Oracle compra a Sun Qual o futuro do OpenOffice, Mysq,OpenSolaris,StartOffice..?

Iniciado por ucastrobr, 21 de Abril de 2009, 10:30

tópico anterior - próximo tópico

ucastrobr

Se quiser comente também sobre o que acha dessa revolução?
Qual o futuro de aplicativos que a Sun desenvolvia para linux?
Na compra da ORACLE ela adquiriu :
- Java, Netbeans, JavaFX, Glassfish, ...
- MySQL (já era dona do InnoDB)
- VirtualBox (mais xVM)
- OpenSolaris (mais extras fechados do Solaris)
- OpenOffice (mais StarOffice)
Hardware
- Arquitetura Spark
- Solução de Storage
- Cobalt Qube

Com uma transação de mais de US$7 bilhões a Oracle acaba de comprar a Sun, em um dos maiores negócios do setor. Se a Oracle já conseguia prover soluções para todos os setores de diversos tipos de negócios, com a aquisição da Sun ela passa a dominar todos os passos de seu próprio negócio.

O Middleaware Oracle hoje roda basicamente em Java. A maior parte dos bancos Oracle no mundo roda em Solaris, e com essa aquisição passam a ter controle total sobre o futuro dessas tecnologias.

Curiosamente embora ambas as empresas sejam defensoras de padrões abertos, o grande ponto de venda da Oracle agora é que poderão vender pacotes fechados, com tudo pronto, funcionando, out-of-the-box. Porque ser Open é fácil, complicado é integrar tudo.

A compra torna a Oracle a maior produtora mundial de software Open Source. E dada a condição de arqui-inimigo de Bill Gates alardeada por Larry Ellison, podemos esperar um grande, muito grande investimento no OpenOffice.

Por outro lado embora a Oracle se afirme alinhada com o Linux, agora que vão controlar o Solaris, não sei se investirão muito em sistemas operacionais alternativos.

Para o MySQL, o futuro é incerto. A Oracle vive de vender, entre (muitas) outras coisas, Bancos de Dados. Um banco que além de ser usado pela esmagadora maioria de graça, quando pago tem um custo ínfimo não vale o investimento, e nem pode ser usado como "gateway drug" para substâncias pesadas, como um Oracle Mega LexCorp Database Server de US$10 milhões.

Por outro lado o MySQL pode ser usado para canibalizar o pouco (ou nenhum) marketshare do Microsoft SQL Server na web.

Aguardemos mais notícias, inclusive com as (inevitáveis) demissões e as repercussões no mercado brasileiro de TI.
Até aqui as palavras vieram da  fonte o site meiobit.
Agora daqui para baixo mensagens de comentários de internautas do brlinux.

Duvido que ela coloque o MySQL para frente. Vai matá-lo como o Mandrake matou o conectiva.
São produtos concorrentes, tudo bem que provavelmente em nichos diferentes, mas o MySQL está(va) ficando mais robusto e provavelmente iria avançar no terreno da Oracle.
Oracle vive de lucros e o MySQL é diferente dos projetos que ela tem. Outra coisa é o OpenOffice, nada tem haver com o foco da Oracle, se era ruim com a SUN, vai ser pior sem ela. Acho que o maior interesse da Oracle vai ser nos profissionais JAVA da Sun e o expertise da empresa em hardware. O resto diga-se MySQL, OpenOffice acho que é interessante procurar outras alternativas e lógico que existem como o Postgres e a suite da IBM.
Acho que tem cair a real, a ORACLE quer lucros e manter MYSQL e OpenOffice vai gerar mais despesas do que receitas para o foco dela.

O Postgres vai ser afetado, ainda que pouco. A Sun contribuía para o projeto, inclusive com empregados contratados. Esse recurso deve secar completamente, não faz sentido. Mas não é muita coisa.

Não sei se esqueceram ou se não é importante para a Oracle ... mas no FAQ http://www.oracle.com/sun/sun-faq.pdf eles nem tocaram no nome 'Open Office' e nem mesmo comentaram sobre este segmento de mercado.

Não venham me dizer que a 'comunidade' irá mantê-lo pois já foi falado aqui mesmo (algum tempo atrás) que quem realmente fazia 'a coisa' andar era a Sun.

