Autor Tópico: Ubuntu Studio 8.10  (Lida 7199 vezes)

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Ubuntu Studio 8.10
« Online: 01 de Dezembro de 2008, 09:33 »
Ola todos.
Quero trocar idéias sobre a instalação do Ubuntu Estudio no que concerne:
- Kernel;
-Como configurar para na verdade  poder usar o realtime.

Pois o Ubuntu Studio 8.10 saiu sem Kernel otimizado para realtime.
Solução para bugs de desligamento do micro com o kernel otimizado.

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 8.10
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:19 »
também estou interessado no ubuntu studio e não sei bem o que vai acontecer quando eu baixar os tres meta-pacotes e deixar o ubuntustudio-desktop para tras se eu vou ter um kernel que vai ajudar ou um realtime compatível, vou ficar de olho nesse tópico
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 8.10
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2008, 21:25 »
Constatei os seguintes problemas quando fiz a atualização do Ubuntu Studio 8.04 para o Ubuntu Studio 8.10:
- em função do kernel otimizado o notebook deixou de desligar e reiniciar;
- a internet banda-larga da Tim-web, conecta e funciona normalmente, mas tem o problema de não desligar;
Dá para atualizar do Ubuntu desktop para o Ubuntu studio, somente não é recomendável utilizar o Kernel rt(otimizado);

Fico no aguardo de mais experiências...

Offline kimribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Página do compositor Kim Ribeiro
Re: Ubuntu Studio 8.10
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2008, 13:30 »
...na realidade não uso o UbuntuStudio, mas vários programas de som dele no Ubuntu comum. O Rosegarden, por ex,  "chia" pela falta de alta latência se entro pelo kernel genérico, mas se opto pelo rt é pior ainda > ele não reconhece a resolução de tela e fica horrivel pra trabalhar.
Foi bom saber que - mesmo no generic - esse negócio dele não fechar é problema do kernel...   mas se dou um Enter ou aperto qualquer tecla quando pára, no final, a operação é completada (e o portátil desliga)
Vou ficar ligado aqui, pra ver se aparece alguma solução.
UbuntuStudio 10.04 rodando num portátil Acer Aspire 4520

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 8.10
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2008, 20:48 »
...na realidade não uso o UbuntuStudio, mas vários programas de som dele no Ubuntu comum. O Rosegarden, por ex,  "chia" pela falta de alta latência se entro pelo kernel genérico, mas se opto pelo rt é pior ainda > ele não reconhece a resolução de tela e fica horrivel pra trabalhar.
Foi bom saber que - mesmo no generic - esse negócio dele não fechar é problema do kernel...   mas se dou um Enter ou aperto qualquer tecla quando pára, no final, a operação é completada (e o portátil desliga)
Vou ficar ligado aqui, pra ver se aparece alguma solução.

Pela informação que você passou, acredito que não esta rodando o Kernel RT corretamente, tem muito mais configurações adicionais a fazer, por exemplo:
- no Ubuntu 8.10 tem que criar um usuário;
- tem que mudar algumas configurações do Jack Control;
- e tem editar alguns arquivos do Alsa, para poder ter realtime.



Offline kimribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Página do compositor Kim Ribeiro
Re: Ubuntu Studio 8.10
« Resposta #5 Online: 05 de MAR?O de 2009, 19:58 »
Pela informação que você passou, acredito que não esta rodando o Kernel RT corretamente, tem muito mais configurações adicionais a fazer, por exemplo:
- no Ubuntu 8.10 tem que criar um usuário;
- tem que mudar algumas configurações do Jack Control;
- e tem editar alguns arquivos do Alsa, para poder ter realtime.

...eu já tinha desistido, esperando (daqui a 1 mês, imagino) o Ubuntu 9.4

Mas então, Becker, se v. me passar o que devo alterar no Jack Control e nos arquivos do Alsa (criar usuário eu sei) vou tentar colocar minha produção de som pra funcionar.
No aguardo (e agora mais ligado),
agradeço antecipadamente.
UbuntuStudio 10.04 rodando num portátil Acer Aspire 4520

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 8.10
« Resposta #6 Online: 07 de MAR?O de 2009, 12:17 »
Ola.
No momento não posso recomendar nada, pois o Ubuntu Studio, esta sem kernel, tentei utilizar o alternativo, mas só deu problemas.
O que posso recomendar, que é muito bom, e nem precisa de Kernel otimizado, é o LMMS.
Linux MultimédiaStudio.

http://lmms.sourceforge.net/

É um excelente programa, você pode trabalhar na partitura com o Muse, e exportar o arquivo para midi, e depois importar o arquivo no LMMS, que aceita até VST, e funciona.
Quando eu reinstalei o Kernel RT, deu um problema no LMMS, que agora não abre mais os plugins VST.
O LMMS, vem com quase tudo que é necessário para produzir audio.
Tem um ótimo carregador de soundfonts, e também de samplers, entre muitos outros instrumentos.
Faça download da versão 0,43, que é a última.
Esta nova versão que ainda é beta, esta ótima,  esqueça qualquer experiência do passado em versão anterior.
O melhor de tudo é que não precisa usar o Jack, pois o programa é um sistema de audio independente.
Exporta os arquivos de audio para waw e ogg.
Depois é só converter em mp3.
De todos que testei até agora no Linux, é o melhor programa para se produzir audio, o mais completo.
Use o Synaptic para download, mas primeiro carregue o repositório.
Obviamente quando você for trabalha nele, é recomendável evitar deixar janelas de outros programas aberto, usar só ele, que melhora o rendimento.
Se já não instalou, instale e vamos trocar idéias.

Offline kimribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Página do compositor Kim Ribeiro
Re: Ubuntu Studio 8.10
« Resposta #7 Online: 08 de MAR?O de 2009, 20:13 »
baixei o pacote da versão 0.4.3 e (iniciante em linux) dei o apt-get install lmms, instalando - com isso - a versão 0.3.2, que é a última encontrada por esse método.
Depois tentei clicando no install do pacote baixado, e vi que a instalação é meio maceteada.
Então procurei o lmms pra abrir e não achei o item de menu entre os Aplicativos, motivo pelo qual inicio digitando no terminal lmms

Apesar de ser uma versão mais antiga funciona direitinho, mas o som está estranho > em vez de durar as notas ficam curtas...  tem algo que não está bem.
Mas dando uma olhada geral fiquei animado a ir mais fundo, de preferência nesse bate-bola. O lance de escolher a localização do som em sonround em vez de pan já achei bem sofisticado...
Importei um arranjo que havia feito para Borandá, do Edu Lobo e criei o projeto.
Gostaria de colocá-lo aqui pra v. conferir esse lance do som mas não sei muito bem como.

Observação final > será que não vale a pena transferir esse tópico (e discussão) pro sub grupo de som que tem aqui no fórum? ( Suporte Técnico > Aplicativos > Áudio e Vídeo)
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2009, 20:26 por kimribeiro »
UbuntuStudio 10.04 rodando num portátil Acer Aspire 4520

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 8.10
« Resposta #8 Online: 08 de MAR?O de 2009, 21:32 »
Tens razão, é melhor discutir o assunto em som.
Mas dá para instalar facilmente a nova versão do lmms.

Mas pode pegar o meu e-mail:

pfranzen@terra.com.br

Podemos trocar mais idéias de forma mais prática.

Melhor ainda o meu msn é:
prfbecker@hotmail.com