Autor Tópico: Um Mês de Liberdade  (Lida 3673 vezes)

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Um Mês de Liberdade
« Online: 17 de MAR?O de 2009, 22:59 »
Estou postando aqui apenas para comentar com o pessoal que após muitas tentativas de usar o Linux, especificamente o Ubuntu Linux,  desde o dia 17 de Fevereiro estou apenas com o Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) no meu computador. Prometi para mim mesmo que usaria apenas Linux no meu sistema e assim tenho feito nestes últimos 30 dias.

Trabalho com Informática há 17 anos e venho acompanhando a evolução desta fantástica ciência desde o dia em que comprei meu primeiro computador. Desde então tenho experimentado diversos sistemas operacionais: CPM, MS-DOS (várias versões) e Windows (todas as versões desde o 3.1 até o Vista). O Windows conseguia resolver meus problemas, mas nos últimos 06 meses só estava servindo para me trazer problemas e de tal gravidade que estava quase começando a afetar a minha saúde. Nestes últimos meses, o número de vírus, espiões e tentativas de invasão no meu computador aumentou absurdamente, de tal forma que por duas vezes seguidas, no mesmo dia, formatei o computador, instalei os drivers e quando entrava na internet para atualizar o antivírus já começava a perceber que havia problemas. Mandava verificar o computador, e por duas vezes no mesmo dia, encontrei 320 vírus/espiões no meu computador. Além disso percebia que acessavam minha internet mesmo quando não estava usando e portanto não deveria haver atividade no meu modem. Estes, entre outros motivos, foram os fatores que me levaram a decidir pela migração para Linux, além do fato de que, não vejo porque usar-se programas piratas se existem programas gratuitos equivalentes que fazem o mesmo serviço. A não ser um caso muito específico de um programa que não exista no Linux, neste caso, deve-se comprar a cópia oficial. Não há justificativa para pirataria de software.

Há cerca de 10 anos atrás lembro que tive meu primeiro contato com o Linux, na época o Conectiva Red Hat Linux 4.0 (Marumbi) através de uma revista de informática que comprei naquela ocasião. Desde então, venho experimentando várias distribuições deste sistema operacional. Um dia fiquei conhecendo o Ubuntu através de uma propaganda da Dell e resolvi baixar o sistema para testá-lo. Era o Feitsy Fawn (7.04). Como não conhecia nada de Ubuntu apanhei bastante para fazê-lo funcionar. Levei 3 dias só para ativar minha placa de vídeo 3D. Mas consegui. Apesar de não usar o sistema permanentemente, utilizei-o por alguns dias e vi nele (Ubuntu) a melhor distribuição Linux existente. Gostei muito da comunidade do Ubuntu pois é composta por pessoas atenciosas e sempre dispostas a ajudar no que puderem.

Desde então, todas as versões do Ubuntu que são lançadas, faço download delas e venho acompanhando as novidades, tanto do Ubuntu (Gnome) como o Kubuntu (KDE). Com o lançamento do KDE 4.0 as coisas ficaram difíceis pois o nível de recursos (personalização) dele ainda não é suficinte para atender as minhas expectativas.

Tenho notado uma grande melhoria nos recursos e na facilidade a cada nova versão do Ubuntu, por exemplo, no Ubuntu 7.10 (Gusty Gibon) consegui instalar minha placa de vídeo muito mais facilmente. Já no Hardy Heron (8.04) foi totalmente tranquila a instalação dela, o mesmo ocorrendo com o Intrepid Ibex (8.10).

Mês passado quando decidi migrar em definitivo para o Linux pensei em qual distribuição usaria: Ubuntu ou Kubuntu, mas após uma análise mais a fundo optei pelo Ubuntu com Gnome. Logicamente tenho dificuldades sim, existem pequenos problemas aqui e ali, mas nada que inviabilize o uso do sistema, além do que 99,9% das vezes os meus problemas são resolvidos pela comunidade Ubuntu através deste fórum. Não vou mentir, tive minhas recaídas, quase voltei para o outro sistema por várias vezes. Mas, depois de um mês usando apenas Ubuntu posso dizer que estou plenamente satisfeito com meu novo sistema operacional e não voltarei ao Windows novamente.

Espero que possa contribuir com esta comunidade que tanto tem me ajudado. Obrigado.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Um Mês de Liberdade
« Resposta #1 Online: 17 de MAR?O de 2009, 23:36 »
Seja bem vindo!

Fico feliz em saber que temos um novo companheiro disposto a fazer parte da comunidade, e de forma atuante.

Boa sorte ai.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Um Mês de Liberdade
« Resposta #2 Online: 17 de MAR?O de 2009, 23:54 »
Seja bem vindo!

Fico feliz em saber que temos um novo companheiro disposto a fazer parte da comunidade, e de forma atuante.

Boa sorte ai.

[]'s

Cristiano


Muito obrigado pelas boas-vindas. Pode ter certeza que tentarei ajudar tudo no que puder os demais usuários, embora meu conhecimento ainda seja limitado, aprendi muito graças a Comunidade Ubuntu.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline SmokinAkaSam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Um Mês de Liberdade
« Resposta #3 Online: 18 de MAR?O de 2009, 19:54 »
Citar
Além disso percebia que acessavam minha internet mesmo quando não estava usando e portanto não deveria haver atividade no meu modem.

Não sei se é bem assim mas de qualquer forma é bom saber que o Ubuntu atrai muita gente.
Windows também é muito bom mas o conceito de liberdade é muito mais interessante.  :)
O problema é que muitas pessoas têm mente fechada e recusam à partida tudo o que é diferente do que estão habituadas.
E todas as semanas novos depoimentos de pessoas satisfeitas aparecem no Fórum.
A liberdade é o futuro.

Cumprimentos  ;)

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Um Mês de Liberdade
« Resposta #4 Online: 18 de MAR?O de 2009, 21:14 »
O que mais me impressionou no seu depoimento foi a sua experiência com SO nem de longe seria do tipo que não sabe cuidar do seu Windows e por tanto não poderia dar a desculpa de que o Windows funcionaria mal por mau uso. Trata-se de um usuário que explorou quase todas as possibilidades do uso inteligente do SO chegando à inegável conclusão de que o SL não só é viável mas supera com vantagens o software proprietário.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Um Mês de Liberdade
« Resposta #5 Online: 18 de MAR?O de 2009, 21:30 »
Muito obrigado pelos comentários. Tenham certeza de que estarei tentando ajudar a comunidade Ubuntu em tudo que puder.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Um Mês de Liberdade
« Resposta #6 Online: 20 de MAR?O de 2009, 16:59 »
Issoaí, cara!

"Firmeza na represa!" Ubuntu, para mim, é melhor do que o Window$. Nunca testei o Mac OS X pra falar se o Ubuntu é melhor que ele, mas deve ser.

Nossa, eu acho incrível você pegar 320 vírus em um dia! o...

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Um Mês de Liberdade
« Resposta #7 Online: 20 de MAR?O de 2009, 20:37 »
Nossa, eu acho incrível você pegar 320 vírus em um dia! o...

Caro Pedro, não foram apenas 320 e sim 640, pois formatei duas vezes seguidas e em cada uma delas apareceram 320. Isso para mim foi um dos fatores determinantes para a minha migração.

Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/