Autor Tópico: Instalação do Receitanet 2009  (Lida 27806 vezes)

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Instalação do Receitanet 2009
« Online: 03 de MAR?O de 2009, 22:03 »
Prezados, mais uma vez, aqui estou eu de volta com problemas com meu Kubuntu.

Instalei normalmente o programa gerador do IRPF2009.

Porém, não consegui instalar o bendito Receitanet (programa para enviar a declaração).

Baixei o programa ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin, abri propriedades e marquei a opção "É executável" como fiz com o programa gerador da declaração, mas não tive êxito.

Quando clico, simplesmente não acontece nada. Não executa nada e, obviamente, não instala o programa.

Alguma dica do que pode estar acontecendo?
A declaração tá prontinha, só falta a instalação do Receitanet.

Offline rborowski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2009, 22:19 »
Buenas

Você já tentou ir no terminal e digitar:

Código: [Selecionar]
./ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin
no diretório onde você baixou?

Abraço

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2009, 00:29 »
Valeu amigo.... 

Já foi um passo a mais, mas deu o erro abaixo:

Assistente InstallShield

Inicializando Assistente InstallShield...

Procurando Java(tm) Virtual Machine...
..............................The wizard cannot continue because of the followin                                                                                                              g error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)


Parece que é a versão do java. É isso?

Bom, sou leigo... mas o fato é que instalou o programa gerador da declaração numa boa.

Entrei no site do java e testei minha versão:

Opa! Você não tem o Java recomendado instalado.
Sua versão do Java é 1.6.0. Clique no botão abaixo para obter o Java recomendado para o seu computador.

NOTA: Se você tiver concluído recentemente a instalação do software Java, reinicie seu navegador (feche todas as janelas dele e abra o navegador novamente) antes de verificar a instalação.


É recomendável atualizar meu java?
Qual a forma mais prática para isso? Lá no site próprio, a instalação parece meio complicada.

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #3 Online: 04 de MAR?O de 2009, 08:07 »
Amigo,

Em meu Ubuntu 8.10 64bits eu fui até o site da sun, no link http://www.java.com/pt_BR/download/help/5000010500.xml#download, baixei a versão RPM mesmo e utilizei o alien para converter o arquivo RPM para DEB e depois fiz a instalação do arquivo. Mas no link que eu te mandei também existem as instruções para instalar a partir do codigo fonte.

Abraços,
Carlos Tavares
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #4 Online: 04 de MAR?O de 2009, 08:23 »
Já li que tem que instalar o java da Sun, desinstalando o que vem por padrão no Ubuntu, veja: http://coringao.wordpress.com/2009/03/02/receita-federal-2009/   "Ricardo Novais Pinto

Caro Oriovaldo e colegas,

Para resolver o problema da instalação do Receita Net, removam todos os pacotes openjdk e em seguida instalem o sun-java6-jre e o sun-java6-bin:

sudo apt-get remove openjdk-6-jre openjdk-6-jre-headless openjdk-6-jre-lib

sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-bin

Não posso testar agora, mas possivelmente também resolve o problema da importação dos dados da declaração de 2008.

Sds."
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2009, 08:26 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline rborowski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2009, 14:11 »
Já li que tem que instalar o java da Sun, desinstalando o que vem por padrão no Ubuntu, veja: http://coringao.wordpress.com/2009/03/02/receita-federal-2009/   "Ricardo Novais Pinto

Caro Oriovaldo e colegas,

Para resolver o problema da instalação do Receita Net, removam todos os pacotes openjdk e em seguida instalem o sun-java6-jre e o sun-java6-bin:

sudo apt-get remove openjdk-6-jre openjdk-6-jre-headless openjdk-6-jre-lib

sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-bin

Não posso testar agora, mas possivelmente também resolve o problema da importação dos dados da declaração de 2008.

Sds."

É isso aí. Valeu Ioca.

Offline 10aduzia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #6 Online: 04 de MAR?O de 2009, 20:31 »
Pessoal, segui o que foi dito neste tópico pra instalação e foi tudo beleza.
Quando tentava importar a de 2008, dava uma mensagem de erro sem nada escrito; acabei mudando o dono da pasta "irpf2009" criada para o meu usuário e consegui importar sem erro, talvez a dica sirva pra alguém...ou eu fiz alguma besteira na instalação, mas por enquanto dessa forma funcionou aqui.

/valeu

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #7 Online: 05 de MAR?O de 2009, 00:31 »
Já li que tem que instalar o java da Sun, desinstalando o que vem por padrão no Ubuntu, veja: http://coringao.wordpress.com/2009/03/02/receita-federal-2009/   "Ricardo Novais Pinto

Caro Oriovaldo e colegas,

Para resolver o problema da instalação do Receita Net, removam todos os pacotes openjdk e em seguida instalem o sun-java6-jre e o sun-java6-bin:

sudo apt-get remove openjdk-6-jre openjdk-6-jre-headless openjdk-6-jre-lib

sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-bin

Não posso testar agora, mas possivelmente também resolve o problema da importação dos dados da declaração de 2008.

Sds."

Rapaz, deu certinho!!!

