Autor Tópico: Driver Smartlink e modem discado, tudo a seu respeito em relação ao Ubuntu  (Lida 27560 vezes)

Offline RenatoMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Driver Smartlink e modem discado, tudo a seu respeito em relação ao Ubuntu
« Resposta #15 Online: 11 de Junho de 2009, 21:36 »
Citar
Você em certa mensagem disse que poderia não aparecer "ALSA" durante a compilação porque o script reconhece se há ou não o suporte à ALSA no modem.

Nunca afirmei isso, principalmente a parte que destaquei em negrito. O que disse é que ao se compilar o driver de forma a habilitar no executável slmodemd a opção de se usar da forma padrão ou alsa o script sl-modem-daemon instalado pelo pacote de mesmo, deve analisar em qual situação deverá ser usado este executável, portanto o que já falei é coisa totalmente diferente do que vc entendeu.

(...)

Como já afirmei não sou um conhecedor profundo de programação, só tenho conhecimentos básicos, superficiais, mas o que tenho visto é na pratica e constatei que da forma que faço, para alguns usuários aqui que me fornecem o resultado do comando ps -aux | grep slmodemd é mostra resultado assim:

/usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0

portanto forma tradicional de uso.

Como assim:

/usr/sbin/slmodemd --alsa --perm=0666 -c BRAZIL modem:1

portanto forma alsa. Indicando assim que a mudança proposta por mim tem sim efeito na criação do executável slmodemd com suporte a forma alsa.

Na verdade, você mesmo disse apenas 1 mensagem atrás:

Só por que até agora os que experimentaram o v30 no Ubuntu 9.04 só usaram na forma padrão (aquela que cria o /dev/slam0) não significa dizer que somente nesta forma de compilação é que o driver smartlink foi compilado. Só se mudou algo neste último driver smartlink que eu não saiba, mas repito a mudança que faço no driver smartlink tem algum tempo e muitos já usaram o meu pacote carregando o driver smartlink na forma padrão ou na forma alsa.

E isso (em negrito) me levou à conclusão de que você está, sim, equivocado quanto à edição do Makefile. Não vim aqui criar intrigas, vim para ajudar e fiz tudo até agora com respeito. No outro tópico, lhe falei que ao editar o Makefile da forma que eu propus, passou a aparecer durante a compilação "SUPPORT_ALSA:1" e você respondeu dessa forma:

Citar
RenatoMN não há necessidade de compilar o driver smartlink presente no meu pacote com parâmetro para ativar o ALSA por que ele já é assim, ou seja, eu já modifiquei no driver smartlink uma linha que faz com que ele compile na forma alsa. E por que isso? Para que quando for usado o script sl-modem-daemon ele analisa qual é a forma de uso para cada caso e se por acaso for a ALSA ele ativa assim, caso no for ela, o srcipt ativa a forma padrão. Se eu tivesse deixo o modo de compilação na forma padrão, não se poderia usar a forma alsa caso o script sl-modem-daemon assim detectasse ok.

Então eu novamente perguntei:

Citar
2- não vi nada referente a ALSA no seu script do pacote v30, essas modificações foram feitas diretamente nos arquivos do driver?

E você respondeu diretamente à essa pergunta assim:

Citar
No link que coloquei no texto anterior para um artigo que fiz explicando tudo sobr o driver Smartlik e Ubuntu que sei, tem a explicação de como faço para o driver ser compilado no modo ALSA. Não é nada no script e sim uma modificação do driver smartlink.

O Makefile é um script de compilação, talvez tenha partido daqui o nosso desentendimento. O driver em si está nos arquivos .c e .h, eles é que geram o arquivo binário ou o módulo que será carregado, o que está no Makefile é descartado após a compilação, são apenas instruções, um roteiro.

Espero que você possa ao menos testar a compilação, com e sem a linha SUPPORT_ALSA:=1 (antes do else do ifeq) para observar como a linha SUPPORT_ALSA:=1 (descomentada) após o else não causa diferença alguma no slmodemd final (e que o o termo SUPPORT_ALSA:1 aparece por diversas vezes durante a compilação, quando a variável está no local correto dentro da condicional ifeq), visto que não é necessário ter o hardware para testar a compilação.

