Evitando usuarios apagar arquivos na pasta compartilhada pelo SAMBA

Iniciado por ROGERIO.RIOS, 03 de Abril de 2009, 15:13

tópico anterior - próximo tópico

ROGERIO.RIOS

Estou montando servidor de dados - usando SAMBA como PDC ( apenas para proteger meus arquivos .exe, .DBC ( BANCO DADOS ) , .idx ( ARQUIVOS INDICES ) com OPENSUSE 10.3 + SAMBA + ESTAÇÕES XP.
Já me logo nas estaçoes XP usando o DOMINIO que criei no smb.conf.
Alterei o smb.conf com alguns exemplos da NET. Comecei a estudar as permissões rwx ( chmod, chown e chgrp ).
Como faço para que os usuarios não consigam DELETAR esses arquivos que estão nessa pasta compartilhada ? Já alterei as permissões de todas as maneiras, mas ao acessar essa pasta via WINDOWS EXPLORER ( como um usuario do GRUPO - UseSec - usuarios da Secretaria ) eu consegui apagar ( DELETAR ) qualquer arquivo.
E também, com as mesma permissões as vezes consigo acesso a pasta e as vezes nao.
Minha intenção é fazer como que as estaçoes XP tenham seus icones que chamam os .exe  que estao no servidor ( assim eu fazia com SERVIDOR WINDOWS 2000 SERVER ) até semana passada, mas a DIREÇÃO da empresa resolveu mudar e aí estou a estudar e a aprender LINUX.

cleberrecebe

O meu velho, xõ entender :D, se os comandos chown chmod não resolveram a parada
tem uns dois comandinhos a mais que imcrementam seu propósito :D

segue o link da explicação :

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Comandos-chattr-e-lsattr

espero ter ajudado, se não for o sufuciente pode entrar em contato :D de SAMBA eu
to tranquilho, já precisei de tudo kkkkkkkk. eu só me ferro nessa vida !