Autor Tópico: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo  (Lida 13545 vezes)

Offline vegetando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Online: 24 de MAR?O de 2009, 10:47 »
 Gostaria de saber se existe um aplicativo ou alguma configuração que permita alterar o som de stereo para mono, de preferência com agilidade.

 Escuto apenas por um ouvido, assim, quando estou trabalhando em lugares com outras pessoas, escuto música por apenas um fone de ouvido. O problema é que perco parte do áudio já que as saídas são configuradas para stereo.

 Quando estou em casa costumo ouvir música com caixas de som, então posso ouvir as músicas normalmente.

  Dessa forma, gostaria de saber se existe uma solução que me permita alternar entre os modos para que eu ouça as músicas de forma adequada em cada local.

  Desde já agradeço o auxílio.
« Última modificação: 24 de MAR?O de 2009, 12:36 por vegetando »

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2009, 21:57 »
Me conte qual é o aplicativo que você usa para escutar as músicas.
Que daí posso tentar experimentar por aqui no meu micro como fazer, se for isto for possível, que acredito que é.

Um abraço

Offline vegetando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2009, 12:09 »
 Achava que ninguém mais responderia (depois de algum tempo) e por isso demorei a notar a resposta, desculpe.

 Uso o Songbird, mas não tenho problemas com o Rhythmbox ou o Amarok.

 Muito obrigado.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2009, 19:31 »
Oi.
Eu já tinha pesquisado algo a respeito, e por incrível que pareça não é tão fácil ter som mono num headphone.
O único que consegui (que acho que escutei) fazer som mono foi o Kaffeine, que é uma espécie de player, mais utilizados para ver filmes.
Mas com todos o codecs baixados, dá para usar um recurso que deixa o som mono.
Outro aplicativo, que não é bem um player, mas sim um tocador de loops, é o Jokoster, que tem um plugin, para deixar o som mono.
Este software Jokoster é muito bom para a produção musical com loops, e tem uma grande variedade de efeitos que se pode colocar na música,  e vale a pena, mas dá para tocar também a maioria dos formatos, como por exemplo músicas mp3.

Offline vegetando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2009, 20:59 »
 Novamente, obrigado por responder.

 Tentei fazer a configuração com o Kaffeine e o Jokosher (acabei encontrando esse, não sei se de fato era ele), mas não consegui fazer a configuração do som para mono.

 Com o Kaffeine até vi um dos filtros que permite escolher entre um dos canais de áudio ou fazer com que um som mono seja reproduzido como dual mono (ou algo parecido). Mas ele corta um dos canais ao invés de misturar os dois e com isso perco parte do som tocado.

 

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2009, 01:46 »
Boa noite.
No Jokoster tem que usar um plugin de efeito lasdpa, que faz o som mono.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2009, 18:33 »
Continuando a pesquisa.
No Audacity parece que dá para fazer, o processo pode parecer um pouco complicado no ínicio, mas só escutando para saber.

Offline vegetando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2009, 18:44 »
 Becker,

 Muito obrigado! Dessa vez eu consegui.

 Uma vez tinha testado o Audacity, mas mexi, mexi, mexi e nem sequer consegui reproduzir uma música. Com a atualização para o Jaunty e alguma atualização do Audacity acabou que logo de cara tive a opção "Abrir música para reprodução" e consegui tocar um exemplo. Olhando plugins, efeitos e opções acabei encontrando: Faixas -> Stereo track to mono. Com essa opção fiz o teste na caixa de som (tirando um dos cabos) e a música continuou a mesma!

 Agradeço pelas respostas e pelas novas dicas que continuou dando com o passar do tempo.

 

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2009, 17:03 »
Este player acredito que é a melhor solução:

VLC Media Player.

Tem a opção para deixar mono.
Além de ter muito mais recursos, parece ser muito bom este software.
Pode instalar normalmente pelo Ubuntu mesmo.

Offline vegetando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Aplicativo ou configuração para alternar entre mono e stereo
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2009, 17:56 »
 Apesar de ter dado certo com o Audacity, até o momento não conseguia usar ele como um player. Se eu não conseguisse, a solução mais "tosca" seria ter dois conjuntos de arquivo, um stereo e outro mono.

  Acabei de testar o VLC e funcionou perfeitamente. Agora já tenho como montar as listas e alternar entre stereo e mono com uma opção de menu.

  Novamente, muito obrigado.