Atenciosamente,
Renato

alarcon

  • Visitante
Re: Driver Smartlink e modem discado, tudo a seu respeito em relação ao Ubuntu
« Resposta #16 Online: 12 de Junho de 2009, 10:27 »
Citar
Na verdade, você mesmo disse apenas 1 mensagem atrás:

Então não sei me expressar, pois continuo afirmando que nunca disse isso, mesmo vendo a última mensagem que vc afirma ser a que falei isso.

Repito outra vez, não é o script de compilação do modem quem determina se vai compilar em forma alsa ou padrão, quem faz isso é o usuário ou usando make SUPPORT_ALSA:1 e sudo make install SUPPORT_ALSA:1 ou mais ainda editando o Makefile da pasta /modem ( creio que é aqui que discordamos). O script sl-modem-daemon, este sim, é quem vai definir se o uso do executável slmodemd será usado da forma padrão ou forma alsa e isso depende de determinados módulos presentes no sistema de cada um.

Supondo que você está certo, ou seja, a mudança que fiz no Makefile da pasta /modem de descomentar o #SUPPORT_ALSA:1 não funciona e com o uso do make e sudo make install apenas no script dos pacotes que faço não seria possível usar a forma alsa certo? Então o que justifica alguns usuários que já usarma os meus pacotes ao ser pedido o comando ps -aux | grep slmodemd relatar em alguns casos algo assim (isso é um exemplo):

/usr/sbin/slmodemd --alsa --perm=0666 -c BRAZIL modem:1

Até concordaria com você de que minha mudança não teria efeito e isso aí de cima ocorreria por que os desenvolvedores do driver smartlink resolveram fazer com que a compilação do driver smartlink com make e sudo make install já fizesse a compilação e criação do executável slmodemd de forma que suportasse a padrão e alsa e assim tudo ficava justificado.


Citar
E isso (em negrito) me levou à conclusão de que você está, sim, equivocado quanto à edição do Makefile. Não vim aqui criar intrigas, vim para ajudar e fiz tudo até agora com respeito. No outro tópico, lhe falei que ao editar o Makefile da forma que eu propus, passou a aparecer durante a compilação "SUPPORT_ALSA:1" e você respondeu dessa forma:

Não estou lhe faltando com o respeito e muito menos com intrigas com você, apenas gosto de ter certeza nas coisas e quero entender os fatos.

Bem no outro tópico que vc falar aparecer SUPPORT_ALSA:1 no processo de compliação o arquivo Makefile da pasta /modem que vc postou lá estava assim:
Citar
ifeq ($(ARCH64), 0)
SUPPORT_ALSA:=1
CC:= gcc
else
SUPPORT_ALSA:=1
CC:= gcc -m32
endif

portanto o SUPPORT_ALSA:1 está descomentado dos dois lados (antes depois do else).


Citar
Espero que você possa ao menos testar a compilação, com e sem a linha SUPPORT_ALSA:=1 (antes do else do ifeq) para observar como a linha SUPPORT_ALSA:=1 (descomentada) após o else não causa diferença alguma no slmodemd final (e que o o termo SUPPORT_ALSA:1 aparece por diversas vezes durante a compilação, quando a variável está no local correto dentro da condicional ifeq), visto que não é necessário ter o hardware para testar a compilação.

Se você tem um modem suportado pelo driver smartlink que pode usar a forma alsa é você quem deveria fazer o teste e verificar se realmente o v30 nunca compila da forma alsa, portanto só na forma padrão.

Como disse eu não tenho mais modem suportado pelo driver smartlink e gosto de ver é todo o processo e não só o começo.

Na verdade também a melhor forma de uso do driver smartlink, que acho, seria a padrão e não a alsa. Esses módulos que já vem no kernel para alguma placas de som me parecem que não são lá tão eficientes (mais problemáticas). Veja que o módulo snd_intel8x0m está no blacklist e é ela é a mais encontrada nos hardware, sendo mais raro o snd-atiixp-modem e o snd-via82xx-modem. Talvez isso justifique também se usar mais a forma padrão, pois o módulo mais encontrado nos sistemas (snd_intel8x0m) está no blacklist e aí o script sl-modem-daemon que deve procura por esses módulos não encontra e usa o slmodemd da forma padrão.



Estou dando por encerrado este assunto, já que pelo visto está rolando stress da sua parte. Não importa se o que falei (em relação ao alsa) está certo ou errado e o que você falou está certo ou errado. Tudo está documentado aqui, inclusive seus questionamentos, e os próprios usuários tirem suas conclusões.

