Autor Tópico: Ubuntu Studio Music  (Lida 19186 vezes)

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Online: 28 de MAR?O de 2006, 12:57 »
Não sabia onde postar mas acho que deve valer como dica, qualquer coisa é só mover daqui hehe, eu a tempos estava tendo problemas com a configuração do midi e tambem tendo dificuldades de encontrar pacotes e programas bons para edição de sons para o Ubuntu, claro encontrava alguns programas por ai só que sempre pintava aquela duvida, será que vai rodar? bom então hoje achei este site aqui e o legal é que eles indicam os repositórios com a lista de programas possiveis, testei aqui e estou adorando, só que não sei indicar a melhor opção pois ainda estou pesquisando cada programa no google.

Ubuntu Studio

temp.

  • Visitante
Ubuntu Studio Music
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2006, 13:20 »
Interessante, vou dar uma pesquisada.

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2006, 02:24 »
bom testei todos os pacotes lá, cara o Linux é muito diferente do Windows até na qualidade do som, bem melhor, tem umas coisa que são mais dificeis de se cofigurar no Linux, mas sabendo o caminho das pedras vai embora o mais interessante do Linux é com o jack você consegue conectar tudo com tudo, bom fiz uma lista dos programas que achei mais interessantes

rezound - edtor de som, muito bom achei ele o melhor, até por que funciona em tempo real e tem muito mais ferramentas
gnusound  - editor de som mais basico, muito parecido com o soundforge
rosegarden4 - canivete suiço, mas o mais enjoado de configurar de todos, leia tudo isso aqui para conseguir fazer ele funcionar
hydrogen - sequenciador de bateria, muito bom indispensavel
zynaddsubfx - sintetizador/sampler/teclado muito bom tambem indispensavel
spiralsynthmodular - interessante sintetizador
jack-rack - este aqui sim é interessante, que tal contruir um rack de efeitos?
qjackctl - gui para interconectar os programas no jack
qsynth - bom para complementar o qjackctl
jamin - otimo mixer e masterizador, indispensavel
creox - simulador de efeito para guitarra, ele é bem basico, mas o suficiente
ecamegapedal - mais um simulador de pedal, otimo para complementar o creox
gtick - metronomo

só acho que esta faltando um programa bom para escrever partituras, destes apenas o Rosegarden faz isso e não gostei, queria um programa parecido com o PowerTab Editor ou o Guitar Pro 5

Offline hanover

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • http://www.sodavirtual.com.br
unfear
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2006, 02:37 »
antes deu me arriscar nesse tutorial queria tirar uma duvida contigo.
eu tenho uma banda e gosto de gravar umas coisinhas no violão pra mostrar pra galera
um audacity ja resolveria meus problemas?
faz tanto tempo que nao gravo nada, mas quando eu usava windows eu usava o vegas video pra "mixar" e gravar as faixas.
usava tambem o fruitloops pra criar umas baterias, mas nada demais...

se poder me dar umas dicas! =]
GNU/Linux. Viva essa liberdade!

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2006, 14:15 »
para baterias use o hydrogen, ele vem com duas configurações de baterias, umas mais jazz/rock e outra tecno muito bom os efeitos, você pode baixar mais samples no site oficial, só o audacity resolveria, eu prefiro o gnusound ambos são a mesma coisa, mas aconselho a você a baixar o Jamin que vai ser otimo para elevar a qualidade do teu som, ele é um mixer muito bom

você pode carregar o servidor jack por linha de comando mas eu prefiro usar o qjackctl, leia bem os tutoriais e os links relacionados ao  Real-Time Support e a sessão  Getting it All Going, eu segui os tutos lá ao pé da letra e correu tudo bem aqui, você leva um tempinho para se acostumar a usar o qjackctl, até agora eu me atrapalho, mas depois de uma boa fuçada e tentativas e erros você consegue

agora não esqueça de ir em "Aplicações>>Som & Video>>Controle de Volume" para abilitar a entrada do som e controlar o volume da entrada, eu fiquei uma tarde inteira na primeira vez tentando fazer eles funcionar e a entrada do mic estava muda hehe, são detalhes que o cara esqueçe as vezes hehe e na hora de gravar lembre-se "menos é mais"

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2006, 12:51 »
Balaio,

Me dá uma força pra fazer o Rosegarden funcionar.