Valeu!! Já estava meio desesperado... A declaração pronta desde o primeiro dia e sem poder enviar. Perdi alguns dias preciosos... Se houvesse mandado no dia 02/03, receberia no 2º lote. Mas tudo bem!! O importante é que consegui.
Consegui através dessas dicas acima.

Valeu!!

Obrigado!

Offline model19

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #8 Online: 07 de MAR?O de 2009, 11:37 »
Amigo,

Em meu Ubuntu 8.10 64bits eu fui até o site da sun, no link http://www.java.com/pt_BR/download/help/5000010500.xml#download, baixei a versão RPM mesmo e utilizei o alien para converter o arquivo RPM para DEB e depois fiz a instalação do arquivo. Mas no link que eu te mandei também existem as instruções para instalar a partir do codigo fonte.

Abraços,
Carlos Tavares

socorro!!! só fazia declaração no windows. não sei nem tenho segurança para fazer nada do que vocês falam (terminal, código-fonte), mas preciso executar o Programa IRPF. Vou tentar expliar o que acontece: faço o download da página da receita, aparece na caixa de download do navegador, pergunta em que pasta vou colocar, e quando termina o download eu não consigo desenvolver mais nada, nem loalizo mais em qual pasta está. será que meu caso tem salvação? Obrigada.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #9 Online: 07 de MAR?O de 2009, 14:25 »
Usuário Linux- 449417

Offline cesarramina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Ubuntu64 - MacOSX
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #10 Online: 07 de MAR?O de 2009, 14:37 »
Tem uma coisa MUITO IMPORTANTE que ninguém falou ainda.
Os programas da Receita TEM que ser instalados na pasta local.
Nunca numa pasta do sistema.
Sempre na sua própria pasta /home/você.. senão vai ficar sem acesso à escrita e execução.
___________
Cesar

Offline jxajro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #11 Online: 28 de MAR?O de 2009, 23:09 »
Gente do céu....queria agradecer as dicas do LOCA 100!!!!

CARA...vc é gênio!!!!!!

Eu tava quase desistindo do ubuntu e preparando o bolso prum xp!!! também tive sérios problemas com o envio do imposto tive que ir na casa de um amigo com o windows pra enviar. Engraçado que instalei o programa pra FAZER o imposto até que facil mas o receitanetjava NADA!!!

Depois que segui as dicas do cara aqui..SUUUUUCEEESOOOO! Se bem que já nao precisava...mas....foi pra vencer o Ubuntu.?

Mas agora...pra que serve esse JAVA VIRTUAL MACHINE? faço o que agora com isso?

Bem...valeu!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #12 Online: 29 de MAR?O de 2009, 23:44 »
Citar
Mas agora...pra que serve esse JAVA VIRTUAL MACHINE? faço o que agora com isso?

Deixe quietinha...  ;) ;D  a JVM é onde os programas em Java rodam, por isso precisou dela para rodar o IR. Se for rodar alguma outra coisa em Java ( muito comum), ela deve estar lá. 

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2009, 12:22 »
Meus amigos, não sei se este é o canal correto para meu comentário, mas como sou novato no Ubuntu e também no forum, estou meio perdido.

Segui as dicas para instalação do programa da Receita Federal 2009 e o processo foi concluído com êxito.

Mas continuo sem consegui importar os dados da declaração do ano passado (aparece uma caixa de diálogo sem nada escrito), mesmo seguindo as dicas do forum. Daí tenho algumas dúvidas básicas:

- os arquivos da declaração do ano anterior que tenho foram feitos no aplicativo para Windows, isso pode ser um impeditivo?

- caso positivo, como aproveitar as informações que já lancei com o programa no ano passado? Mesmo salvando como cópia de segurança não consigo abri-lo.

- quando uso o comando $ chmod -R 777 /usr/local/irpf2009 aparecem mensagens que entendo como ação não autorizada ou coisa do tipo. O quê fazer?

Estamos na reta final e não quero ter que usar o Windows para isso.

Como um recurso de emergência, quais os procedimentos para instalar o IRFP2009 via Wine?

Tentei fazer essa instalação mas o programa não abre e ao tentar desinstalá-lo tudo aparentemente vai normal, só que o link e o programa continuam aparecendo e nada funciona.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Instalação do Receitanet 2009
« Resposta #14 Online: 14 de Abril de 2009, 13:08 »

Mas continuo sem consegui importar os dados da declaração do ano passado (aparece uma caixa de diálogo sem nada escrito), mesmo seguindo as dicas do forum.


Eu estava com o mesmo problema e achei que deveria ser devido a questões relacionadas às permissões de acesso aos arquivos nas pastas do Windows (não enfrento o mesmo problema em outros programas -- inclusive minha pasta "home", na prática, é a do Windows -- mas, não sei porquê acontece no programa da Receita).

Então, resolvi da seguinte forma: entrei via terminal (consola) e teclei o comando
     sudo java -jar /usr/local/irpf2009/irpf.jar

Ele me pediu a senha e o programa carregou. Eu importei os dados e a partir daí não precisei mais executá-lo usando o sudo nem o terminal. Não sei se foi a melhor alternativa (ou a mais "elegante") mas funcionou.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1