Autor Tópico: Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?  (Lida 14720 vezes)

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?
« Online: 28 de Fevereiro de 2009, 01:56 »
Fui até uma um escola e perguntei qual linguagem e a melhor, tanto para usar no linux quanto no windows, e me diseram que a java, funciona em varios sistemas operacionais, qual e a mais indicada que funcione nos dois?

E quanto tempo tem um curso de logica de programação, para quem nunca fez?

No curso vai ser ensinado estas linguagens:

Access

Delphi

Asp

Oracle 10G

Java

Qual destas além do java funciona no linux?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 13:03 »
1. Access não é linguagem de programação, como você mesmo pode ver aqui;

2. Delphi também não é linguagem de programação. É uma IDE que usa a linguagem Pascal;

3. Asp também não é programação, e sim um framework, utilizado principalmente em páginas web. é de propriedade da Microsoft, portanto, só para windows. Recomendo esquecer Asp e partir para o PHP;

4. Oracle 10G - Não sabia o que era até o momento, pelo visto é um sistema de banco de dados...

4. Java - única linguagem de programação que você citou....

Não há um tempo pré-determinado para você aprender programação. Basta força de vontade e dedicação, há muito material na internet o que em muitos casos dispensa um curso formal. As linguagens de programação que estão em moda hoje são Ruby e Phyton, mas antes de qualquer uma é importante você procurar aprender a respeito de algoritmos...

Boa sorte na empreitada

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 15:20 »
Não tem muito o que acrescentar ao que o Felix falou. Eu fiz o curso técnico junto com o ensino médio (toda segunda, quarta e sexta - de 13h ás 18h) e durou 18 meses +/-. Depois andei estudando por conta própria shell script e tenho alguns programas criados para a minha necessidade. Python estou no básico ainda, mas por falta de interesse mesmo. C é o mesmo caso.

Recomendo fazer um curso técnico pra vc ter uma boa base pra, caso queira, aprender sozinho outras linguagens (com mais facilidade). Fora que ajuda muito a conseguir um emprego.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 15:52 »
Onde eu fui, o curso tem duração de 8 meses, por isso perguntei, estou desconfiado que e muito pouco tempo.

Eu não sei nada de programação, nem a logica de programação, eu não sei nada.

Eu preciso aprender a logica antes não é?

Eu andei procurando no google, e parece que e bom saber bastante matematica, e verdade?

8 meses não e muito pouco tempo?

Tenho 14 anos.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2009, 15:54 por livre1 »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 15:57 »
Quanto ao tempo para aprender a programar, o texto é longo (mas para quem quer aprender a programar, leitura é essencial), dê uma lida:
Citar
Aprenda a Programar em Dez Anos.

Pesquisadores (Hayes, Bloom) tem demonstrado que leva em torno de dez anos para desenvolver perícia em qualquer de uma variedade de áreas, includindo jogar xadrez, compor músicas, pintar, tocar piano, nadar, jogar tênis e pesquisar neuropsicologia ou topologia. Aparentemente não há atalhos: até Mozart, que foi um prodígio musical aos 4 anos levou mais 13 antes de compor música de primeira classe. De outra forma, ou Beatles parecem ter disparado nas paradas em primeiro lugar com a aparição no show do Ed Sullivan em 1964. Mas eles estavam tocando em pequenos clubes em Liverpool e Hamburgo desde 1957, e mesmo que eles conseguiram uma aparição em masa, o primeiro grande sucesso mesmo, Sgt. Peppers, foi lançado em 1967. Samuel Johnson pensa que pode levar mais do que dez anos: “Excelência em qualquer departamento pode ser alcançada apenas com o trabalho de uma vida toda; não é possível compra-lá por menos.” E Chaucer reclamou: “vida tão curta, leva tantu pra aprender.” Sim, é “tantu”, e não “tanto”, um dia você entende.

Então aqui vai minha receita para sucesso na programação:

