar de não ser mto mto grande, diria para vc colocar um servidor bom:

 - mais espaço em disco: os usuários podem querer guardar mp3s, docs, fotos. Multiplique o espaço que vc vai destinar a cada usuário mais uns 10 ou 15 GB para os arq do próprio servidor, supondo que vc deixe cada usuario ter 10 GB de espaço, um HD com 120 GB seria mais que suficiente;

 - mais memória ram: a literatura tradicional do LTSP  recomenda no min 256 + (64 x nº TC), eu aumentaria o minimo para 512 por causa do Ubuntu que devora RAM, portanto, algo entre 1 GB e 1,5 GB deve ser suficiente.

 - processador: não sei qual o clock desse P IV, ms mesmo sendo single core se for acima de 2.0 ghz pode ficar tranquila que vai dar conta. Claro que processadores mais potentes seriam ideiais ja que algumas aplicações do Linux trab com threads e os duo e quad core podem ser bem aproveitados.

 -  estrutura de rede: seja boazinha com a rede. O LTSP usa muito, ms muito tráfego de rede, use uma boa switch, nao com mtas portas, ms de qualidade e cabos de rede bem crimpados, mais da metade dos prob que vc vai ter são cabos, plugues e switch com defeito.
 - link: implemente o squid para ajudar na velocidade da internet, acho que qq coisa como 1 mega deve ser suficiente.

 - gerenciador de janelas: o gnome, kde e xfce não tem muita muita diferença hj em dia. O servidor pode rodar um bem leve msm, um *box ou msm um fwwm ou blanes e os thinclients rodarem outros gerenciadores, so evite de misturar gnome, kde e xfce por causa das biliotecas dif que consomem mtos recursos.

  Desculpa se me estendi muito, ms esse gosto mesmo desse assunto.

Abs
 -

Offline nepper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 ltsp
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2009, 19:17 »
Caro Dudu_Ubuntun

Muito obrigada pela resposta, aliás já tinha visto em alguns posts que é "barra" em ltsp :)

Como eu referi para já vou testar com os meus alunos com poucos pc's para ver se funciona como queremos.

A ideia como referi é mostrar para a comunidade escolar, em especial para quem manda, que é possível reciclar computadores antigos através do linux. Depois penso que vai ser fácil convence-los a adquirir uma máquina nova para servir de servidor. com um pequeno investimento poderão disponibilizar mais alguns postos de trabalho para os nossos alunos.

Como disse instalei o Ubuntu, através do alternate CD, instalando o ltsp e ainda só testei com uma máquina arrancando por rede, gostei bastante do resultado pois apenas demorou algum tempo a iniciar a sessão depois de introduzir o login/password.

A máquina que estou usando como servidor foi o que se conseguiu arranjar socorrendo-me das máquinas antigas que a gente tem, penso que para teste serve :)

Só uma pergunta, eu posso fazer com que o servidor arranque mas que não entre em modo gráfico? A minha ideia é deixar o servidor de lado, ou seja não será uma máquina de trabalho.

Quanto à rede eu tenho conhecimento desses problemas todos, pois já os sofri aqui na rede da escola :(

Só não sei o que é o squid mas vou pesquisar ;)

Sabes me dizer se com a instalação que eu tenho os clientes reconhecem as portas usb para os utilizadores poderem ligar as pen's ou os mp3????

NePPer

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Ubuntu 8.10 ltsp
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2009, 17:12 »
Boa tarde.

Concordo plenamente com essa estrategia de mostrar e depois pedir mais recursos. Quer uma dica de coisa legal pra se fazer: deixar um terminal para acesso público, tipo num corredor, ou algum lugar onde várias pessoas passem. Fiz algo parecido, deixei um terminal na recepção, usei o gerenciador de janelas Blanes, travei bastante o que as pessoas podiam fazer e ficou mto legal.

A lentidão após o login é por causa dos recursos limitados do servidor, como alternativa, eu faria um login automático usando o Blanes que permitem vários logins com o mesmo usuario sem estressar mto.

Realmente não é ideal usar o servidor como terminal, alguém desavisado poderia desligar o servidor acidentalmente e encerrar todos os logins dos thinclients, contudo, sempre usei o servidor com ambiente gráfico, usei como disse o blanes que gasta poucos recursos. E a possivel economia de recursos do servidor ao entrar no modo texto nao são tão elevadas pq uma nova sessão do X e do gerenciador de janelas nao consome o mesmo volume de memoria por exemplo, parte dos recursos ja gastos no servidor sao compatilhados.

Os *box, blanes, e17, fwwm não gastam tanto recurso assim, se fosse dar um conselho deixaria o server com ambient gráfico.

Vc ja deve ter descoberto que squid é um proxy e cache de DNS, pelo que vi vc entende de redes, vai perceber logo a vantagem de usa-lo ;)

Usei muito tempo o ltsp 4.1, nessa versao o suporte a midias locais era ruim, somente impressoras conectadas nos thinclients e som funcionavam bem, ms usb, pen e mp3... não funcionava.

Testei rapidamente o muecow e ele reconheceu o pen drive, ms nao sei te dizer como esta hj, acho que vai funcionar sim.


Abs