Autor Tópico: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)  (Lida 518879 vezes)

Offline beto_rvs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #105 Online: 13 de Setembro de 2007, 09:40 »
Olá..
Tópico muito bom, parabéns!
No entanto, tenho uma duvida: seria possível editar somente os arquivos de conf. para o configurar a conexão ADSL ? Ou seja, sem a rodar o pppoeconf ?
Nesse caso, onde posso editar a senha manualmente?
Gostaria de fazer isso para automatizar esta configuração e a maquina já sair instalada com o ADSL funcionando..Sem a necessidade de estar conectada ao modem...
Obrigado,

Offline az31t0n4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • .; User Linux #462405 ;.
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #106 Online: 16 de Setembro de 2007, 11:49 »
Opa

Puts minha conexão sempre tenho que rodar o pppoeconf, pois, não consigo deixar ele automático isso ta me encucando

Alguem plz cola un arquivo aqui pra mim só pra verificar onde esta o erro no meu, isso nao mostrara suas senhas so quero verificar se tem algo errado no meu

Os dois são

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/network/interfaces
sudo gedit /etc/ppp/peers/dsl-provider

Vlw

___________________________________________
Bob [ToG] #Counter Strike Forever#


Offline JPiR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #107 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:34 »
Opa

Puts minha conexão sempre tenho que rodar o pppoeconf, pois, não consigo deixar ele automático isso ta me encucando

Alguem plz cola un arquivo aqui pra mim só pra verificar onde esta o erro no meu, isso nao mostrara suas senhas so quero verificar se tem algo errado no meu

Os dois são

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/network/interfaces
sudo gedit /etc/ppp/peers/dsl-provider

Vlw

Olá camarada az31t0n4, pensei que já tivesse resolvido seu problema... Então ai vai as duas configurações...


# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )





# The loopback interface

# automatically added when upgrading

auto lo

iface lo inet loopback





auto dsl-provider

iface dsl-provider inet ppp

     provider dsl-provider

# please do not modify the following line

     pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf





# added by pppoeconf

auto eth0

    iface eth0 inet manual


iface eth0 inet manual

e o 2º

# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections

# /etc/ppp/peers/dsl-provider



noipdefault

defaultroute

replacedefaultroute

hide-password

#lcp-echo-interval 30

#lcp-echo-failure 4

noauth

persist

#mtu 1492

usepeerdns

plugin rp-pppoe.so eth0

user "usuário@provedor.domínio"

Brother, estão ai os arquivos, só tenho duas resalvas a fazer:
A primeira: é que em meu note obtenho acesso direto na internet com esta configuração.
A segunda: como migrei minha estação de trabalho também para o UBUNTU, estes arquivos não a fazem conectar diretamente, já procurei em tudo aqui na net para entender o porque desta condição, já chequei os dois arquivos lado a lado para verificar a integridade deles (pois um ponto ou virgula mudam muito em uma configuração), porém os dois arquivos são identicos somente rodam em máquinas diferentes. Enfim, na minha estação sempre quando acesso o meu usuário, simplesmente abro uma janela no modo terminal e digito <pon dsl-provider> <enter> e resolvido, estou conectado na internet, fecho o terminal e no mais é como se eu estivesse conectado automaticamente.

Espero ter ajudado, abraços.

    Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069

Offline Ceifador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #108 Online: 19 de Setembro de 2007, 12:45 »
ATENÇÃO : A autenticação no Velox mudou, daí que editei esse tutorial, fazendo os ajustes necessários.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tantas dúvidas, tantos problemas, tantos palpites, tantas dicas... tudo espalhado por dezenas de milhares de posts...mas na verdade é mais fácil do que se supõe conectar na Internet usando ADSL.
O que se segue foi testado & aprovado com o Velox no Ubuntu 5.10 & 6.06, Kubuntu idem, Kanotix 2005.3, 2005.4 & 2006 Preview, MEPIS 6.0 e Kurumin 5.1 e 6.0 (Alphas variados, Betas 1 & 2 e Final). O Kalango 3.2 não precisou de nada disso. Por que? Porque usa um kernel mais antigo, o 2.6.11.

Notas :
1 - Usuários do Kubuntu precisam substituir todas as ocorrências de gedit por kate
2 - Você só precisa fazer isso uma vez; sempre que reiniciar o micro, você já estará automaticamente conectado.
3 - Como se pode ver, não há nada de pons e poffs....
4 - Ao invés de digitar os comandos e os textos abaixo, use sempre o Copiar & Colar, isto é, Ctrl + C & Ctrl + V, porque previne contra erros de digitação
4 - Uso o Velox, mas provavelmente vai funcionar com Speedy etc, pois o princípio é o mesmo.

