pois é, "quebrar o script" é a melhor solução, não há duvida, tanto para execução quanto para manutenção.
Mas no meu caso não pois cada computador terá de ter a rotina e, seu eu criasse uma pasta dentro de barra e jogasse os scripts lá, ainda assim teria a possibilidade de algum técnico cabeça de bagre remover um ou outro arquivo e, ainda por cima, teria mais arquivos para administrar.
Centralizar em um servidor é impossivel, devido a complexibilidade do sistema, cada computador tem alguns campos de identificação diferenciados e estava muito dificil jogar tudo em um mesmo lugar, acabei optando pela execução local do script, o que me obrigou a alterar determinados campos no script, o que o diferencia, consegui separar os computadores em grupos de 50, ou seja, tenho 50 scripts diferenciados e cada grupo tem em média 30 computadores.
É um negócio meio complicado mesmo e para facilitar o sincronismo e aumentar sua velocidade, joguei tudo dentro de um unico arquivo dentro do bin.
rsync é uma maravilha.
Agora vou te dizer, apesar de não ser muito legal scripts muito grande, esse foi tão dificil de fazer, tão complexo, que eu aumentei em muito meu conhecimento.
para ter uma idéia, tive de desenvolver um software que funciona como o activesync da microsoft para sincronizar um equipamento ligado na porta paralela.
O syncE não deu certo.
É por isso que eu amo linux, a satisfação de fazer algo que parecia impossivel é ótima.