Autor Tópico: Problema Partição NTFS - Desapareceu do Linux e Win não inicia [RESOLVIDO]  (Lida 4169 vezes)

Offline Rodrigo Macedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Ola a todos,

alguns minutos atrás estava baixando pelo Ubuntu 8.04 um arquivo (100Mb) e salvando-o na partição do Windows. Porém recebi uma mensagem de que o HD estava cheio e o download foi cancelado.

Reiniciei para poder acessar os arquivos diretamente do Windows (são arquivos de vídeo e áudio, assim prefiro gravá-los num DVD pelo Nero e evitar possíveis futuras incompatibilidades caso eu queira acessar de qualquer outro computador que só tenha windows) e recebi uma mensagem de erro nessa inicialização (a msg é meio grande, e está relacionada ao próprio windows. Não sei se é importante, ou até mesmo apropriado postá-la aqui). Quando voltei novamente para o Linux não consegui mais acessar a partição NTFS em que o outro sistema operacional e todos os arquivos estão instalados.

Ela é montada diretamente no boot pelo fstab. Quando acesso a pasta /media/C recebo uma msg de permissão negada e o mesmo acontece quando tento montá-la através de Locais -> Mídia de 29,0Gb. Ao logar como root, o conteúdo de /media/C aparece vazio.

Alguém tem alguma idéia do que está se passando? Será que o HD foi para o saco?
Abraço a todos e agradecimentos atecipados!!!
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2009, 10:58 por Rodrigo Macedo »

Offline Rodrigo Macedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Problema Partição NTFS - Desapareceu do Linux e Win não inicia
« Resposta #1 Online: 27 de MAR?O de 2009, 09:19 »
Bom, ja consegui achar no google que o problema aparetemente é a falta de espaço na particão do  HD que esté o Win.

Mas o q eu estou achando estranho é que o linux não está enxergando os arquivos dessa partição. Gostaria de acessá-la via Ubuntu para poder dar uma boa limpada e apagar os arquivos. Mas como disse, só consigo acessar a partição agora logado como root (o que não acontecia anteriormente) e ainda assim a pasta aparece vazia. Segue a linha da montagem no fstab:

/dev/sda1 /media/C ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 0

Obrigado



Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problema Partição NTFS - Desapareceu do Linux e Win não inicia
« Resposta #2 Online: 27 de MAR?O de 2009, 13:14 »
Muito provavelmente o Windows não está conseguindo desmontar a sua partição NTFS corretamente ou existe um(a) erro/inconsistência no sistema de arquivos do windows . O NTFS-3G só monta partições do Windows que estão Ok. Se tiver problemas nelas, ou então se você hibernou o windows, você não terá acesso a partição NTFS.

Tente remover alguns arquivos para que o Windows pare com as mensagens de falta de espaço, desmonte corretamente sua partição NTFS para que assim você possa ter acesso a ela pelo Ubuntu.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rodrigo Macedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Problema Partição NTFS - Desapareceu do Linux e Win não inicia
« Resposta #3 Online: 28 de MAR?O de 2009, 06:11 »
Ja faz uns dias que estou tentando apagar algumas coisas. Mas o problema é que não consigo de maneira nenhuma exergar os arquivos dessa partição. Ja tentei um boot com um CD System Rescue, mas ainda assim a partição não é montada. Alguma sugestão?

E como faço para desmontar corretamente a partição? Quando tento o comando umount recebo a msg de que a partição não esta montada. Já apaguei a linha de montagem dela do fstab. A pasta /media/C continua. E ainda continua vazia.

A msg que recebo quando tento montar é a seguinte (acho que vai de acordo com o que vc falou). Devo forçar a montagem?
Código: [Selecionar]
$LogFile indicates unclean shutdown (0, 0)
Failed to mount '/dev/sda1': Não há suporte à operação
Mount is denied because NTFS is marked to be in use. Choose one action:

Choice 1: If you have Windows then disconnect the external devices by
          clicking on the 'Safely Remove Hardware' icon in the Windows
          taskbar then shutdown Windows cleanly.

Choice 2: If you don't have Windows then you can use the 'force' option for
          your own responsibility. For example type on the command line:

            mount -t ntfs-3g /dev/sda1 /media/Win/ -o force

    Or add the option to the relevant row in the /etc/fstab file:

            /dev/sda1 /media/Win/ ntfs-3g force 0 0


Offline Rodrigo Macedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Problema Partição NTFS - Desapareceu do Linux e Win não inicia
« Resposta #4 Online: 28 de MAR?O de 2009, 10:57 »
Consegui me achar aqui. Forcei a montagem com o comando -o force recomendado pelo próprio sistema. O aviso "for your own responsibility" tinha me deixado meio receoso, mas funcionou. Liberei espaço e agora ta tudo funcionando perfeitamente.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problema Partição NTFS - Desapareceu do Linux e Win não inicia
« Resposta #5 Online: 28 de MAR?O de 2009, 11:06 »
Isso aí, o Ubuntu já te disse tudo.

Citar
Failed to mount '/dev/sda1': Não há suporte à operação
Mount is denied because NTFS is marked to be in use.

É preciso acessar essa partição pelo windows, apagar dados e desligar o PC normalmente, só assim você poderá ter acesso normal a essa partição pelo  Ubuntu.

A segunda opção ele explica também, usar o "Force" para montar a aprtição "na marra"! Mas você pode perder dados!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problema Partição NTFS - Desapareceu do Linux e Win não inicia
« Resposta #6 Online: 28 de MAR?O de 2009, 11:08 »
Consegui me achar aqui. Forcei a montagem com o comando -o force recomendado pelo próprio sistema. O aviso "for your own responsibility" tinha me deixado meio receoso, mas funcionou. Liberei espaço e agora ta tudo funcionando perfeitamente.


Você deu sorte!   ;D

Se tivesse alguma coisa mais grave....

Mas que bom que funcionou.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2