Let's go:

1 - Abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo pppoeconfAnote o nome da placa encontrada pelo Concentrador de Acesso, pois você poderá precisar dela mais tarde. Se sua máquina tiver apenas uma placa, ela será sempre eth0, mas se houver mais de uma, o Concentrador poderá utilizar a eth1 ou eth2 etc.
Vá clicando em OK (ou Yes) e quando lhe for pedido seu login, digite-o neste formato: login@provedor. No meu caso, ficaria: jotabb@expresso.com, pois meu login é jotabb e meu provedor de acesso é o Expresso. Em seguida, ser-lhe-á pedida sua senha (password) no provedor. No meu caso, eu digitaria pinkFloyd17, pois esta é minha senha :). Note-se que antigamente esses campos eram preenchidos com seu DDD+telefone.
Continue clicando em OK (ou Yes) até o final.

2 - Abra seu navegador : se tudo correu bem, você já conseguirá navegar.

3 - Se nada acontecer e houver uma mensagem no canto inferior esquerdo dizendo "Localizando site (ou Looking up site)", feche o navegador, abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo route add default ppp0Esse comando fará com que a navegação seja feita pela placa virtual ppp0, e não pela sua placa física (não se preocupe, dá na mesma).

4- Reabra o navegador e veja se tudo está ok; se não estiver, rode novamente o pppoeconf, conforme explicado no passo 1. Se ainda assim a conexão não for estabelecida, reinicie o micro e refaça os passos 1, 2 e 3.

5 - Nada ainda? Muito bem, neste caso e nos casos em que você consegue navegar porém precisa rodar o pppoeconf cada vez que liga o micro, faça o seguinte:

5.1 - Abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/network/interfacesSubstitua todo o texto do arquivo por este, respeitando os espaços e as linhas em branco; depois salve-o e feche-o:

# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )


# The loopback interface
# automatically added when upgrading
auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
     provider dsl-provider
# please do not modify the following line
     pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf



# added by pppoeconf
auto eth0
    iface eth0 inet manual


Obs: Se for seu caso, substitua todas as ocorrências (são 3) de eth0 por eth1, ou eth2, eth3 etc


5.2 - Ainda no terminal, digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/ppp/peers/dsl-providerIgualmente, substitua todo o texto do arquivo por este; depois salve-o e feche-o: (obs: pode acontecer de esse arquivo estar vazio; nesse caso, você não vai substituir, vai incluir :))


# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections
# /etc/ppp/peers/dsl-provider

noipdefault
defaultroute
replacedefaultroute
hide-password
#lcp-echo-interval 30
#lcp-echo-failure 4
noauth
persist
#mtu 1492
usepeerdns
plugin rp-pppoe.so eth0
user "login@provedor"


Obs :
1 - na penúltima linha, substitua eth0 por eth1 ou eth2, eth3 etc, se for o seu caso;
2 - na última linha, substitua login@provedor por...er... seu login em seu provedor, respeitando as aspas. Como já disse, no meu caso essa linha ficaria assim:
user "jotabb@expresso.com"


5.3 - Rode o pppoeconf ainda uma vez (provavelmente a última...)
Código: [Selecionar]
sudo pppoeconfVá clicando em OK (ou Yes) e forneça seu login & senha quando solicitado, no formato exposto no passo 1. Abra o navegador e...voilá!!!. Atenção: pode ser necessário reiniciar a máquina ainda uma vez :).


That's all, folks. Happy trails for you...
Cheers




Estou olhando essa mensagem agora, mas sendo redundante vou postar aqui uma pequena dúvida, eu sempre que tento conectar adsl no ubuntu faço os procedimentos comumente, mas a minha net permanece por no máximo 10 minutos conectado e depois eu tenho que rodar um /etc/init.d/networking restart para pegar o dns do meu provedor.
Noto que isso não é normal uma vez que nos outros sistemas ubuntu antigos como o 5.05 eu instalava e a net se fixava.
Bem pessoal gostaria de saber se esse tópico que foi lançado para o velox é válido para essa minha dúvida, pois é uma droga ficar restartando a net para ficar pegando o dns do provedor.

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #109 Online: 19 de Setembro de 2007, 12:54 »
Uso velox e segui este tutorial e na primeira vez não deu certo, ou seja, toda vez que reiniciava o computador tinha que fazer tudo novamente e a internet ficava caindo.