Já instalei tudo mas não sei o que ainda falta para obter som.  :(

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2006, 13:40 »
bah ai tu me pego hehe, eu não consegui fazer funcionar o midi nele, mas para gravar não tem galho não precisei fazer nada, não arrisquei configurar tudo aquilo que pede naquele link que passei ali em cima

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2006, 13:48 »
Eu usava o Encore no Windows e gostaria de editar partituras pelo Rosegarden, mas preciso ouvir o que for escrevendo.

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2006, 13:52 »
bah para isso é bom ele mesmo pois não conheço outro programa para editar partituras melhor que ele porem eu estou usando o Power Tab via wine, mas sem som mesmo só para ler, pode ser ao som de teclado ou algo assim? o maximo que consegui foi fazer com que o som da partitura saia no zynaddsubfx eu apenas abri os dois programas e depois conectei eles no qjackctl

Offline Thib

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2006, 14:34 »
Balaio
Será que o LMMS substitui os programas de sintetizadores e batidas que ce colocou aí?
Já chegou a testar?
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2006, 14:47 »
não cheguei a testar mas parece melhor, com mais configurações e trecos pra mexer hehe, tipo o Fruit Loops, legal vou testar é que eu apenas uso para fazer loops de batera jazz, blues e rock.
ainda acho que não estamos bem servidos com editores de audio e video, será que é muito dificil programar? heher
nessas alturas eu até gostaria que tivesse programas comerciais deste tipo para o Linux, eu não estou conseguindo instalar nem o Lives, Cinelerra e Jahshaka, falta tambem um programa para edição de partitura e de som tipo Acid Pro, nem é muita coisa mas já tava loco de bom

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2006, 18:59 »
Pra Windows tem o Sibelius, que tem mais recursos do que o Encore, mas a interface do Encore é mais prática e simples.

Como eu faço para conectar esse tal de zynaddsubfx por esse tal de qjackctl ao Rosegarden?

Me explica... :?:

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2006, 20:33 »
Bom eu vo fazer um mini tutorial aqui, só espera mais uma meia hora que a minha conecção hoje não está boa e vai levar uns 20 minutos para instalar o Rosengarden, mas já irei explicando como funciona o Jack, como eu já tenho o zynaddsubfx vou explica como usar ele, bom primeiro abra o qjackctl e de Start nele a regra é sempre acionar ele antes de todas as outras aplicações de som, então em seguida acione o zynaddsubfx bom se você precionar as teclas creio que não ira sair som aqui pelo menos não sai, agora va no botão Conect do qjackctl e lá estará o zynaddsubfx e o Alsa PCM, agora faça o seguinte clique em cima dele e arraste ao Alsa do outro lado ele deve ficar assim, agora se você precionar o mouse no teclado ou precionar algumas teclas do teclado deve sair o som
assim que eu instalar aqui eu atualizo este post com a solução se achar antes, beleza, mas a lógica é que os dispositivos da esquerda é a saida e os da direita entradas, porem não lembro se eu conectava o Rosengarden no inicio ou no meio

Editado, pronto agora fiz aqui, faça o seguinte, abra o qjackctl e ative ele, depois abra o Rosengarden e de pois o zynaddsubfx, não se a orden de abrir estes dois influencia só estou narrando como foi que fiz, bom lá no Conection do qjackctl apenas deixe o zynaddsubfx conectado ao alsa como na imagem anterior e apenas assim ira aprecer o rosengarden tanto do lado esquerdo e do direito mas você não precisa conectar ele, se estiver tudo certo quando você adicionar um track de midi irá aparecer o zynaddsubfx ali do lado como nesta imagem, eu algumas vezes vai na tentativa e erro aqui principalmente quando uso o Jamin com o Creox, Hydrogen e Gnusound  :shock:  :shock:

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2006, 22:00 »
Esse rosengarden abre arquivos feitos pelo Encore?
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Ubuntu Studio Music
« Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2006, 22:07 »
:lol:

Já consegui fazer sair o som no zynaddsubfx, mas no Rosegarden ainda não. Ainda não entendi direito o que é preciso fazer, mas vou cabeceando aqui pra ver.

Você, afinal, conseguiu obter som do Rosegarden ou só dos outros aplicativos?

Aproveitando: Se tiver sí o MIDI que usou pra testar, me manda em usifoto(at)yahoo(dot)com

Acho que logo estarei me divertindo com o Rosegarden e, quem sabe, dará pra trocar umas idéias e arredondar esse tuto pra quem mais se interessar.

Valeu pelas dicas.  :P