RESOLVIDO ...
Pelo que eu verifiquei a configuração estava igual, somente uma coisa ou outra na ordem diferente porem igual, como eu vi que não tinha jeito fui busca na net algo que pudesse substituir o arquivo rc.local que vem nos Fedoras da vida. consegui um tutorial explicando como criar o arquivo no /etc/init.d , feito isso então coloquei dentro os comandos que eu queria que rodasse no boot.
ifconfig eth0 up
pon dsl-provider
não sei o que ocorreu que não carregava o login, o perfil não carregava, comentei as linha reiniciei a maquina e voltou ao normal.
voltei a estaca zero dinovo, notei que quando tentanva rodar o processo networking estava estranho, parece que não fazia efeito nenhum, dava fail quando tentava dar stop e sempre ok quando start. e as interfaces eth0, lo0 não ficavam up, até aí achei a causa do problema, se no boot o processo não levanta a inteface não vai funcionar nunca.
então fui investigar o arquivo /etc/network/interfaces, depois fui no prompt executei o ifup -a pra levantar todas as interfaces e dava erro na linha 26 do arquivo, quando cheguei na linha:
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
simplesmente comente essa linha e tudo voltou ao normal, ate o nmap que não queria funcionar localmente funcionou. dei um boot na maquina pra testar e subiu redondo e ja conectado na internet.
desculpem a historia grande, porem o meu problema pode ser o seu amanha, não sei ao certo a função dessa linha porém ela deixou minha maquina instável.