Uma verdade tem que ser dita, software para ser mantido tem que ter dinheiro envolvido, mesmo que seja aberto, ou será que quem usar o MYSQL profissionalmente vai esperar um programador gratuito de cuecas vermelha acordar no meio da madrugada para corrigir um bug ou criar novas funcionalidades, isto é impossivel. O modelo funciona bem, mas tem que ter empresas por trás financiando programadores e outras pessoas para se tocar o projeto. Quem imagina poeticamente, que basta ter o código aberto o projeto vai crescer esta redondamente enganado.

acho muito cedo para tirar alguma conclusão.. o resto é especulação..

Provavelmente teremos um excesso de previsões para o MySQL, Java e OpenOffice, mas já imagino que, pela aproximação do Oracle com o Linux, podemos ver o ZFS em breve no kernel. Se eu li corretamente, o entrave é apenas a incompatibilidade das licenças.

A Oracle provavelmente não vai fazer nada com o mySQL, ele é troco de pinga perto dos custos dos sistemas que a Oracle vende. O que pode (e aí é só bola de cristal mesmo) acontecer é que o Larry Ellison DETESTA a Microsoft, então talvez dê um gás no OpenOffice para morder o mercado do MS Office.

Se bem que por tudo que tem sido dito do projeto o, não sei se dá pra salvar aquele código.

Acho que vou juntar uma grana e comprar Canonical, Red Hat e Novel... Alguém quer entrar de sócio?

Como o artigo pdf mostrou disse que apesar de a Oracle ter comprado a Sun, a Oracle será a Oracle e a Sun será a Sun, no caso as duas empresas trabalharão normalmente como trabalharam, só que com o objetivo de integrar mais os produtos de ambos, então significa que o Oracle rodará no Solares, que Java será bem mais integrado aos objetivos da Oracle e os outros produtos da Sun teram suas atividades normais.

Quando Bilhoes de verdinhas estão envolvidos em tempo de crise econômica, Uma coisa pode ser dita a Oracle deve ter planos para explorar até a tiazinha do café que trabalha na Sun.
Todos os recursos adquiridos devem ter planos estratégicos. Meus exercíos de futurologia apontam para um crescimento do java, e mysql com essa negociação imagine versões básicas das ferramentas de adm da orcacle para o mysql? , ja quanto ao openoffice esse realmente deve ficar a deriva.

Se é para fazer profecias, eu não posso ficar de fora.

01 - OpenOffice vai morrer e a suite da IBM vai ocupar o espaço.
02 - O MySql vai ser deixado de lado e o PostgreSQL vai crescer com isto
03 - A Oracle vai aproveitar bem a integração com Java e Solaris e agora com
o dominio sobre uma fabricante de hardware vai ser uma especie de Apple do
mundo corporativo focando em Banco de dados.
04 - A Sun vai lembrada como a empresa que criou muita coisa boa,mas não foi competente para fazer dinheiro. Será que apoio demais o software livre?? (risos)

A maior parte do lucro do Oracle DB, ao contrário do quem muita gente pensa, nunca foi a licença, mas o suporte, treinamento e certificaçao. O mesmo pode acontecer com o MySQL. Agora ele não é concorrente da Oracle, já que pertence a ela também.

Profeta do Caos, duvido que a suíte da IBM venha a substituir o espaço do OpenOffice por um motivo: é mais pesado - o o já é um comilão de memória, e o Symphony ainda mais - e não é OpenSource. E este último foi um dos motivos para o OpenOffice ter tido o sucesso que teve.

Acha que alguma distro Linux, principalmente as mais puritanas, traria o Symphony como suíte office padrão? E o o ainda é mantido por outras frentes, como o Go-o.

Quem sabe agora seja decidida a fusão entre o OpenOffice e o StarOffice?

Além do mais, como disseram há um tempo numa notícia qualquer, a Sun "é" mais hardware do que software, logo a Oracle provavelmente não se preocupará muito com o que acontece com o OpenOffice. É provável que até libere o OpenOffice para ser desenvolvido pela comunidade, com pouca ou nenhuma interferência da empresa no desenvolvimento. Quem sabe seja possível a unificação de todas as forças das mais diversas distribuições do OpenOffice - é, tem várias - num só produto? A Novell cuidaria da integração com coisas da Microsoft (OpenXML e .net), outros trabalhariam com otimização e novos recursos... É utópico demais imaginar isso?

VirtualBox? Este é um cachorro que vive mudando de dono... :-) Me lembro da época em que ainda era de código fechado e a liberação foi uma "revolução". E agora está passando de mão novamente :-(

E, como disseram, por ser o bando de dados mais utilizado da Web, a Oracle não o jogaria fora assim do nada.

Ah, e estão esquecendo as possibilidades para o Linux, como o ZFS, já que a Oracle pode relicencia-lo com uma licença dupla ou tripla para poder funcionar no pinguim. E o BtrFS? Ah, um sistema de arquivos ou dois a mais não farão mal a ninguém :-)

Mas seja lá o que for, a Sun entrou para a história. Terá sempre um lugar em nossos coraçõezsinhos, não é mesmo? hauahua

Gente, quanta asneira... uns dizendo que "isso mostra que não se deve se prender a um produto", bla bla bla... Java é livre, o o.org e o MySQL são livres.

Mas infelizmente, como todos os outros projetos livres, sempre há uma grande empresa por trás, e nestes 3 casos, era a Sun.

Se o o.org morrer, não adianta citar a suíte da IBM (o Symphony), pois ele é baseado no o.org.

A idéia da Oracle foi ter em mãos toda a solução pronta para seu cliente: compre meu hardware, meu S.O., rodando meu ERP, no meu banco de dados, e customize com a minha linguagem. Isso foi o principal.

A maior dúvida, no mundo Java, é o que vai acontecer com os produtos similares, como JDeveloper/Netbeans, Glassfish/OracleAppServer, etc. Além disso, a Oracle será a maior votante no JCP.

Oracle vai fazer o possivel para que essa aquisição de retorno rapido.
Fim do MySql? Acho impossivel, afinal um fork pode aparecer em breve ou a propria Oracle deixar o bd como mais uma opção.
StarOffice, esse sim pode acabar e ficar só o OpenOffice.org com um grupo melhor para ajusta-lo e deixa-lo 100%.
Solaris? Vai continuar 100% vivo, já o OpenSolaris e que não sei.
Já testei o OpenSolaris, fino demais.
Java , apesar de ser .net, acho que vai ficar ainda melhor.

Imagina, a Oracle fazendo uma venda aonde pode oferecer só o Banco de dados , pode oferecer o banco e mais o servidor.
MySql é gratuito, mas o suporte não e por esse motivo que a Oracle não vai perder a chance de fazer dinheiro com Mysql.

Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

rjbgbo

Tinha lido sobre a  IBM estar querendo comprar a Sun, essa foi novidade total.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

livre1

Quanto a parte do openoffice eu acho que em algumas partes vai melhorar para nos.

Por exemplo: vamos dizer que a oracle resolva desenvolver só o openoffice o que vai acontecer? Então é provavel que ela abar todo o codigo fonte do star office que tem mais recursos.

Agora mesmo eu não usando o mysql estou pensando o que vai virar dele.

ucastrobr

Oracle maior detentora de software livre, o linux está nas mão dela em certo sentido.
Porque imagine se parasse de configurar java com suporte a linux ou os banco de dados.
Mas isso não vai acontecer porque Larry Ellison não gosta muito do Bill Gates.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

carlosaluisio

Melhor se fosse a IBM a compradora...

Agora realmente nao sei qual será o fim do o e do MySQL. O Java, esse sim, creio que vai mais longe.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

fpissarra

Óbviamente o negócio é esperar pra ver... Mas, vale lembrar que a Oracle também comprou o BerkeleyDB e ele ainda é Open Source e suportado pela Oracle...

[]s
Fred

RamonB

Notícia na Linux Magazine de maio/2009:

----------------------------------------
OpenOffice.org sob risco

A Sun foi a empresa que contribuiu com "mais linhas de código ao mundo do Código Aberto" em 2007, segundo seu Chief Open Source Officer Simon Phipps, e as reações a sua aquisição [pela Oracle] demonstram a preocupação de outras empresas e também da comunidade com eventuais alterações quanto à participação da empresa nesse cenário e quanto a mudanças na política de liberação de código.