    * Aprenda inglês. Leia o original deste texto. Essa tradução só está aqui para exercitar o meu inglês, não o seu. (Nota do tradutor)
    * Se interesse por programação, e faça porque é legal. Tenha certeza que isso continue a ser legal para você dedicar dez anos nisso.
    * Converse com outros programadores; leia outros programas. Isso é mais importante do que qualquer livro ou curso de treinamento.
    * Programe. O melhor tipo de aprendizado é aprender fazendo.
      Colocando de uma forma mais técnica, “o nível máximo de performace individual em um domínio é não é alcançado automaticamente em função de uma experiência extendida, mas sim aumentado mesmo por indivíduos extramente experientes por um esforço deliberativo de melhorar.” (p. 366) e “o aprendizado mais efetivo requer uma tarefa bem definida com uma dificuldade apropriada para o indivíduo em particular, dado que exista um retorno sobre a experiência e oportunidades de repetição e correções de erros.” (p. 20-21) do livro
      Cognition in Practice: Mind, Mathematics, and Culture in Everyday Life, que é uma referência interessante deste ponto de vista.
    * Se você quiser, gaste quatro anos em uma universidade (ou mais em uma pós-graduação). Isso lhe dará acesso a alguns empregos que requerem alguma formação e um grande entendimento do campo de trabalho, mas se você não gosta muito de ir para escolha, você pode (com alguma dedicação) conseguir alguma experiência similiar sobre esse tipo de trabalho. Em qualquer caso, apenas ler livros não será suficiente.
      “Educação em ciências da computação não faz de ninguém um gênio em programação tanto quanto estudar pincéis e pigmentos não fazem um bom pintor.” diz Eric Raymond, autor de The New Hacker’s Dictionary. Um dos melhores programadores que eu já contratei tinha apenas o segundo grau, e ele produziu vários softwares incríveis, tem seu próprio grupo de discussão,
      e fez dinheiro suficiente em ações para comprar seu próprio clube nortuno.
    * Trabalhe em projetos com outros programadores. Seja o melhor programador em alguns projetos, seja o pior em outros. Quando você é o melhor você testa suas habilidades para liderar um projeto, e para inspirar outros com a sua visão. Quando você é o pior aprende o que os mestres ensinam e o que não gostam de fazer (porque eles fazem você fazer por eles).
    * Trabalhe em projetos após outros programadores. Esteja envolvido em entender um programa
      escrito por outro. Veja o que é preciso para entender e consertar quando o programador original não esta por perto. Pense em como desenvolver seus programas para que seja fácil para quem for mante-lós após você.
    * Aprenda pelo menos meia dúzia de linguagens de programação. Includa na lista uma linguagem orientada a objetos (como Java ou C++), uma que seja de abstração funcional (como Lisp ou ML), uma que suporte abstração sintática (como Lisp), uma que suporte especificação declarativa (como Prolog ou C++ com templates), uma que suporte co-rotinas (como Icon ou Scheme), e uma que suporte paralelismo (como Sisal).
    * Lembre-se que há um “computador” em “ciência da computação”. Saiba quanto tempo leva para o seu computador computar uma instrução, carregar uma palavra ad memória (com e sem cache), ler palavras consecutivas do disco rígido, procurar por uma nova posição no disco.(As respostas estão aqui.)
    * Se envolva no esforço de padronização de uma linguagem. Pode ser o comite ANSI C++, ou na padronização de programação na sua empresa, se utilizaram identação com 2 ou 4 espaços. Em qualquer caso, você aprende o que outras pessoas gostam em uma linguagem, o quanto eles gostam e talvez um pouco do porque eles gostam.
    * Tenha o bom senso de cair fora desse processo de padronização tão rápido quanto possível.

Com tudo isso em mente, é questionável o quão longe você pode ir apenas lendo livros. Antes que do meu primeiro filho nascer eu li todos os livros de Como Fazer e ainda me sentia como um novato. Trinta meses depois, quando nasceu meu segundo filho, voltei aos livros para relembra? Não, ao invés disso resolvi utilizar minha experiência pessoal do primeiro filho, que se tornou muito mais útil do que milhares de páginas escritas por especialistas.

Fred Brooks, em seu trabalho No Silver Bullets identificou um plano em três partes para encontrar grandes projetistas de software:

   1. Sistematicamente identifique os melhores projetistas o quanto antes.
   2. Atribua um orientador de carreira responsável pelo desenvolvimento cuidadosamente de um plano de carreira
   3. Promova oportunidades para desenvolvedores em aprendizado interagir e estimular uns aos outros.

Isto assumo que algumas pessoas já possuem as qualidades necessárias para ser um grande desenvolvedor de software; o grande trabalho é apenas coloca-los no caminho correto. AlanPerlis coloca de forma mais sucinta: “Qualquer um pode ser ensinado a esculpir: Michelangelo poderia ser ensinado a não esculpir. É o mesmo com grandes programadores”.

Então vá em frente e compre aquele livro de Java; provavelmente você terá algum uso dele. Mas isso não vai mudar a sua vida, ou o seu conhecimento como um programador em 24 horas, dias, ou meses.
fonte

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 16:10 »
Então felix e verdade que para ficar bom leva um tempo.

Mais eu não fiz nada, ainda, não sei nada de programação.

E no texto não diz se 8 meses e o suficiente para meu treinamento.

Você sabe quanto tempo dura um curso de programação, mais o menos?

Com certeza eu não vou sair nos primeiros meses desenvolvendo programas, e colocando na internet, para as pessoas baixarem.

Eu penso em entrar em um projeto de jogos (games) como programador.

Offline RicardoSEP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
Re: Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 21:58 »
Lembrando que no Oracle existe a linguagem PL/SQL.

Offline JowCG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 23:04 »
Eu fiz junto com o ensino médio, na FAETEC, pela manhã fazia o médio e a tarde o técnico, era todos os dias, mas como é técnico tem matérias variadas não é só programação. No primeiro ano eu aprendi lógica de programação e sua aplicação em Pascal. No segundo e terceiro a gente passou pra um amboente de desenvolvimento gráfico, Delphi (linguagem object pascal) e VB.NET, framework .NET da Microsoft.

Existem projetos pra utilizar essas linguagens no Linux, Lazarus (Object Pascal) e Mono (.NET), porém eu nunca usei e acredito também que quase ninguém use ::) . Programação pra Linux desktop, eu nunca fiz nada, até queria uma dica sobre alguma linguagem e IDE de programação.

Já pra Web, depois que comecei a aprender o PHP, me apaixonei, embora não seja muito avançado, gostei muito da linguagem e vou me aprofundar.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo tem um curso de programação e qual aprender?
« Resposta #8 Online: 01 de MAR?O de 2009, 01:06 »
Acho que não estão entendendo corretamente, o que eu perguntei no topico. :'(

Algumas perguntas eu já entendi, conforme me explicaram.

Mais e a duração de um curso de logica de programação, (não sei nem o basico que é a logica de programação) quanto tempo, tem mais o menos, um curso de logica de programação?

felix poço colocar o site do local onde quero fazer o curso? Porque acho que não estão entendendo corretamente.

Jowcg o curso de logica de programação tem duração de um ano?
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2009, 01:08 por livre1 »