O que importa realmente é que independente de se usar o modo alsa ou não, o modem sempre pode ser usado da forma padrão e portanto se seu modem usar o driver smartlink para conexões discadas, o pacote que faço ativa ele ou qualquer outra dica aqui do fórum relativa ao driver smartlink irá funcionar. O que fiz aqui não foi nada de extraordinário, apenas tentei automatizar o processo para facilitar ao iniciantes.
« Última modificação: 12 de Junho de 2009, 10:36 por alarcon »

Offline RenatoMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Driver Smartlink e modem discado, tudo a seu respeito em relação ao Ubuntu
« Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2009, 11:01 »
Então o que justifica alguns usuários que já usarma os meus pacotes ao ser pedido o comando ps -aux | grep slmodemd relatar em alguns casos algo assim (isso é um exemplo):

/usr/sbin/slmodemd --alsa --perm=0666 -c BRAZIL modem:1

Eu não acompanhei todas as páginas do outro tópico, só li o que me interessava (as últimas 5), e não vi ninguém relatar que o modem ativado no modo alsa (no Ubuntu 9.04). Então vou deixar mais uma vez a sua própria afirmação:

Citar
Só por que até agora os que experimentaram o v30 no Ubuntu 9.04 só usaram na forma padrão (aquela que cria o /dev/slam0) não significa dizer que somente nesta forma de compilação é que o driver smartlink foi compilado. Só se mudou algo neste último driver smartlink que eu não saiba

Como você mesmo disse (negritado), realmente mudou algo que você não sabia (o SUPPORT_ALSA que você descomentava agora está dentro de uma condicional).

Entretanto, realmente interpretei errado o que você disse quanto à ser possível que não aparecesse o SUPPORT_ALSA na compilação.

Mas enfim. O importante é que todos saímos ganhando. Seu script foi uma mão na roda para mim, já que eu estava sem navegar pelo Ubuntu desde que o instalei. E a comunidade vai sair ganhando já que eu pude tirar um tempo pra desenvolver um script melhorado.

Só me responda uma coisa, agora, alarcon: você frequenta o fórum do Big Linux? Já vi esse avatar por lá, há cerca de 1 ano atrás, mas não me recordo o nome do usuário.

Abraços,
Renato

alarcon

  • Visitante
Re: Driver Smartlink e modem discado, tudo a seu respeito em relação ao Ubuntu
« Resposta #18 Online: 12 de Junho de 2009, 17:05 »
Quando falei em mudar algo no driver smartlink  que usei no v30 e que eu não saiba, estava me referindo de uma forma geral, ou seja, se mudou algo no código fonte em toda sua estrutura, não em apenas uma linha, de forma a se usar a compilação do driver de uma maneira diferente do que a habitual. Era nesse sentido.

Já havia notado esta mudança da linha #SUPPORT_ALSA:1 do Makefile na pasta /modem desde o meu pacote v24 e o driver smartlink usado nele. Lembro-me agora até que fiquei na dúvida se a mudança que fazia antes nas versões anteriores funcionaria ou não, mas como depois vi alguém usando na forma alsa, depois desta mudança, pensei que então continuava da mesma forma.

Como disse antes já ajudei de várias formas, nos meus tópicos, em tópicos de outros, por mp, email e MSN e para alguns usuários (é caso raro, é fato) o comando ps -aux | grep slmodemd  mostrava como resposta a forma alsa.

Nunca participei do fórum do Biglinux, o único fórum de linux que já participei, fora esse do Ubuntu, foi o do kurumin, não esse fórum de hoje em dia, mas um outro bem mais antigo que foi substituído pelo mais recente

Offline MARCOSdeSOUZA®

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Driver Smartlink e modem discado, tudo a seu respeito em relação ao Ubuntu
« Resposta #19 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 20:32 »
Alarcon, eu poderia gerar as pastas slmodem-2.9.11-20080629 e ungrab-winmodem-20080126 em outro local que não fosse na minha pasta pessoal?
Caso afirmativo, você me aconselharia criar essas sub-pastas em qual pasta?
A pasta opt seria uma boa opção, uma vez que li que ela se assemelha a pasta arquivos de programas do windows?

Desde já agradeço,
MarcosdeSouza®

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Driver Smartlink e modem discado, tudo a seu respeito em relação ao Ubuntu
« Resposta #20 Online: 10 de Julho de 2011, 11:13 »
Excelente esse tópico, pois consegui configurar a internet discada agora.

e Viva o Ubuntu !!!!!!! ;D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.