Um dos principais projetos de código aberto da Sun, com especial importância para o Linux no desktop, é o OpenOffice.org, que não ficou fora dos questionamentos. Em entrevista à Linux Magazine Online, Florian Effenberger, co-líder de marketing do OpenOffice.org, afirmou que, com relação ao emprego dos principais desenvolvedores do projeto "poucos detalhes sobre a aquisição estão claros no momento. Muitos analistas estão especulando". E acrescentou: "Pessoalmente, não prevejo qualquer perigo sério para o desenvolvimento do OpenOffice.org. Em primeiro lugar, e a Oracle certamente está ciente disso, o OpenOffice.org tem um papel importante no mundo do Software Livre. Em segundo lugar, há vários desenvolvedores livres e empresas ativamente envolvidas no projeto".

No entanto, Florian ressaltou que "é difícil dizer se o desenvolvimento do OpenOffice.org continuará sob o teto da Oracle ou em outro local", lembrando que "o OpenOffice.org é um software livre, de código aberto. Membros voluntários serão afetados apenas indiretamente pela aquisição, pois o OpenOffice.org é independente e não pertence exclusivamente a ninguém".

Effenberger ainda demonstrou ter esperanças num futuro próspero para o projeto: "É claro que a aquisição pode ser vista como uma grande chance de promover o desenvolvimento do OpenOffice.org. Tenho certeza de que todos os envolvidos estão cientes disso e estou ansioso pelo futuro conjunto que todos vamos compartilhar."

LINUX MAGAZINE, maio/2009
----------------------------------------

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Alakazan

OMG!!!!!!!!
Fazia bastante tempo até que ela ameaçava a compra.....não pensei que iria vender-se....
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

CGaldino

Não tenho a mínima competência para medir o impacto de tal fato! Apenas entendo que podem ter implicações profundas para o software livre.

Contudo gostei de um comentário no meio do texto e gostaria de chamar atenção para ele: "04 - A Sun vai lembrada como a empresa que criou muita coisa boa,mas não foi competente para fazer dinheiro. Será que apoio demais o software livre?? (risos)"

Que que isso! A empresa é vendida por 7 bilhões de  dolares, em um cenário de crise mundial como bem sublinhado no texto, e dizer que não foi competente pra fazer dinheiro? Incopentente sou eu aqui, rapaz latino americano sem dinheiro no banco :)

ABS,
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

carlosaluisio

Citação de: CGaldino online 28 de Maio de 2009, 18:51
Não tenho a mínima competência para medir o impacto de tal fato! Apenas entendo que podem ter implicações profundas para o software livre.

Contudo gostei de um comentário no meio do texto e gostaria de chamar atenção para ele: "04 - A Sun vai lembrada como a empresa que criou muita coisa boa,mas não foi competente para fazer dinheiro. Será que apoio demais o software livre?? (risos)"

Que que isso! A empresa é vendida por 7 bilhões de  dolares, em um cenário de crise mundial como bem sublinhado no texto, e dizer que não foi competente pra fazer dinheiro? Incopentente sou eu aqui, rapaz latino americano sem dinheiro no banco :)

ABS,
C.

Falou e disse ! Hehehe! Com essa nem tem mais o que argumentar :-)
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Alakazan

PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

livre1

O nome pode até acabar ou até o programa.

Mais é o codigo fonte não acaba é não tem como mudar para propietario.

Então provavelmente algum grupo se une é faz um novo projeto.

Eu acredito que o open office pode dar um bom lucro para a oracle mesmo ele sendo gratuito.

brunoborborema

Citação de: ucastrobr online 25 de Abril de 2009, 12:43
Oracle maior detentora de software livre, o linux está nas mão dela em certo sentido.
Porque imagine se parasse de configurar java com suporte a linux ou os banco de dados.
Mas isso não vai acontecer porque Larry Ellison não gosta muito do Bill Gates.

uiaaaaaaaa!!

fatecano

Ressuscitando o tópico porque não achei necessário criar outro com o mesmo assunto ...

CitarNão conte com a Oracle para manter vivo o OpenOffice

Por PC World/US
Publicada em 24 de agosto de 2010 às 16h58
Atualizada em 24 de agosto de 2010 às 17h21

Em sua guerra ao open source, empresa processa a Google com seu Android e coloca dúvidas sobre o OpenSolaris; o OpenOffice estaria em perigo?

Em janeiro passado, a consultoria holandesa Software Improvement Group alertou  entidades governamentais a não implantar o OpenOffice.org como suíte de escritório até que a Oracle mostrasse o comprometimento – e o investimento – que teria com o software tal qual a Sun Microsystems fizera.

Na época, como se sabe, a Oracle estava quase adquirindo a Sun, que por muito tempo fora o principal patrocinador da solução de produtividade da comunidade open-source.

Passados sete meses, parece que a advertência, vista como cautelosa no começo do ano, tinha suas razões. Não só a gigante está processando a Google pelo uso da linguagem Java em seu Android, como também colocou o OpenSolaris, versão de código aberto do sistema operacional Sun Solaris, na corda bamba.

Definitivamente, a Oracle está declarando guerra ao open-source. Em outras palavras, os clientes corporativos que usam tais programas têm diversos motivos para ficarem preocupados.

Desenvolvimentos paralelos

O OpenOffice não é o único software em perigo. Há também o MySQL, por exemplo, que deverá sofrer com o humor instável da Oracle.

A diferença para este último, no entanto, é que já existem programas similares em desenvolvimento pela comunidade open-source, além de serem completamente independentes em relação à Oracle. Dentre eles, o de maior destaque é Drizzle, mas o Percona e o MariaDB também merecem atenção.

Para o OpenSolaris, por sua vez, existe o projeto Illumus, recentemente anunciado pela Nexenta, que pretende se tornar uma alternativa autônoma ao sistema operacional.

40 milhões de downloads um futuro incerto

Para o OpenOffice, no entanto, não há tanta perspectiva, apesar de sua popularidade. Em 2005, o software ultrapassou a marca de 40 milhões de downloads e, hoje em dia, estima-se que a suíte de produtividade detenha 10% do mercado.

Por ser open source, não tendo de ser adquirido, é difícil provar o índice de uso do OpenOffice. Todavia, o programa está presente nas mais populares distribuições de Linux, inclusive o Ubuntu, e é claramente a alternativa mais famosa ao Office da Microsoft.

Mas o que isso significa para os clientes corporativos que usam o OpenOffice? Terão eles que procurar outra opção?

Se há vontade, há um rumo

Seria uma decisão prematura. Embora eu acredite que a Oracle irá priorizar a tecnologia do StarOffice, que pode lhe garantir maior renda, em detrimento desenvolvimento do OpenOffice, isso não quer dizer que o software desaparecerá.

Um dos melhores aspectos no mundo livre do open source é que onde existe uma comunidade de desenvolvedores e usuários dispostos a manter viva uma tecnologia, isso será feito – e você pode apostar que muitos estão trabalhando neste momento.

No caso do OpenOffice, o código continua aberto para quem desejar baixá-lo, dando nova vida ao programa. Algo em torno de 450 mil pessoas já contribuíram com a suíte, portanto, são muitos os usuários com capacidade e vontade para manter sua evolução e manutenção.

A Oracle pode ter decidido que o lucro é tudo, mas os milhões de usuários de softwares de código aberto não dependem de sua boa vontade. O OpenOffice é, simplesmente, muito grande e popular para morrer; é chegado a hora de declarar sua independência.

A pergunta que fica, claro, é se a Oracle aproveitará esse movimento para iniciar mais uma vingança contra a comunidade open source, usando suas patentes como armas.

(Katherine Noyes)

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/08/24/artigo-nao-conte-com-a-oracle-para-manter-vivo-o-openoffice/

glaubergoncalves

O que eu acho é que se a Oracle começar a empurrar um StarOffice com software parcialmente proprietário e pago, em detrimento do OpenOffice livre e gratuito, a maioria das pessoas simplesmente vai dar de ombros e migrar para o MS Office, que dentro do contexto do soft proprietário é uma solução muito mais popular e consolidada.

O OpenOffice não irá morrer sem a Oracle. Mas com certeza terá seu desenvolvimento e sua implantação em sistemas corporativos seriamente prejudicados. Espero que isso não aconteça, ou que isso aconteça apenas tarde o suficiente pra que o Gnome Office se torne uma solução madura ao OpenOffice.