Autor Tópico: Webmin/Virtualmin - Acesso aos diretórios criados  (Lida 5944 vezes)

Offline riotbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Webmin/Virtualmin - Acesso aos diretórios criados
« Online: 31 de MAR?O de 2009, 09:56 »
Bom dia!! Primeiro dia de fórum e primeiro tópico.

Como trabalho com webdesign e desenvolvimento, vi que o ideal seria ter uma máquina em minha rede que serviria como servidor de arquivos e serviços. Para isso, escolhi o Ubuntu (8.04). Uma escolha perfeita! Esta máquina roda Apache2, PHP, MySQL,... ou seja, tudo o que preciso em meu trabalho. Ter em minha estrutura local o mesmo que encontro na internet facilita demais o meu trabalho.

Na intenção de facilitar meus processos, instalei também o Webmin e o Virtualmin, este segundo sendo chave para mim. Nota: uso tudo isso EXCLUSIVAMENTE para uso local, em minha rede.

Com o Virtualmim eu crio com facilidade a mesma estrutura encontrada em minha estrutura de hospedagem (para meus clientes).

A questão: cada servidor virtual criado (para cada cliente) gera uma pasta e vários diretórios. Esta pasta (e seu conteúdo) tem acesso restrito ao dono dela e ao root no Ubuntu. O que preciso: que ao criar novos servidores virtuais eu tenha acesso irrestrito a tudo.

Tenho a pasta /home/work/www compartilhada com o Samba e acesso ela de outra máquina (rodando XP). É dentro dela que cada servidor virtual é criado (projeto01, projeto02, etc...). O problema é que não consigo acesso a estas pastas criadas: me é informado que o acesso é negado.

Tem certa lógica, afinal apenas o "dono do servidor virtual" tem acesso a ela, mas como rodo localmente isso tudo APENAS para meu trabalho, não preciso deste nível de segurança.

A única forma encontrada de acessar o conteúdo desses diretórios é na própria máquina rodando o Ubuntu e, ainda assim, através do
Código: [Selecionar]
sudo nautilus.

A pergunta: como ter por padrão acesso irrestrito a todos os diretórios criados (no momento da criação de um novo servidor virtual) e seu conteúdo.

* Por "servidor virtual" entendam "domínio falso de acesso exclusivamente local"

Um abraço,
Edu

Offline roan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Webmin/Virtualmin - Acesso aos diretórios criados
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2009, 09:37 »
Boa tarde, você já verificou se seu usuário tem permissão para leitura e escrita nos diretórios?

Se este for o caso este link vai ajudar, http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Entendendo-as-permissoes-de-arquivos-(chmod) .

Se já tiver verificado isto, ou não for o caso, poste aqui para sugerirmos outra opção.

Abraço.
« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 11:21 por roan »

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Webmin/Virtualmin - Acesso aos diretórios criados
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2009, 11:17 »
Em adição ao que informou o colega roan talvez apenas seja necessário que você (i.e. o teu nome de usuário no teu sistema instalado) faça parte do grupo de usuários de cada um dos projetos, com direito (permissão de leitura e escrita). Veja como é 'setado' essas permissões e então faça os ajustes necessários. ;)

Danpos.

Offline riotbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Webmin/Virtualmin - Acesso aos diretórios criados
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2009, 11:42 »
É, amigos... Acredito que seja tudo questão de pernissões mesmo.

O Virtualmin atua tal como um cPanel, ou seja: para cada domínio ele cria um diretório "home" do mesmo (com public_html, ftp,...). Obviamente apenas o dono do domínio tem acesso a ela. Isso está mais do que certo.

O que justamente gostaria de saber é se no Virtualmin haveria uma opção de desativar isso como padrão para cada 'domínio'.

Talvez haja uma forma menos complexa de fazer o que quero (trabalhar com domínio e sub-domínios em um ambiente local, gerenciando as entradas DNS e os virtualhosts automaticamente). Nisso, o Virtualmin entra como um facilitador, afinal não gostaria de perder tempo editando manualmente cada uma destas necessidades.

Vi que há opção de atribuir os usuários criados (em função de cada domínio) a um grupo existente do Linux. O problema é que ele seta individualmente os direitos de cada usuário, impedindo que outros tenha acesso ao conteúdo das pastas (seja utilizando o nautilus localmente OU através da rede com o Windows Explorer). Como citei, este acesso é possível APENAS localmente e utilizando o sudo.

Agradeço imensamente a atenção prestada. Quem sabe brilha logo mais alguma solução ;)

Abraços,
Edu