Autor Tópico: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04, 9.10 e 10.04  (Lida 213665 vezes)

Offline sodeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04, 9.10 e 10.04
« Online: 17 de Abril de 2009, 10:37 »
OBS. post completo com aceleração 3d básica e com imagens em http://julianosodeiro.wordpress.com/

existe um driver atualizado para ubuntu  9.04 mas somente aceleração 2d, resolve também o problema de resolução e videos com lags do driver vesa.
testado no Karmic koala e no Lucid   rodou sem problemas em um note intelbras i10, atenção use somente se seu chipset for o sis 671/672.

Atenção para usar no lucid use esse link http://planeta.gnulinuxbrasil.org/?cat=2113  baixe o arquivo, descompacte e cole em /usr/lib/xorg/modules/drivers use somente o arquivo  com extensão .so  conforme o arquivo de ajuda .txt  não esqueça de reiniciar o lucid e selecionar a resolução no sistema>preferências>monitores  pois caso contrario não funciona. quanto ao xorg ja é "sabido" que ele não existe então crie um:
 digite no terminal sudo gedit /etc/X11/xorg.conf  cole isso :

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
Driver "sis671"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

e salve!

 qualquer duvida respondo por e-mail julianosodeiro@hotmail.com desculpe não fazer uma post com imagem, infelizmente não tenho tempo.

Falow galera!

para o 9.04 e 9.10 use os pacotes abaixo:

link para o driver 32 bits:
http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/downloads/xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb

link para o driver 64 bits
http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/downloads/s671_x64_ubuntu_9.04.tar.gz

link para todos os driver sis
http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/index.php?page=Downloads

é simples de usar:  instale o pacote .deb   (remova pelo synaptic as versões antigas do driver sis671 caso vc tenha atualizado do 8.10 para 9.04)  depois adicione a linha    Driver "sis671"    na section Device do xorg.conf   reinicie a sessão.

comando terminal:  sudo gedit /etc/X11/xorg.conf


fica assim:

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
Driver "sis671"
EndSection


atenção o D de Driver tem que estar maiúsculo
geralmente essa mirage 3 são de notebooks de baixo custo como cce, positivo,  intelbras i10, compal, e alguns dell

« Última modificação: 09 de Maio de 2010, 18:12 por sodeiro »

Offline edcarlosm

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2009, 14:45 »
sou novo e estou apanhando muito com a parte de video esta dando muito  lag essa solução também e pra min?
link para o meu not
http://www.cceinfo.com.br/pagina.php?IdPagina=2&Tipo=SPagina&ProdutoId=96&URL=produto-detalhe

Offline lspanhol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2009, 15:12 »
 Estou usando o note cce e tambem não funcionou no 9.04, gostaria de saber se essa solução está 100 % , Obrigado.

Offline paulim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2009, 17:25 »
Fala galera, também tenho um note da CCE com esse chipset maldito.

O drive xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb parece funcionar na versão 8.10, pois nesse fim de semana:
- instalei o xubuntu 9.04 e o drive não funcionou;
- instalei o ubuntu 8.10, instalei o driver, deixei certinho, e depois atualizei para o 9.04. Não funcionou;

Resultado: deixei o ubuntu 8.10 mesmo. Atualizei os pacotes, menos os do Xorg (que são os últimos da lista), e o sistema tá funcionando como antes.

A Canonical bem que podia ver o monte de gente reclamando desse drive no launchpad e resolver logo o problema...

Offline lspanhol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2009, 09:46 »
 Buenas pessoal, então, para o note ficar redondinho só falta essa placa, eu entrei em sistema -> administração -> sistema de testes, lá voces irão encontrar uma serie de testes de hardware, fiz e reportei o de video, que não passa de 800x600, no final coloquei meu e-mail, reportei para ubuntu, estou no aguardo de uma resposta, se puderem, façam o mesmo !

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2009, 14:32 »
Poxa... A gente procura procura e procura e não encontra uma solução pra isto...

Já googlei váaaaaaaaaaaaaaaaaarios sites, encontro soluções similares mas nenhuma delas funfa... Será que esta Sis é tão imprestável que não pode fazer um driver pro Linux?!?!?! Po#@$ !!!

Agora, estou com o seguinte cenário!! Não conseguia instalar nem a porrete o Ubuntu em meu note cce w93 ... Sempre travava... Sempre dava um problema diferente... Agora, pelo Wuby, (se é que é assim que se escreve), eu consegui instalar o bendito Ubuntu 9.04.

Mas, como diz o ditado, se não sofrer, não tem gosto ;) , não consigo alterar a resolução do cabra... Só fica 800x600 ... mas 800x600 num pc normal já é dificil, imaginem num notebook !!!
Fica até "ardenu us ói!!!" .. rsrsrs..

Será que alguém pode nos ajudar a configurar o bendito driver da SIS 771 no Ubuntu 9.04 x86_64 ?!?!?!

Valeu!!!
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline Dr. Meucci

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2009, 17:01 »
Segui as instruções do SODERO,

Copiei o driver, instalei, mexi no Xorg e NADA!
Maldito notebook CCE / Nextera e seu maldito chipset da SiS.

