Autor Tópico: Cooler não liga com Ubuntu 8.10  (Lida 3542 vezes)

Offline mgottfried

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Cooler não liga com Ubuntu 8.10
« Online: 24 de MAR?O de 2009, 23:05 »
Ola pessoal.
to com o seguinte problema tenho um notebook lenovo 3000 c200 e esta acontecendo o seguinte , quando um ligo ele e trabalha tranquilo mas sempre super aquece o processador  se eu reiniciar o note de pois de uns 15 min de uso ou ligar a fonte nele neste periodo tambem ele liga o cooler , caso não faça isso ele desliga.
Acredito se o controlador ACPI que não reconhece a temperatura do proc , alguem   tem a solução para este probleminha.

« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 23:00 por mgottfried »

Offline Rodrigo Oliveira™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • DiGoUniteD
    • Ver perfil
Re: Cooler não liga com Ubuntu 8.10
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2009, 23:35 »
INSTALAR COM O COMANDO ACPI=OFF

SErá que funciona!?!?!?!?!?
Fedorando ou Ubuntando?  Eis a questão!!!
Antigo Nick ==>>   DigoUnited
Email. rodrigo@ubuntu-br.net

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Cooler não liga com Ubuntu 8.10
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2009, 23:52 »
Notes costumam superaquecer, principalmente pela compactação do hardware. Sugestões:

- instale o 'lm-sensors' e uma interface gráfica ( como o ksensors) para monitorar em tempo real as temperaturas e rotação do cooler;

- coloque um calço de cerca de 1 a 2 cm sob a traseira do note ( pode ser até a lombada de um livro) para melhorar a entrada de ar, se esta for pela parte inferior;

- jamais use o note sobre superfícies macias, pois podem bloquear a entrada de ar.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline mgottfried

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Cooler não liga com Ubuntu 8.10
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2009, 23:01 »

Não o caso de colocar o note em uma superficei não apropriada para ele , o caso é que o cooler  não liga quando eu ligo o  note ele só liga quando eu trabalho com ele uns 15 min dai reinicio o note e ele liga o cooler e vai embora , a cituação é a seguinte o linux não gerencia a temperatura do proc , é essa a solução que eu procuro , e não como usar meu note .

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Cooler não liga com Ubuntu 8.10
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2009, 00:24 »
Que eu saiba, nenhum sistema operacional controla a rotação do cooler. A BIOS em geral pode desligar o micro se a temperatura do processador ultrapassar um certo limite, porém também não interferirá no funcionamento do cooler. Os programas que lhe indiquei dão uma visualização desses dados, e avisos se algum parâmetro ultrapassar o permitido. Até o momento, parece-me bem mais que o problema seja de hardware mesmo ( cooler falhando e precisando troca).

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Aquo Mard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Cooler não liga com Ubuntu 8.10
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2009, 11:23 »
o que deve estar acontecendo é que, o PROCESSADOR não está esquentando o suficiente para que o cooler seja ativado pela BIOS, pois ao contrario do Win, o Ubuntu não "gasta" tanto o seu processador.
isso é normal! não se preocupe.