Autor Tópico: Ubuntu Travando  (Lida 8496 vezes)

Offline klaibson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Ubuntu Travando
« Online: 28 de MAR?O de 2009, 18:06 »
Boa Tarde pessoal.

Desde quando formei minha máquina e fiquei somente com o Ubuntu 8.10, está acontecendo algumas coisas estranhas:

- De vez enquanto no meio do uso, a máquina simplesmente trava, não aceitando mais nenhum comando como CTRL+ALT+DEL, tenho que apertar reset e isso acontece uma 4 ou 5 vezes até ele voltar ao normal.

- Quando não trava, usando um programa como o Open Office, ele fica com a imagem que estava antes, no caso estivesse vendo uma foto no Mozilla.

- No Mozilla, estou vendo uma informação, a barra de rolagem desse, mas a imagem paralisada, como se tivesse congelado.

Acredito que seja minha memória, conversei com vários técnicos participei de outros fóruns na net e cada um diz uma coisa diferente.


Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2009, 23:55 »
klaibson,

é difícil dizer - podem ser muitas coisas. Eu "zeraria"o HD ( isto é, apagaria todas as partições) e faria uma instalação limpa do Ubuntu; se você tinha dual-boot antes, pode ter a ver. Poste a sua configuração aqui, pode ajudar.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline klaibson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2009, 21:34 »
Olá.

Segue as configurações do meu PC conforme havia solicitado.

Ubuntu 8.10 - AMD Sempron, Processador 2500+, 512 MB Ram, HD 80 GB.

Grato pela ajuda.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2009, 22:45 »
Pode ser problema de memória, mesmo... sua configuração é muito parecida com a minha, e mesmo com 512 MB  de RAM  nunca tive problemas. Ou isso, ou há algo rodando no background e consumindo memória ( o que acho difícil). Se puder, consiga alguma memória emprestada e teste no lugar da sua: se for isso, o problema ficará evidente.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fabfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2009, 23:55 »
Por acaso você tem chipset Nvidia?

Offline klaibson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2009, 15:49 »
sim, já aconteceu alguma coisa você nesse sentido? foi o chipset?

Offline marcell_82

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2009, 15:14 »
Boa Tarde Klaibson,

uso o versao 9.04 e nesta ultima semana estou tento um problema muito parecido(senão dizer igual).

1- O ubuntu trava total. Não funciona o "ctrl+alt+backspace" nem a luz do  ''numlock' do teclado apaga   indicando que travou mesmo.

2-Percebi q acontece em 2 casos:
   a) Quando o PC retorna do descanso de tela, na maioria das vezes
   b) Quando faço alguma configuracao do 'Trasmission', ate agora so uma vez.

Não descofio de quantidade de aplicações ou tipo de aplicações como causa do problema. Uso firefox com umas 10 abas abertas, amsn, às vezes skype(que não está funcionando muito bem ainda:), downloads no firefox ou torrent(Trasmission) e funciona muito bem, ao nao ser o unico caso 2a citado acima.

Configurei para aparecer na barra superior as leituras de %CPU, Memoria e Rede , e no momento em que o sitema trava os indicadores são normais: CPU em 40%, Memoria 30%uso e 70%cache e Internet vezes alta, vezes baixa.

Ja fiz o teste de memoria (na tela de boot grub) por 5 horas e nehum erro. No XP SP2, que tenho em dual boot, nunca tive problema. Ja procurei na net mas ainda nada. >:(


Celeron D 2.5GHz / 1GB DDR400 OCZ / HD WD 80GB ATA-133 / m.b. MSI PM8M-V / c.s. VIA P4M800-VT8237R

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2009, 19:16 »
De acordo com o item 2 -a pode ser placa de vídeo, instalei o Ubuntu na máquina de um amigo e sempre q entrava na tela de descanso dava esse problema, o pc dele tinha uma placa de vídeo on-board, e tem outra no caso da placa on-board, eu nem conseguia desabilitar a proteção de tela !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline kareca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Ubuntu Travando - peço ajuda
« Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2009, 14:38 »
Boa tarde!

