Autor Tópico: GCC  (Lida 5252 vezes)

Offline peter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
GCC
« Online: 23 de MAR?O de 2006, 15:55 »
Cumprimentos!
fiz a instalação do editor de texto emacs atraves do comando "apt-get install emacs21" e ele fez o download dos pacotes e instalou sem problemas
Quando faço na shell $ emacs ele abre o editor.
O problema foi que tambem fiz o download do compilador de c atraves do comando "apt-get install gcc-3.3" e tambem efectuou o downlaod e a respectiva instalação sem erros, so que quando digito na shell $gcc ele informa com a seguinte mensagem bash: gcc :command not found.(Todas as operações foram feitas em modo root)
Alguem me consegue ajudar!?sou ainda iniciante nestas andanças de linux e nao o que hei-de fazer...

d.barcelos

  • Visitante
GCC
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2006, 22:35 »
Estou com o mesmo problema.... GCC 3.4 e G++, quando mando instalar ele diz ja ter a ultima versao porem... nao funciona... tambem sou novato... tenho tambem problemas com o som, onde eu posto? Desde ja obrigado

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
GCC
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2006, 00:01 »
Qual versão do Ubuntu de vcs ? No Breezy o GCC padrão é o 4.0, pode ser este o problema, terem instalado um GCC em um versão anterior.

Tentem o comando: sudo apt-get install build-essential

Este comando é independente da versão do Ubuntu. Sempre vai instalar o GCC e bibliotecas corretas da versão.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

d.barcelos

  • Visitante
Consegui resolver
« Resposta #3 Online: 26 de MAR?O de 2006, 17:41 »
no meu eu tinha as duas versoes instaladas 3.4 e 4.0 (GCC) aqui mesmo no forum nao lembro em que link mas ele dizia pra fazer um "link" ou atalho (acho q eh isso) com o seguinte comando....

cd /usr/bin

ln -s gcc-3.4 gcc
ln -s g++-3.4 g++

onde 3.4 eh a versao na qual tu qr usar....

Comunique se esta resposta ajudou... Abraço...

Offline peter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
GCC
« Resposta #4 Online: 26 de MAR?O de 2006, 21:36 »
desculpa so ter respondido agora!mas o que eu estava fazendo era ir ao site da debian e colocava o nome do gcc!bastou-me ir ao gerenciador de pacotes e fazer a instalação do 4.0.desta forma ele ja reconheçeu o comando,penso que os pacotes do debiam nao sao 100% compatives(secalhar estou a dizer uma super besteira)!depois tive outro pequena surpresa!num programa de c quando fazia o include da biblioteca stdio.h o compilador informava que nao encontrava este ficheiro e mais uma vez tive que ir ao gestor de pacotes e baixar mais umas bibliotecas!de qq forma obrigado pela ajuda!

Offline kunigas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • DK
    • Ver perfil
    • Página pessoal, Guilherme Kunigami
Re: GCC
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2006, 12:52 »
Fiquei confuso agora, formatei o PC e queria o GCC de novo.
com a sources.list original, dei:

apt-get update
apt-get install build-essential

e instalou o gcc, mas ñ tem pelo menos duas bibliotecas principais:
stdio.h e stdlib.h

será que é pq minha versão é a breezy e a atual é a dapper??
e o repositorio da breezy tá sem essas bibliotecas??

grato,

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: GCC
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2006, 16:01 »
Kunigas,
o stdio/stdlib não têm a ver com o GCC mas sim com a biblioteca de funções C que é o pacote libc6-dev .
Mas penso que o build-essential tambem instala este pacote, não será um erro seu a compilar ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu