Autor Tópico: IRPF2009 - Imposto de Renda 2009  (Lida 15166 vezes)

Offline EvandroArêdes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: IRPF2009 - Imposto de Renda 2009
« Resposta #15 Online: 08 de MAR?O de 2009, 23:16 »
Pra quem tá com dificuldade no programa, vê se esse tutorial específico pra Ubuntu, ajuda:

http://coringao.wordpress.com/2009/03/02/receita-federal-2009/

 ;)

Rapaz, que legal, resolveu meu problema.

Especificamente no post do colega Ricardo Novais Pinto, nesse link, e também aqui no fórum na parte de iniciantes, comigo o que funcionou foi desinstalar o openjdk, conforme postado:

sudo apt-get remove openjdk-6-jre openjdk-6-jre-headless openjdk-6-jre-lib.

O sun-java6-jre sun-java6-bin já estavam instalados e não teve mais problema.

Instalou direitinho o Receitanet.

É por isso que curto cada vez mais o espírito Linux. Colaboração 100%!!!

Abraço a todos.

Evandro

--------------------

Resolvi editar este post pois, após a instalação do ReceitaNet, depois de desconectar o claro 3G, desligar o computador e ligar novamente, tive que reinstalar todos os openjdk que havia removido.
Coisa de principiante, estava na dúvida se seria necessário a reinstalação. Bom, o modem claro 3G não conectava de jeito nenhum; fui no Synaptic e reinstalei tudo.
Agora tá legal.
Gostaria de saber apenas se com a instalação novamente dos openjdk vou conseguir transmitir a declaração, que não está feita ainda...
Foi necessário removê-los apenas para a instalação, ou para o envio também existe essa necessidade?
De qualquer forma, vale para alguém que esteja na mesma situação, que eu passe minha experiência.

Sempre entusiasta!

Evandro
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2009, 02:03 por EvandroArêdes »

Offline avellar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: IRPF2009 - Imposto de Renda 2009
« Resposta #16 Online: 09 de MAR?O de 2009, 22:25 »
Pra quem tá com dificuldade no programa, vê se esse tutorial específico pra Ubuntu, ajuda:

http://coringao.wordpress.com/2009/03/02/receita-federal-2009/

 ;)

Rapaz, que legal, resolveu meu problema.

Especificamente no post do colega Ricardo Novais Pinto, nesse link, e também aqui no fórum na parte de iniciantes, comigo o que funcionou foi desinstalar o openjdk, conforme postado:

sudo apt-get remove openjdk-6-jre openjdk-6-jre-headless openjdk-6-jre-lib.

O sun-java6-jre sun-java6-bin já estavam instalados e não teve mais problema.

Instalou direitinho o Receitanet.

É por isso que curto cada vez mais o espírito Linux. Colaboração 100%!!!

Abraço a todos.

Evandro

--------------------

Resolvi editar este post pois, após a instalação do ReceitaNet, depois de desconectar o claro 3G, desligar o computador e ligar novamente, tive que reinstalar todos os openjdk que havia removido.
Coisa de principiante, estava na dúvida se seria necessário a reinstalação. Bom, o modem claro 3G não conectava de jeito nenhum; fui no Synaptic e reinstalei tudo.
Agora tá legal.
Gostaria de saber apenas se com a instalação novamente dos openjdk vou conseguir transmitir a declaração, que não está feita ainda...
Foi necessário removê-los apenas para a instalação, ou para o envio também existe essa necessidade?
De qualquer forma, vale para alguém que esteja na mesma situação, que eu passe minha experiência.

Sempre entusiasta!

Evandro


Montei um passo-a-passo após a instalação no meu notebook.


1) Efetuar download no link abaixo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2009/PgdJava/progIRPF2009linux.htm

2) No diretório onde foi efetuado o download (no meu exemplo a pasta chama-se ekzemplo) adicione a permissão para execução do arquivo

usuario@Tekkomputilo:~/ekzemplo$ chmod +x IRPF2009linuxv1.0.bin


3) Execute o arquivo bin conforme comando abaixo:

usuario@Tekkomputilo:~/ekzemplo$ ./IRPF2009linuxv1.0.bin

4) Depois é só seguir as orientações da instalação.

RECEITANET

5) A máquina virtual java (JVM), versão 1.4.2 ou superior, deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM. Recomendamos a utilização da JVM 1.5 para acesso a todas opções de assinatura digital de declarações. (provavelmente já esteja instalado)

6) Faça o download do Programa:
http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/programas/receitanet/Java/ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin

7) Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin " .

8 ) A instalação é efetuada com o seguinte comando:

usuario@Tekkomputilo:~/ekzemplo$ ./ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin -is:javahome /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.10/jre (verifique se este diretório existe)


Abraço,

Avellar

Offline andre/paraty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: IRPF2009 - Imposto de Renda 2009
« Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2009, 21:31 »
consegui instalar seguindo as dicas mas só consigo carregar  o receitanet,o programa do IRPF não carrega,já tentei todas as permissões aqui citadas.uso ubuntu 7.10

Offline andre/paraty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: IRPF2009 - Imposto de Renda 2009
« Resposta #18 Online: 07 de Abril de 2009, 23:30 »
Estou,depois de uma semana tentando,desistindo de disparar esta versão Linux mas andei lendo que seria possivel instalar a versão ruindows pelo wine,alguem poderia confirmar se funciona pois meu tempo para declarar o IRPF está se esgotando.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: IRPF2009 - Imposto de Renda 2009
« Resposta #19 Online: 10 de Abril de 2009, 15:38 »
Gente, pode deixar, já descobri.  :D

Pra quem tem a mesma dúvida, eu abri o IRPF 2008 e lá a declaração aparece numa boa. Então gravei uma cópia de segurança do arquivo e quando voltei no IRPF 2009, fui em Importar Dados e busquei a cópia de segurança do arquivo. Daí o programa de 2009 conseguiu ler e abriu normalmente.

 ;D

No meu caso, fiz a última declaração e a respectiva cópia de segurança no windows. Ao tentar importar dados do arquivo surge mensagem de erro. Não tenho cópia da declaração no Ubuntu.

Comigo aconteceu o mesmo que com antoniodossantosor. Fiz minha declaração de 2008 pelo Windows e não consigo recuperar os dados dela no programa da Receita dentro do Ubuntu, nem da pasta de backup (como fez o Léo Pinto), nem da Gravadas nem da Transmitidas (pelo Windows eu recupero numa boa de qualquer uma das três).

Alguém já conseguiu resolver isso?

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline lilibollero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: IRPF2009 - Imposto de Renda 2009
« Resposta #20 Online: 27 de Abril de 2009, 22:00 »
Desinstalar
Seguinte. eu segui esses tutoriais para instalar mas algo ocorreu que eu preenchi umas 6 vezes e em nenhuma das vezes o programa salvou ou permitiu que eu o fizesse.
Assim, como faltam poucos dias, resolvi salvar o arquivo windows fazer no laptop e depois tentar passar pelo linux [ainda nao o fiz] mas fiquei com tanta raiva que desejo ardentemente desinstalar esses programas da receita do meu ubuntuzinho lindo. só que clicar na opcao desinstalar que vem no programa nao esta sendo possivel.
pensei em tentar pelo terminal mas nao obtive sucesso provavelmente por estar usando termos errados. rs
gostaria de ajuda para desinstalar pois caso nao passe vou usar o windows mesmo, fazer o q? tem coisas que ainda não me entendi no linux. [mas o tempo resolverá tenho certeza.]