Autor Tópico: Servidor Espelho  (Lida 6602 vezes)

Offline tadashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Servidor Espelho
« Online: 23 de MAR?O de 2009, 09:26 »
Bom, queria saber qual a melhor forma de trabalhar com servidor espelho (redundância) pois usamos um sistema E.R.P. com banco de dados em Oracle, não podemos correr o risco de “cair” um servidor e deixar a empresa parada, então pensamos na solução de montar dois servidores trabalhando em conjunto... acredito que seja possível fazer isso com ubuntu hoje utilizamos a versão 8.10. Temos um servidor hoje Amd x2 64 bits 4g de memória...

Alguém tem alguma dica?
Esta com duivida não pergunte procure! www.google.com.br

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Servidor Espelho
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2009, 20:55 »
Nesse caso, vai precisar espelhar o banco de dados e, para isso, não se engane, não encontrará algo simples, como um passo a passo, vc precisa entender de banco de dados e decidir o que realmente precisa, o que vai englobar muita coisa, terá de, dependendo de como quer que esse espelhamento funcione, optar entre trabalhar com replicação, rac ou stand-by.
Obviamente terá de saber como funciona cada uma dessas opções para escolher a melhor opção que se adapte a sua real necessidade.
Pelo que li em seu post, deduzi que você está pensando que é o ubuntu quem vai fazer isso, né? acha que ele vai replicar o seu banco e quando um servidor cair outro assumirá? achá que ele vai dar um control + c e control +v no seu banco? acha que apenas terá de instalar o linux nos dois servidores, o oracle nos dois servidores e deixar que o linux espelhe o banco de dados?
Esqueça, obviamente vc precisará ter conhecimento de linux, pois é o sistema que utiliza nos seus servidores, mas terá mesmo é de meter a mão no oracle e se não tiver conhecimento em banco de dados, recomendo que nem ponha a mão nisso e procure alguém especializado, pois fatalmente fará besteira.
Claro que eu falo isso sem ter nenhuma dimensão do seu banco, não conheço sua empresa, mas como está procurando uma solução para backup, creio que não seja uma empresa fundo de garagem.

Se fosse um servidor de dados, email, a estória poderia ser outra, até mesmo um script simples resolveria o caso, mas se tem o oracle no meio, a coisa fica séria.
Você certamente não quer correr o risco de, quando precisar do servidor espelho, o mesmo não rodar, não é? Ninguém quer jogar dinheiro fora, gastar em uma solução que não funciona.

Para não tornar essa resposta inútil, vou te dar uma dimensão do que precisa saber, além dos três tipos de espelhamento que citei acima.

Pesquise no google por:
Data Guard Concepts and Administration
Replication Management API Reference
Real Application Clusters Deployment and Performance
Real Application Clusters Setup and Configuration
Advanced Replication
Real Application Clusters Documentation Online Roadmap

Site fundamental:
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?p=100:1:535356328886545i

Boa sorte!
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Servidor Espelho
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2009, 20:27 »
raidicar,

complementando o que o Tadashi disse (trabalho com ele) temos em vista adquirir 2 servidores Dell 2650 com 2 hds de 146 SCSI em RAID e utiliza-los em Cluster através de Heartbeat e Rbdb, nossa dúvida é como configurar o oracle nessas configurações.

vlw.
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB