Autor Tópico: Livro "GNU/LINUX - Aprenda a Operar o Sistema na Prática" com base no Ubuntu  (Lida 2209 vezes)

Offline deusr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
O livro GNU/Linux – Aprenda a Operar o Sistema na Prática, como referido pelo título, é uma obra destinada para aqueles que pretendem conhecer na prática e em detalhes os recursos do Linux.Para isso, o livro traz desde a história do Linux até a configuração de redes e servidores, além dos tipos de distribuição, dicas para instalação, os elementos da interface, a árvore de diretórios, gerenciamento de arquivos e pastas, o terminal de comandos, a utilização de aplicativos do Windows no Linux, entre muitos outros itens que possibilitam a compreensão e utilização do sistema e de suas ferramentas.

Elaborado com uma linguagem didática e objetiva, o livro permite o fácil entendimento, possibilitando um aprendizado mais rápido e eficiente, sendo um guia indispensável para quem deseja ingressar no mundo do software livre tanto para uso pessoal, quanto profissional.

Pessoal, muito bacana. Espero que gostem!!

Fonte: http://linuxhard.org/wp/archives/438
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2009, 21:34 por deusr »

Offline 777User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Livro "GNU/LINUX - Aprenda a Operar o Sistema na Prática" com base no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 21:54 »
Perguntas e respostas com o outro autor (Luciano Andress Martini): Livro GNU/Linux aprenda a operar o sistema na prática:

1- Qual é o Objetivo da obra?
A idéia é que o livro seja um acompanhamento ao professor, ao aluno ou
ao usuário que esta explorando o mundo linux. Mas se você já conhece
linux, o livro tem um bom curso de shell script, wine e várias
daquelas receitas que podem salvar sua vida(como solução de problemas,
detecção e configuração de hardware). Abrange um público alvo que vai
de iniciantes a intermediários. Mas também pode ser usado por
Avançados sobretudo em seu mini-curso de shell script e também como um substituto de uma apostila se você é professor.

2- Quanto custa ? Este livro é vantajoso para minha escola de informática?
Você pode consegui-lo por um preço em torno de apenas R$8,00, no caso
de ter uma instituição de ensino, e conseguir revende-lo com 70% de
lucro ainda mantendo um preço abaixo do mercado.
O livro tem um preço muito acessível para você que é professor, e
também para o seu aluno. Se você está numa escola de informática que
trabalha com iniciantes no mundo linux, este é o livro ideal.

3- Este livro abrange distribuições realmente genéricas como Debian e
Gentoo? Porque usaram o simbolo do Ubuntu na capa?
Sabíamos que nosso público alvo seriam usuários de ubuntu por causa de
uma pesquisa de mercado da editora(já que o livro abrange de
iniciantes à intermediários). No entanto nosso livro justamente pelo
título GNU/Linux, ensina sim à sobreviver em outras distribuições e
isso vai de BigLinux, Debian à Gentoo(ensinando inclusive a operação
do comando emerge).

4- Eu sou usuário do Kurumin, posso comprar o livro?
O livro não fala praticamente nada sobre o Kurumin(faltou espaço), no
entanto, por usar distribuições baseadas em Debian, o tempo todo,
conseguimos ser detalhistas o bastante para que você possa comprar
este livro assim mesmo e usa-lo como base. Mas note que o Kurumin é
uma distribuição que foi descontinuada. Esse livro abrange
distribuições brasileiras, que atualmente são maiores que o Kurumin,
como o BigLinux e também distribuições em potencial como o Resulinux.

5- O que o livro traz para minha empresa?
Se sua empresa esta adotando o Linux, o livro foi feito sob medida
justamente para este público-alvo, com auxílio da editora que já tem
experiência na área. É também um livro para você ter e consultar um
comando específico na palma da mão.

6- Quantas páginas o livro tem e que áreas abrange?
Este livro é muito leve e fácil de carregar, você pode leva-lo para
qualquer lugar, mas ao mesmo tempo é muito completo abrangendo desde a programação avançada na linguagem shell script, à operação básica do
GNOME e KDE, história do Linux. Tem também um mini-curso teórico de
redes TCP/IP e configuração básica de servidores. São em torno de mais
de 200 páginas.

7- Quero usar linux em casa, o que esse livro traz para mim?
O Livro GNU/Linux - Aprenda a operar o sistema na prática, mostra como
obter o Ubuntu de graça(sim, totalmente de graça), e ainda mostra em
detalhes a instalação e operação do sistema operacional, bem como de
outras distribuições ainda mais voltadas para iniciantes como o
biglinux(se este é o seu caso).
O Livro GNU/Linux, é a solução perfeita para você que está iniciando
no mundo linux