Resolvi tentar mais uma vez e segui extatamente tudo como ele fala (todos os passos) e na Sequência que se apresentam, mesmo que parecessem redundante alguns deles, e no final neste ponto aqui:

Citar
5.3 - Rode o pppoeconf ainda uma vez (provavelmente a última...)


sudo pppoeconf

Vá clicando em OK (ou Yes) e forneça seu login & senha quando solicitado, no formato exposto no passo 1. Abra o navegador e...voilá!!!. Atenção: pode ser necessário reiniciar a máquina ainda uma vez .

Ao invés de tentar me conectar eu reinicie o sistema como diz na parte em vemelho e já ao entrar no Ubuntu a conexão estava ativa e sem cair agora.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2007, 12:58 por alarcon »

Offline Ceifador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #110 Online: 19 de Setembro de 2007, 15:05 »
Estou olhando essa mensagem agora, mas sendo redundante vou postar aqui uma pequena dúvida, eu sempre que tento conectar adsl no ubuntu faço os procedimentos comumente, mas a minha net permanece por no máximo 10 minutos conectado e depois eu tenho que rodar um /etc/init.d/networking restart para pegar o dns do meu provedor.
Noto que isso não é normal uma vez que nos outros sistemas ubuntu antigos como o 5.05 eu instalava e a net se fixava.
Bem pessoal gostaria de saber se esse tópico que foi lançado para o velox é válido para essa minha dúvida, pois é uma droga ficar restartando a net para ficar pegando o dns do provedor.

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #111 Online: 20 de Setembro de 2007, 10:45 »
Bem o que posso falar é o seguinte, uso velox com modem não roteado e minhas configurações estão assim:

O arquivo interfaces que se encontra em /etc/network/ está assim:

Citar
# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )


# The loopback interface
# automatically added when upgrading
auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
provider dsl-provider
# please do not modify the following line
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf


# added by pppoeconf
auto eth0
iface eth0 inet manual


O arquivo dsl-provider que se encontra em /etc/ppp/peers/ está assim:

Citar
# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections
# /etc/ppp/peers/dsl-provider

noipdefault
defaultroute
replacedefaultroute
hide-password
#lcp-echo-interval 30
#lcp-echo-failure 4
noauth
persist
#mtu 1492
usepeerdns
plugin rp-pppoe.so eth0

user "usuario@provedor.com.br"

Onde a parte em vermelho, obviamente, mude para o seu nome de acesso do seu provedor.

Os arquivo pap-secrets e chap-secrets que se encontram em /etc/ppp/ tem no final de cada um esta informação:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

Sendo que usuario@provedor.com.br deve ser o seu nome de acesso do seu provedor e senha1234 deve ser a sua senha de acesso do seu provedor.

Com estas configurações, quando entro no Ubuntu a conexão já está ativa e não cai de forma alguma.

Por fim, indo no Menu Sistema > Administração > Rede na janela que se abre aqui e em  Conexão por fios aparece logo em baixo deste nome, assim: Modo de roaming habilitado

Offline beto_rvs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #112 Online: 25 de Setembro de 2007, 20:25 »
estou tendo problemas aqui...o ADSL configura e da tudo certo, porém o roteamento não acontece:

minha saída do ip route:
Citar
200.217.72.144 dev ppp0  proto kernel  scope link  src 201.58.197.2
192.168.10.0/24 dev eth1  proto kernel  scope link  src 192.168.10.100
default dev ppp0  scope link
to achando estranho após o default nao devia ser assim:
Citar
default "via ip" dev ppp0 scope link
num é?? ou num tem problema??
alguém poderia me dar alguma luz...

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #113 Online: 26 de Setembro de 2007, 13:49 »
Meu caso é o mesmo do alarcom:


Menu Sistema > Administração > Rede na janela que se abre aqui e em 

Conexão por fios aparece logo em baixo deste nome, assim: Modo de roaming

habilitado.


A questão é que ficam habilitados outros serviços (aparentemente

desnecessários).

Quero saber se é isto mesmo, ou pode ser melhorado ?

GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline az31t0n4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • .; User Linux #462405 ;.
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #114 Online: 29 de Setembro de 2007, 00:10 »
OPA

Cara encontrei uma solução aqui,....

Como vc ja faz o pppoeconf.....e no final e so tu rodar o pon dsl-provider, fui la em sessoes e adicionei o comando pra quando iniciar ja conecta
 
Vai em Sistema -> Preferências -> Sessões na janela que abrir vai em Novo, ira te perguntar o nome coloca qualquer coisa no comando coloca

Citar
pon dsl-provider

Isso deu Certo aqui....

flw....