Meu Ubuntu esta travando também. O meu PC está particionado: 20GB (ntfs) para Windows XP, 20GB (ext3) para Ubuntu, 1GB (linux-swap) e 33,5 (ext3) para Home. A memória Ram é de 1GB.
Utilizando apenas o firefox, do nada, tudo trava. A única opção é resetar. Isso acontecia com a versão 8.10. Atualizei pra 9.04 e agora novamente surge o problema. As vezes, nem resetando consigo: o PC começa a reiniciar, faz o boot , aparece "ubuntu... ... ..." e antes de carregar, o monitor automaticamente desliga!!!!
Por favor, me ajude, pois já estou desistindo do Unbutu.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2009, 22:29 »
Citar
Por favor, me ajude, pois já estou desistindo do Unbutu.

Não me parece que o problema seja do Ubuntu, e sim de hardware. Pode detalhar melhor o seu?  Qual a placa-mãe, a de vídeo, som, rede, etc?... Soa como problema de vídeo, mas vamos ver...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline kareca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2009, 22:19 »
Me ajuda VB5
Minha placa mãe: Intel D 865 GSAL-SOM-REDE-VGA-PEN, placa de video: Radeon 9250 8X 128MB, hd: 80GB, memória: 1GB DDR 400MHz, processador: Pentium D820 2.8GHz, monitor Samsung, fax modem 56K. ???

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2009, 22:34 »
Me ajuda VB5
Minha placa mãe: Intel D 865 GSAL-SOM-REDE-VGA-PEN, placa de video: Radeon 9250 8X 128MB, hd: 80GB, memória: 1GB DDR 400MHz, processador: Pentium D820 2.8GHz, monitor Samsung, fax modem 56K. ???

kareca,

placas Intel costumam ser bem compatíveis com Linux. Para tirar a dúvida, remova sua Radeon, use a placa de vídeo onboard (por sua descrição, parece existir) e veja o que acontece.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline kareca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2009, 23:10 »
VB5, to usando o Windows XP para comunicar com vc e agora pouco o monitor desligou sozinho, mantendo o CPU funcionando, como sempre...
Mas quando dou o boot para começar no Ubuntu, a tela fica bastante estranha, com um jogo de cores e não consigo chegar a tela inicial do ubuntu. Antes eu conseguia usar o vive do Kurumim, mas o monitor também ta dando problema com ele. Acho que é esse Monitor LCD Samsung...

Lunik

  • Visitante
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2009, 23:31 »
O meu tava com problemas assim, mas apenas na versão 9.04 (a 8.10 nunca travou). A tela congelava quando eu fazia alguma operação no computador (abrir um video, mover ou deletar um arquivo, etc)... acontecia geralmente uma vez por semana, normalmente depois de muito tempo de uso do pc.

A minha maior desconfiança era realmente o problema com os drivers de video da intel, mesmo eu seguindo as dicas de um wiki por aí. Há alguns dias atrás o ubuntu 9.04 avisou sobre a atualização do kernel, pra uma versão que eu já tinha lido que corrigia grande parte desses problemas.

Depois que eu atualizei então o kernel pra essa versão mais recente, senti que o problema acabou.
Então fica aí a dica.

Edit:
kareka, no teu caso a coisa tá estranha demais pra ser um problema apenas do ubuntu.
Eu te aconselharia a deixar o windows rodando por algum tempo (um dia inteiro, se  possível), pra ver se o problema se repete no windows.

Se não acontecer nada, e ficar confirmado que e' apenas no ubuntu, então comece primeiro vendo no google se a sua placa de video possui um driver recente pro linux, depois veja se existe uma versão mais recente do kernel pra você atualizar.
« Última modificação: 27 de Junho de 2009, 23:39 por Lunik »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Travando
« Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2009, 23:10 »
VB5, to usando o Windows XP para comunicar com vc e agora pouco o monitor desligou sozinho, mantendo o CPU funcionando, como sempre...
Mas quando dou o boot para começar no Ubuntu, a tela fica bastante estranha, com um jogo de cores e não consigo chegar a tela inicial do ubuntu. Antes eu conseguia usar o vive do Kurumim, mas o monitor também ta dando problema com ele. Acho que é esse Monitor LCD Samsung...

Você trocou a placa de vídeo, como sugeri?  Veja acima o post do Lunik, também.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB