Autor Tópico: Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora  (Lida 5626 vezes)

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Online: 23 de MAR?O de 2006, 10:20 »
CEO da Novell diz que em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corporativo
Publicado por brain em Qua, 2006-03-22 22:42. Mercado

Jack Messman, o CEO da Novell, afirmou em entrevista recente que o futuro trará uma concentração do mercado corporativo em torno de 2 fornecedores apenas: Novell e Red Hat. Não é a primeira vez que esta previsão é feita, veremos como as nascentes ofertas corporativas de fornecedores como Mandriva, Ubuntu e outros projetos reagirão. Veja o texto completo em Novell predicts only two Linux distros will survive - WhatPC?.

Novell e Dell ampliam acordo em Linux: “'A Novell e a Dell anunciaram nesta semana a ampliação da parceria para soluções de gerenciamento de sistemas Linux. Durante o evento Brainshare 2006, as empresas apresentaram o Novell Zenworks 7 Linux Management - Dell Edition, ferramenta que auxilia os usuários a instalar, gerenciar e manter hardware, sistemas operacionais e aplicações a partir de um console. A solução, que é aguardada para abril, suporta ambientes e aplicações Red Hat Enterprise e Novell SUSE Linux Enterprise Server. O custo estimado é de 69 dólares por licença e o canal comercial será a própria Dell. A companhia(Novell) anunciou durante o evento Brainshare 2006, que integrou mais cinco pequenas desenvolvedoras ao programa Market Start, destinado a impulsionar as operações das start ups. Entre as novas empresas estão Alfresco, Black Duck, Enterprise DB, Spike Source e Novacoast. Entre as empresas do grupo inicial estavam, por exemplo, a MySQL AB e a SugarCRM.'” A nota foi enviada por Matheus Santana Lima

Fonte: http://br-linux.org/linux/node/3120
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #1 Online: 23 de MAR?O de 2006, 10:21 »
Esqeuceram do Ubuntu, do jeito que anda não duvido que logo logo ele comece a ficar forte em servidores, quando a mandriva, só falta enterrarem ela.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #2 Online: 23 de MAR?O de 2006, 14:41 »
hahahahahahhaah to dando risada!

O Ubuntu ja nasceu grande... ele não expandiu, explodiu!
Bobagem pura dizer que só vai restar Novell e Redhat. O Fedora nem ta fazendo tão sucesso... foi mais um fogo de palha no começo. A verdade é que a comunidade Ubuntu é a que mais cresce.

Pra mim vão ficar muitas distribuidoras, mas as maiores vão ser Redhat, Novell, Mandriva e Ubuntu. Agora tem que ver o seguinte... Ubuntu de longe é uma das piores distribuições que conheço pra servidor. Tem que ver isso também. O mercado do Ubuntu é diferente e está mais focado em Desktop pessoal e corporativo, diferente da Redhat que está preocupada nos grades servidores, tanto que deixou a versão open source de seu linux pra comunidade continuar. A Novel também ja deu a entender que quer pegar tanto servidores quanto desktops. E a Mandriva a mesma coisa.

É uma briga feia. Acho que Slackware, Debian e Gentoo, estas distribuições mais dinossáuricas tentem a perder mercado a cada dia, a menos que passem por uma revolução total, caso contrário vão se limitar a usuário avançados do sistema e deixar de lado esta grande fatia de novos usuários recém chegados no mundo Linux.

Ja dizia o sábio: Pode ser que sim, pode ser que não, mas o mais certo é "quem sabe".

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #3 Online: 24 de MAR?O de 2006, 17:25 »
A previsão é para uso corporativo e o Ubuntu é focado mais para desktop.
Acredito que pela filosofia do Ubuntu, ele não faça muito sucesso em corporações. Primeiro pelo seu desenvolvimento técnico como servidor, segundo pela sua maneira de ser.
Tenho visto uma preferencia para distribuições que tenham versões pagas, cobrando por sua instalação e manutenção como é o caso da Red Hat, Novell.
De qualquer modo, prever o que vai acontecer daqui a 5 anos em informática, é demais.
O certo é que o número de usuarios Linux vem aumentando muito e essa fatia, cada vez maior, vai preferir aqueles sistemas mais amigáveis e fortes economicamente.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #4 Online: 24 de MAR?O de 2006, 17:30 »
Uma coisa eu aposto é na mandriva sumir e o ubuntu em 5 anos vai saber se o lado server dele ja não evoluiu
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #5 Online: 24 de MAR?O de 2006, 17:49 »
A Mandriva caminha mais para a falencia do que para se tornar numagrande distro. Eles estão completamente perdidos, para reduzir custos despediram o grande criador e mentor da Mandriva.. É triste, mas o homem que sozinho contribuiu mais para tornar o Linux usavel e amaigavel foi despedido do projecto que ele proprio criou para reduzirem custos...

Offline bleeder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #6 Online: 25 de MAR?O de 2006, 14:45 »
Citação de: "n3t0"
Uma coisa eu aposto é na mandriva sumir e o ubuntu em 5 anos vai saber se o lado server dele ja não evoluiu

+1
Para uma distro de aproximadamente 2 anos de existência ter crescido tanto e com uma das maiores e mais ativas comunidades do mundo, o Ubuntu vai longe.
Novell e Red Hat nos aguardem! 8)

Valeus!

Piras

  • Visitante
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #7 Online: 26 de MAR?O de 2006, 12:41 »
Lembrem-se que a notícia trata do mercado corporativo, aquele que não só instala o sistema, mas que também oferece serviços de treinamento e suporte, além de ampla personalização, o tipo de coisa que só mesmo uma companhia muito profissional e madura poderia prover.

Para mim, o que se delineia no horizonte do Linux é uma separação cada vez maior entre ambos os mercados. Afinal, quem oferece atualizações semestrais e a última versão de cada programa pode perfeitamente agradar ao usuário doméstico, mas dificilmente oferecerá a estabilidade e segurança exigidas pelo cliente corporativo. Não sei exatamente o caminho do Ubuntu, mas dificilmente a Canonical ofereceria a um grande cliente corporativo a última versão de "sua" distro. Salvo se o ritmo das atualizações for mudado.

Piras

  • Visitante
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #8 Online: 26 de MAR?O de 2006, 12:44 »
Por outro lado, eu não acho que o mercado já esteja maduro o suficiente para este tipo de previsão. Agora que o Linux alcançou um padrão de comodidade próximo ao do Windows muita água pode passar por baixo da ponte...

Offline minholi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
    • Blog do Minholi
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #9 Online: 26 de MAR?O de 2006, 22:33 »
A Novell tem uma vocação inata para fazer previsões furadas. Acho que eles sonham tanto em recuperar o domínio que tinham no mercado corporativo na época do Netware 4.x que as vezes acabam entrando num delírio coletivo lá dentro.

Offline Edards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #10 Online: 27 de MAR?O de 2006, 11:16 »
Minha humilde opinião para o mercado nacional em 5 anos:

Desktop Caseiro - Kurumin e Ubuntu

Desktop Corporativo - Ubuntu e Mandriva

Servidores - Suse, RedHat, Mandriva e Debian

Penso assim pelo que vejo nos meus clientes e pelo que observo no desenvolvimento das distros.

Mas nestes 5 anos muita coisa pode mudar, quem viver verá!

Sds,
Edards - "É duro nada de poncho e mergulha de guarda-sol"
Atlhon 64 3400+ § 1Gb RAM § VGA FX 5200 128mb

Offline juliocesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • www.tecnocracia.eti.br
    • Ver perfil
    • http://tecnocracia.eti.br
Em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corpora
« Resposta #11 Online: 27 de MAR?O de 2006, 15:18 »
Citação de: "Edards"
Minha humilde opinião para o mercado nacional em 5 anos:

Desktop Caseiro - Kurumin e Ubuntu

Desktop Corporativo - Ubuntu e Mandriva

Servidores - Suse, RedHat, Mandriva e Debian

Penso assim pelo que vejo nos meus clientes e pelo que observo no desenvolvimento das distros.

Mas nestes 5 anos muita coisa pode mudar, quem viver verá!

Sds,


Concorco em alguns pontos!
Principalmente na questão do Desktop, onde temos estabilidade e facilidade. Alem deuma boa safra de pacotes atualizados, o que deixa o Debian Sarge um pouco atrás.

Para servidores e Corporações o principal fator é o suporte a garantia do investimento. Desta forma a RedHat e a Suse estabelecem um fator importante por serem também empresas. O Debian aparece e com certeza é tão forte em questão de tecnologia quanto Novell e RedHat mas tem uma grande aplicação informal, que não atrai grandes corporações.

A Mandriva contudo tem um suporte maior na America Latina e pode continuar sendo este o seu mercado forte, uma vez que a Amaerica do NOrte é da RedHat e a Europa da Novell.

Dsitribuições como o Debian possuem uma visão diferente, crescendo em qualidade em vez de mercado. Por isto, podemos dizer que muitas distros lideres em Desktop devem a estabilidade ao Debian e os aplicativos aos desenvolvedores.
Júlio César
Gestão e Governança de TI
www.tecnocracia.eti.br