Autor Tópico: Tutorial Basico de instalação do Wine  (Lida 109237 vezes)

Offline dgo08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2006, 14:19 »
Amigo,não consigo instalar o Wine Tools,da a seguinte mensagem:
Citar
diego@ubuntu:~/winetools-0.9jo-III$ sudo ./install
Password:
Version: winetools-0.9
Release: 0.9
You do not have gettext installed on your system. WineTools will not run in your  native language. Rather it will use english.
Installing WineTools to /usr/local/winetools...
Installing translations...
./install: line 58: msgfmt: command not found
Installed translations for de_DE@euro to /usr/local/share/locale/de_DE@euro/LC_M ESSAGES/wt0.9.mo
./install: line 58: msgfmt: command not found
Installed translations for es to /usr/local/share/locale/es/LC_MESSAGES/wt0.9.mo
./install: line 58: msgfmt: command not found
Installed translations for fr to /usr/local/share/locale/fr/LC_MESSAGES/wt0.9.mo
./install: line 58: msgfmt: command not found
Installed translations for nb to /usr/local/share/locale/nb/LC_MESSAGES/wt0.9.mo
./install: line 58: msgfmt: command not found
Installed translations for pt_BR to /usr/local/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES/wt 0.9.mo
Start WineTools as *normal* user with "wt". Don't use as root!
diego@ubuntu:~/winetools-0.9jo-III$
diego@ubuntu:~/winetools-0.9jo-III$



Tem outro user com o mesmo problema,eu acho que ele postou na parte de aplicativos,mas já que vim aqui ler como instalar posto aqui mesmo.
Flw

Offline Kendi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #16 Online: 04 de Abril de 2006, 01:59 »
Citação de: "haxsyst"
"Agora que temos o wine tools instalado vamos executa-lo, pressione Alt + F2 e digite no campo:   wt , entao clique em EXECUTAR. "
estou tendo problemas, eu fasso isso, porem não acontece nada...


Execute pelo terminal e veja o erro, aqui acontecia o mesmo, ai vi que ele pedia uma biblioteca, libgtk-1.2 (acho que era isso) ai instalei e abriu  :) .
 Alguem conseguiu instalar o IE?

Offline dgo08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #17 Online: 04 de Abril de 2006, 12:22 »
Ow pessoal,ignorem meu post acima,eu disse que deu problema durante a instalação do Wine Tools,mas eu consegui rodar ele e configurar.
Bom,tem como usar o Wine para rodar arquivos .EXE?Eu tenho algumas aulas aqui sobre o que estudo,elas foram feitas em Flash pelo que percebi,mas o formato está em .EXE não .swf.Claro que eu já tentei antes de perguntar,mas não obtive sucesso.

Offline dgo08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2006, 21:52 »
Ae,to tentando usar agora,mas não to entendendo como fazer.
Eu instalei o programa Soulseek,pra isso eu baixei o instalador .exe,cliquei com o botão direito para selecionar com o que queria abrir,e escrevi wine na linha de comando.Então eu instalei o programa,mas como que faço pra usa-lo agora?Lá na pasta home,tem a pasta do wine e do winetools,mas não achei nada por lá,deve ter algo haver com o passo 05 que eu não entendi direito....

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #19 Online: 07 de Abril de 2006, 03:40 »
bah legal obrigado pelo tutorial, bem melhor, mas uma pergunta, uma vez quando fiz o Lineage 2 rodar por ele, ele rodo beleza e sem ficar aparecendo o painel, eu instalei meu diacho aqui e quando rodo ele fica aparecendo o painel do gnome no topo, dei um $ man wine e não achei nenhuma opção, há um arquivo de configurações onde eu posso configurar isso?

sky

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #20 Online: 07 de Abril de 2006, 11:12 »
seguinte:
Estou usando o DAPPER F5, instalei via synaptic o WINE 0.9.9 e o LIBWINE 0.9.9...só que quando digito wine no terminal, a resposta é ....Morto

ajudem...

Offline DidiRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #21 Online: 07 de Abril de 2006, 12:44 »
Gostaria de saber como faço pra desinstalar o Wine e o WineTools, pois eu to usando o CrossOver?