___________________________________________
Bob [ToG] #Counter Strike Forever#


Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #115 Online: 07 de Outubro de 2007, 05:33 »
Tenho speedy business de IP fixo 250kbps(não pergunte o porque... se num faz a idéia da dor de cabeça que me deu pra manter a velocidade da internet nisso), modem 3COM(antigo... quase 6 anos de idade), conectado ao computador na placa de rede off-board

Ao rodar o sudo pppoeconf o OS me retorna duas placas de rede Eth0 e a Eth0:avat (?), porém ele acusa

Sorry, I scanned (X) interface, but the access concentrator of your provider did not respond. Another reason for the scan failure may also be another running pppoe proccess which controls the modem.

tentei configurar fazendo a alteração nos scripts porém não obtive resultado positivo.

 O computador tem duas placas de rede, ambas em uso, e funcionando no Win XP, offboard como receptora do modem, onboard como fornecedora de rede para o dip-switch. Porém o Ubuntu classifica as placas como Eth0 e Eth0:Avat ao invés de "eth1 e eth2".

Offline repoles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #116 Online: 30 de Outubro de 2007, 12:08 »
Me decepcionei com a versão 7.10 do Ubuntu. O motivo é que não consigo acessar a internet. Com o live-cd da versão 7.04 eu não preciso fazer nada. Dou o boot pelo CD e o SO detecta a rede normalmente. Por que isso é diferente na versão 7.10? Por que eu consigo dar um ping em www.ubuntu.com mas não consigo acessar a página? Pensei em migrar para o Ubuntu por ser um Linux fácil de usar, mas pelo visto não é tão fácil assim. O jeito vai ser continuar com esse #(@#*&(*@&(# de Windows XP... :(

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #117 Online: 30 de Outubro de 2007, 12:26 »
Me decepcionei com a versão 7.10 do Ubuntu. O motivo é que não consigo acessar a internet. Com o live-cd da versão 7.04 eu não preciso fazer nada. Dou o boot pelo CD e o SO detecta a rede normalmente. Por que isso é diferente na versão 7.10? Por que eu consigo dar um ping em www.ubuntu.com mas não consigo acessar a página? Pensei em migrar para o Ubuntu por ser um Linux fácil de usar, mas pelo visto não é tão fácil assim. O jeito vai ser continuar com esse #(@#*&(*@&(# de Windows XP... :(

Estranho que para mim o Gutsy nesta parte de conexão foi até mais fácil. No Feisty precisava fazer todos os procedimentos no primeiro texto deste tópico aqui e não foi da primeira vez que funcionou. Já no Gutsy foi só abrir o terminal e digitar: sudo pppoeconf fornecer nome e senha de acesso e teclar enter para tudo mais. Depois disto minha conexo se efetivou e inclusive quando dou o boot no sistema e entro com o ubuntu minha net já está ativa sem precisar dar sudo pon dsl-provider e sem cair de forma alguma, coisa que no inicio no Feisty ocorria.

Uso velox com modem não roteado.

Offline repoles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #118 Online: 30 de Outubro de 2007, 15:53 »
Pois é, muito estranho mesmo.

Se eu tento sudo pppoeconf ele detecta o eth0 e alguns segundos após o primeiro ENTER aparece a mensagem

"Sorry, I scanned 1 interface, but the Access
Concentrator of your provider did not respond. Please
check your network and modem cables. Another reason
for the scan failure may also be another running pppoe
process which controls the modem."

Já com o sudo pon dsl-provider aparece ~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~ ...

Vai entender, né?

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #119 Online: 30 de Outubro de 2007, 16:02 »
Pois é, muito estranho mesmo.

Se eu tento  ele detecta o eth0 e alguns segundos após o primeiro ENTER aparece a mensagem

"Sorry, I scanned 1 interface, but the Access
Concentrator of your provider did not respond. Please
check your network and modem cables. Another reason
for the scan failure may also be another running pppoe
process which controls the modem."

Já com o sudo pon dsl-provider aparece ~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}!} }4}"}&} } } } }%}&Û©Z�}'}"}(}"k�~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~~�}#�!}!}"} }4}"}&} } } } }%}&/{�K}'}"}(}"�M~ ...

Vai entender, né?

Faz o seguinte antes de fazer o comando sudo pppoeconf digita isso:

sudo poff -a

e só então tenta configurar com o outro comando.

Uma pergunta, se você baixou a ISO verificou o md5sum dela, antes de quiemar o CD, para ver se o arquivo não veio com defeito. Depois de gravado o CD você, no boot do LiveCD, verificou a integridade do CD gravado, umas das opções apresentadas pelo LiveCD.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 16:06 por alarcon »