Autor Tópico: Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )  (Lida 5909 vezes)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )
« Online: 01 de Novembro de 2008, 18:12 »
Ola,
Me arrisquei a experimentar o KDE 4 com o novo kubuntu, o que me ta incomodando é que não posso usar os efeitos pra poder jogar games que usam 3d opengl .. o jogo fica com um efeito tipo flicker piscando ... provavelmente um tipo de bug do aiglx ou algo assim ..
tentei pesquisar no google, mas não achei uma solução, fora desativar os efeitos ...

Alguem sabe se tem como arrumar isso ?? acho que esse problema é do AIGLX né ?? deve dar também com o Compiz ... nem sei ...

e aí, como arrumo ? ou espero até la pelo KDE 4.5 pra ter o problema resolvido ? :( :P
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2008, 22:16 »
Beleza ArKanjo !!!
À título de curiosidade... sua placa de vídeo é Nvidia??? Se a resposta for sim, o problema todo não está no AIGLX, OpenGL, Compiz ou no KDE. O problema todo está no driver de vídeo que a Nvidia está disponibilizando para usuários GNU/Linux. Pelo que parece, esse driver possue uma parcial e modesta compatibilidade com o KDE4. Como o driver é "fexado", a comunidade Linux não pode fazer nada para tentar resolver esse problema de compatibilidade com o KDE4. O que nos resta é esperar por uma solução vinda da própria Nvidia e sua futura implantação no seu próximo driver de vídeo
Aquí tem um mini-tuto que nos dá alternativas para contornar parcialmente esses problemas. Os usuários de drivers Nvidia e que usam SOs com o KDE4 podem dar uma lidinha:  http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=118088  Infelizmente no meu sistema, nenhuma dessas dicas funcionou.
Abraço fera!!!
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 22:24 por RodrigoFSS »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2008, 22:37 »
Veja se isso ajuda um pouco:

Na section Screen tente não deixar muitas opções (algumas entram em conflito), na minha máquina quando usava KDE4 para testes estava assim (continua assim no KDE3)

Option         "PixmapCacheSize" "1000000"
    Option         "OnDemandVBlankInterrupts" "True"
    Option         "UseEvents" "False"
    Option         "DamageEvents" "True"
    Option         "TripleBuffer" "True"
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2008, 01:48 »
esqueci de comentar .. o video é onboard do laptop Acer 3102wlmi

é uma ATI xpress 1100 com o driver instalado pelo EnvyNG

o xorg esta bem simples como foi deixado pela instalação, não coloquei nada ainda

ta assim

Código: [Selecionar]
Section "Monitor"
        Identifier      "Configured Monitor"
EndSection                                 

Section "Screen"
        Identifier      "Default Screen"
        Monitor         "Configured Monitor"
        Device          "Configured Video Device"
        DefaultDepth    24
EndSection

Section "Module"
        Load    "glx"
#       Disable "dri2"
EndSection

Section "Device"
        Identifier      "Configured Video Device"
        Driver  "fglrx"
EndSection

Ninguem mais teve esse problema ?? achei ter lido em algum lugar sobre problemas entre os efeitos visuais AIGLX  e opengl ...
Pra vcs funcionam normais efeitos do desktop e jogos 3d ?
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2008, 10:51 »
Grande ArKanjo !!!
No meu sistema existe vários pequenos bugs, mas nada que me atrapalhe quando executo algum programa. Eu não tenho nenhum jogo 3D instalado no meu Kubuntu e por isso, infelizmente, não poderia te dizer se o problema ocorre ou não com usuários de VGAs Nvidia.
Com relação as "piscadelas" no meu sistema, eu conseguí resolver esse problema por completo com a dica do amigo Riverfount postada nesse link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42103.0.html  Teste no seu sistema, quem sabe funciona também.
Forte abraço!!!
« Última modificação: 02 de Novembro de 2008, 11:16 por RodrigoFSS »

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2008, 16:13 »
Ainda não testei, pq to no trampo, mas acho que não é bem a mesma coisa ...
Pra uso geral funciona numa boa... o problema é em algo que use o OpenGL

meu video é ATI xpress 1100 com driver proprietario

Não precisa de jogo não pra ver esse erro, só colocar o Mplayer ou Kaffeine pra usar a saida de video "GL" ou "OpenGL" eu acho que é algum problema, pois os efeitos em 3d, fazem o desktop todo funcionar sob opengl né ? daí qd aparece algo usando opengl
ele fica um por cima do outro e o desktop tentando copiar e exibir o opengl que ja esta aparecendo, causando o flicker .... entenderam :P
Fica piscando só a área onde esta o video (ou o jogo) o resto fica normal ....

Quem tiver com video ATI e o kubuntu novo com KDE 4, ative os efeitos, e tenta exibir um video usando a saida GL (OpenGL) como comentei ou algum jogo 3d com opengl, pra ver se aparece o mesmo problema !
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline Ricardo CM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2008, 23:16 »
olá!

eu uso esse mesmo computador, com essa mesma placa de vídeo e o kde4 e estou tendo o mesmo problema... a dica do Riverfount infelizmente não deu certo porque o serviço que ele citou nem estava na lista ...

se achar algo aviso aqui...

Obrigado!

Offline claudioufo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 07:12 »
Ola colegas,
Então, acabei de fazer o registro no forum. depois vou configurar minha conta!


Mas o importante agora é esse problema relatado.
Eu uso uma ATI Radeon x1650 da Gigabyte e eu tenho o mesmo problema!

O meu caso é como o citado acima. a tela pisca com Vídeos e também nos Jogos!
Eu resolvi o problema do vídeo em alguns Players, como o VLC, modificando no 'seletor de sistemas multimídia' na aba vídeo opção de saída de vídeo selecionando 'X Window System (sem Xv)'. mas isso só resolveu no VLC, não sei porque. No Mplayer e muitos outros o problema persiste.
Os jogos ainda piscam, mas apenas os que precisam de suporte 3D.

Ainda não tentei as dicas citadas acima. vou fazer outro horário.
bom, é isso. O problema não é só da Nvidia.

Abraço a todos.
Claudio R Junior
Analista de Sistemas

Offline Evandro Abu Kamel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu Jaunty
    • Ver perfil
    • Fórum Sistemas de Imformação PUC Minas
Re: Kubuntu 8.10 (KDE 4) jogos 3d ficam piscando ( Flicker )
« Resposta #8 Online: 08 de MAR?O de 2009, 03:55 »
Também estou com o mesmo problema, instalei recentemente o KDE4 no meu Kubuntu Hardy.
Habilitei apenas os efeitos de janelas mais leves, de minimizar, maximizar, abrir, fechar, sombra e transparência da barra de título; uso poucos widgets.

Tenho uma ATI Radeon x300 128MB e instalei o driver proprietário; quando usava o KDE3 sem efeitos 3D, as aplicações funcionavam perfeitamente.

Os aplicativos 3D como jogos e o Blender agora ficam piscando (flicker), alguns menos, outros mais. Mas o jogo Extreme Tux Racer funciona perfeitamente, talvez porque seja leve demais.

Será que se mudar o "Tipo de Composição" nas "Configurações da Área de Trabalho" mude alguma coisa, em vez de OpenGL, colocar o XRender? Alguém sabe algo sobre ele?

Flw.
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2009, 04:01 por Evandro Abu Kamel »