Offline pedroviski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #22 Online: 08 de Abril de 2006, 14:04 »
dgo08,
Existe um cliente da rede do soulseek para linux, é o nicotine:
sudo apt-get install nicotine

Pra mim funciona que é uma beleza

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #23 Online: 09 de Abril de 2006, 12:11 »
Yuran, aqui o IE6 não instala. Dá erro e não passa disso.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Yuran

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #24 Online: 09 de Abril de 2006, 13:19 »
Huum, ta dificil usar esse trem pelo jeito ne, pra dar uma ajudinha, vou passsar umas dicas de como eu uso o wine:

1. instale tudo que estiver disponivel no wine tools, aqui comigo uma vez ou outra diz que a instalaçao falhou - nao sei dizer o porque - mas dando uma olhada na pasta do .wine o programa esta la;

2. para facilitar a utilização de programas exe, pode-se fazer o seguinte:
    - criar um atalho no menu no formato:      wine "localização do arquivo"
    exemplo de como uso no meu pc:  wine "/home/darth-yuran/.wine/drive_c/Arquivos de programas/Internet              
    Explorer/IEXPLORE.EXE"
    basta copiar o arquivo que deseja executar e colar na linha desejada, que ele cria o atalho.

    - entre no diretorio oculto do wine (este diretorio naum eh o de instalçao do programa wine, este diretorio fica com suas
    configuraçoes de uso em sua pasta pessoal), em sua pasta pessoal de um ctrl + h ou va no menu do nautilus >> ver >>
    Exibir arquivos ocultos, encontre o arquivo:       .wine           (os arquivos ocultos sempre sao antecedidos por .)
    va no menu do nautilus e clique em marcadores >> adicionar marcador, dessa forma pode-se facilmente entrar e sai do      
    diretorio do wine, entao escolha o programa que deseja executar e de um clique duplo.
   
    Obs: o Wine Tools cria uma pasta com atalhos dos aplicativos que ele instala, eh a pasta Bin em seu diretorio pessoal

3. sobre a instalação de programas, que nao os listados no site do oficial do wine Hq http://www.winehq.com/ e disponiveis no Wine Tools, vc devera procurar na internet sobre informaçoes e configuraçoes sobre o que deseja, na maioria das vezes, tera de ir por tentavia e erro, apos instalar um programa tente executa-lo pelo atalho criado no desktop ou pelo arquivo que esteja no diretorio do .wine.

4. Quanto a jogos, infelizmente naum utilizei nenhum ainda, fico devendo mais pra frente, aconselho que quando estiverem mais familiarizados com o funcionamento do wine tentem utilizar de metodos avançados, dos quais desconheço, infelizmente foi o que me responderam, quando perguntei como saber qual programa ou jogo funciona no wine, ou sao os que estao listados oficialmente, ou por tentativa e erro.

5. Deem uma olhada numa seção avancada em wine tools >> modify wine configuration, la ha algumas opçoes que podem ser configuradas para uma melhor utilização, eu mesmo nao consigo mexer na seção de audio, toda vez que clico la ela fecha.


Espero ter dado alguma ajuda para os colegas e peço desculpas para aqueles que naum pude ajudar, mas fica a dica de que o wine naum eh uma versao final, ele ainda eh um beta, e portanto sua utilizaçao naum eh 100% completa, a ultima versao disponibilizada vem com suporte a directx nativo, uma melhora sensivel, teremos que aguardar um bom tempo ate termos uma compatibildade alta de aplicativos sem termos de usar de artificos tecnicos complicados.


Abraços!

Offline laurofrutal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #25 Online: 10 de Abril de 2006, 14:55 »
Instalei o Wine 0.911 em meu Ubuntu 5.10, instalei também o Winetools 0.9xx, seguindo este tutorial. Infelizmente quando tento instalar a fonte Arial não consigo. A janela se abre para mostrar o andamento do download que não avança nunca. Pelo que sei os passos posteriores dependem da instalação da fonte. Alguém já teve este problema? Conseguiu contorná-lo ou corrigí-lo?
==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #26 Online: 11 de Abril de 2006, 15:08 »
ok

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #27 Online: 11 de Abril de 2006, 16:32 »
Ainda nao consegui. estou igual ao haxsyst.

Offline laurofrutal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Arial
« Resposta #28 Online: 12 de Abril de 2006, 00:22 »
Não baixa a fonte arial, parece que o link tá quebrado ou algo parecido. Entrei na pasta winetools e vierifiquei que foi criada um subdiretório fonts e que nele foi criado um arquivo arial.exe com 0 Bytes.
O link complicado é este:
http://puzzle.dl.sourceforge.net/sourceforge/corefonts/arial32.exe

Será que não tem jeito de simplesmente utilizar outro em seu lugar e salvar o arquivo nesta pasta criada?
Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

Offline laurofrutal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Baixando arial32.exe...
« Resposta #29 Online: 12 de Abril de 2006, 00:26 »
Liberdade, Igualdade, Fraternidade.