No 8.10 a placa de video rodava bem em 2D, 1600x1200, mui porcamente - travando direto.
Agora que atualizou para o 9.04 a placa de video da SiS Mirage 3 e o wirelles realtek 8187b não funcionam mais.
O que fazer?

A comunidade deveria fazer uma campanha para alertar os consumidores para evitar comprar computadores e notebooks da CCE e de outras empresas que utilizam chipset da SiS.

Offline RBM0407

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
    • Down-Linux - Downloads para Linux
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2009, 17:29 »
Cara vlw!

aqui funcionou di boa...

estava procurando esses drivers há um tempão...

vlw msmo!
Linux user: # 480731

Offline lspanhol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2009, 23:55 »
 Testei no note da cce WInStar WM52C e funcionou corretamente !!!!

Offline sodeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
atenção galera o driver tem que ser o xorg-driver-sis671_0.9_i386  baixe do link que passei acima, instalei em 6 notes dessa forma e tudo ficou ok, sem lags, 1280x800 na boa.

esse é meu xorg:

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file ubuntu 9.04)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# Note that some configuration settings that could be done previously
# in this file, now are automatically configured by the server and settings
# here are ignored.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
Driver "sis671"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection
« Última modificação: 01 de Maio de 2009, 14:38 por sodeiro »

Offline sodeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2009, 14:41 »
sou novo e estou apanhando muito com a parte de video esta dando muito  lag essa solução também e pra min?
link para o meu not
http://www.cceinfo.com.br/pagina.php?IdPagina=2&Tipo=SPagina&ProdutoId=96&URL=produto-detalhe


no site ha relato que o driver funcionou no seu chipset: Gabriel Böhme reports the driver also works with SiS M672. Thanks.

Offline sodeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2009, 14:43 »
Estou usando o note cce e tambem não funcionou no 9.04, gostaria de saber se essa solução está 100 % , Obrigado.



você tem que editar o xorg.conf assim como no post.  digite lspci no terminal e certifique se  acha a linha VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)

se estiver como acima não tem erro.
« Última modificação: 01 de Maio de 2009, 14:52 por sodeiro »

Offline sodeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2009, 14:44 »
Fala galera, também tenho um note da CCE com esse chipset maldito.

O drive xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb parece funcionar na versão 8.10, pois nesse fim de semana:
- instalei o xubuntu 9.04 e o drive não funcionou;
- instalei o ubuntu 8.10, instalei o driver, deixei certinho, e depois atualizei para o 9.04. Não funcionou;

Resultado: deixei o ubuntu 8.10 mesmo. Atualizei os pacotes, menos os do Xorg (que são os últimos da lista), e o sistema tá funcionando como antes.

A Canonical bem que podia ver o monte de gente reclamando desse drive no launchpad e resolver logo o problema...

o driver acima é especifico para o ubuntu 9.04  leia no site http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/index.php?page=Downloads

Offline sodeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2009, 14:45 »
Buenas pessoal, então, para o note ficar redondinho só falta essa placa, eu entrei em sistema -> administração -> sistema de testes, lá voces irão encontrar uma serie de testes de hardware, fiz e reportei o de video, que não passa de 800x600, no final coloquei meu e-mail, reportei para ubuntu, estou no aguardo de uma resposta, se puderem, façam o mesmo !

intale o pacote do link acima amigo e edite seu xorg.conf  que tudo fica 100%

Offline sodeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04 jaunty jackalope solução definitiva!
« Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2009, 14:47 »
Poxa... A gente procura procura e procura e não encontra uma solução pra isto...

Já googlei váaaaaaaaaaaaaaaaaarios sites, encontro soluções similares mas nenhuma delas funfa... Será que esta Sis é tão imprestável que não pode fazer um driver pro Linux?!?!?! Po#@$ !!!

Agora, estou com o seguinte cenário!! Não conseguia instalar nem a porrete o Ubuntu em meu note cce w93 ... Sempre travava... Sempre dava um problema diferente... Agora, pelo Wuby, (se é que é assim que se escreve), eu consegui instalar o bendito Ubuntu 9.04.

Mas, como diz o ditado, se não sofrer, não tem gosto ;) , não consigo alterar a resolução do cabra... Só fica 800x600 ... mas 800x600 num pc normal já é dificil, imaginem num notebook !!!
Fica até "ardenu us ói!!!" .. rsrsrs..

Será que alguém pode nos ajudar a configurar o bendito driver da SIS 771 no Ubuntu 9.04 x86_64 ?!?!?!

Valeu!!!

existe um driver atualizado para ubuntu  9.04 mas somente aceleração 2d, resolve também o problema de resolução e videos com lags do driver vesa.

link para o driver:
http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/downloads/xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb

link para todos os driver sis
http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/index.php?page=Downloads

é simples de usar:  instale o pacote .deb   (remova pelo synaptic as versões antigas do driver sis671 caso vc tenha atualizado do 8.10 para 9.04)  depois adicione a linha    Driver "sis671"    na section Device do xorg.conf   reinicie a sessão.

comando terminal:  sudo gedit /etc/X11/xorg.conf


fica assim:

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
Driver "sis671"
EndSection

geralmente essa mirage 3 são de notebooks de baixo custo como cce, intelbras i10, compal, e alguns dell