Autor Tópico: Software livre é o futuro.  (Lida 956 vezes)

Risaldo Costa

  • Visitante
Software livre é o futuro.
« Online: 22 de Fevereiro de 2009, 21:40 »
Software livre é o futuro

Desde meu descobrimento ao Software Livre, fiquei me perguntando de que forma toda essa conversa de ter acesso ao código fonte e compartilhamento de conhecimento poderia ajudar no crescimento e desenvolvimento tecnológico, pois bem, sabemos o quanto o mercado é disputado, e que, para se obter sucesso total, é importante sempre estar inovando.

Eu não achava a resposta para minhas dúvidas, criar uma solução e dar a receita de como fazer? Por quê? Para quê? Qual o retorno que eu teria ao fazer isso?

Para você que pensou ou ainda pensa dessa mesma forma, este é um pensamento que resolvi criar em forma de texto, afim de tentar ao máximo esclarecer de que forma se ganha no Software Livre, qual o retorno que temos ao jogar de forma gratuita uma solução na internet, este é um pensamento que gostaria de dividir com todos. É claro que muitos podem não concordar comigo, por isso saibam que qualquer um pode contribuir comentando abaixo neste texto. ;)

Estes últimos anos, onde ouvimos falar muito de Software Livre, empresas migrando e adotando diversas aplicações de código aberto, podemos dizer que foram realmente muito produtivo para as tecnologias desenvolvidas em Software Livre, com o avanço de projetos existentes e o nascimento de vários outros, com o crescimento das comunidades de usuário e desenvolvedores.

Os anos também foram e começam a ser marcados com a capacidade do conhecimento compartilhado de usuários, desenvolvedores, empresas, entre outros. E manter um ritmo de crescimento envolvendo evolução dos atuais e auxiliar no surgimento de novos projetos não é tarefa fácil, uma das principais formas de viabilizar este crescimento se consolida na organização da informação e disponibilidade de materiais para os nossos usuários, criando um ecossistema virtual contendo notícias, documentação, suporte, empresas, ONG, produto e comunidade, interagindo de forma dinâmica e descentralizada, envolvendo pessoas de todas as partes do país e do mundo.

Linux: Software Livre é o futuro
Definição de Software Proprietário
A máxima do esforço colaborativo, do compartilhamento de conhecimento e do apoio de quem acredita em tecnologias a partir do Software Livre se dá no surgimento de diversos projetos, como por exemplo o Servidor Web Apache, Os banco de dados MySQL e PostgreSQL, as linguagens PHP, Python, Django dentre outras, os CMS's Plone, Drupal, Mambo etc, diversos Frameworks, e como exemplo o Zope, o navegador Mozilla Firefox e claro os sistemas operacionais Linux, BSD dentre outras aplicações, tudo isso só foi, e é possível, através do conhecimento colaborativo, pessoas simples como eu e você que acreditam na causa do Software livre, no compartilhamento da informação.

Perceba o retorno que ações como essas podem ter, hoje contamos com milhares de aplicações baseadas em SL (Software Livre) e que atendem desde o uso pessoal até o uso comercial de forma gratuita, aplicações que vivem apenas de doações.

Pois bem, imagine que você acabou de abrir uma empresa, além dos funcionários você necessita de colocar nos computadores as aplicações básicas, como um navegador de internet, programas para criar planilhas, editar texto e eventualmente criar apresentações e claro para isso necessita de um sistema operacional para poder rodar as aplicações, você vai usar algo pirata?

Pense bem antes de se responder a essa pergunta, pois aqui com começa a pesar no bolso, quanto você imagina que sua empresa vai ter que gastar para ter em cada computador as aplicações necessárias?

Agora, para te responder de forma bem simples o por que do software livre, vá até uma lanhouse ou até a casa de um amigo com conexão a internet, baixe lá o navegador de internet Mozilla Firefox, o pacote de escritório BROffice e ainda de quebra você pode baixar um sistema operacional Linux, quanto você vai pagar por isso? Nada!

Exatamente isso, você não vai pagar nada por isso, e poderá pegar os mesmos aplicativos e colocar em todos os computadores da sua empresa, e agora o mais bacana é que, você pode pegar estes softwares e mudá-los afim de melhorar e adaptar para as necessidades de sua empresa, ou seja, qualquer funcionário da sua empresa pode contribuir para que essa aplicação melhorar ainda mais.

Você pode até perguntar assim: "E de que forma meu funcionário poderia ser ajudado fazendo essa melhora?", a resposta é simples, lembra aquele valor que você havia imaginado no começo? O valor que teria que gastar para comprar os softwares e licenças de uso! Pegue 30% deste mesmo valor e dê para seu funcionário ;), logo verá a satisfação dele, não entenda isso como uma forma de comprar o conhecimento ou como forma de subornar seu funcionário, mas tome isso como forma de contribuir com o conhecimento dele, dessa mesma forma você poderia doar estes 30% para a comunidade que desenvolve estes softwares, como a Fundação Mozilla por exemplo.

Lembre-se que programadores comem e bebem, e que eles estão fazendo de forma gratuita algo que outros te cobrariam muito caro para fazer, dessa mesma forma você estará contribuindo não apenas para o crescimento pessoal do seu funcionário ou da comunidade, mas também para o crescimento tecnológico da sua empresa.

Você ainda pode colaborar com o desenvolvimento dessas mesmas aplicações, mesmo que não seja um programador, criando documentações, traduzindo as que já existam, divulgando, ministrando palestras ou efetuando uma doação. Com certeza tudo isso voltara para você de forma positiva, ao invés de pagar licença de uso, royalties etc, você estará contribuindo com o crescimento tecnológico e pessoal de alguém, lembre-se que vivemos tempos interessantes: estamos no limiar de uma época em que será facultado ao indivíduo com posse de suficiente conhecimento tecnológico, subverter a ordem da rede de prestação de serviços e desenvolvimento estabelecida por indústrias, estamos novamente em uma fase de transição, na qual a velhos modelos de negócios rapidamente sucederão novos, que irão baratear, melhorar e facilitar o acesso à informação e a meios de comunicação especiais, aumentando gradativamente a inclusão digital.

Claro que para este crescimento e tais mudanças, não podemos nos ater a teorias ultrapassadas de mercado e desenvolvimento que rezam o "cada um por si", todos teremos que encarar o desafio de não olharmos cada um para nossos próprios pés (interesses), mas procurar ganhar de maneira colaborativa, com o grupo e público a que pretende atender.

A grande vantagem de tudo isso é que as operações descritas acima são totalmente legais, e somente obteremos sucesso total se quebrarmos os paradigmas, tirando o controle da rede atual de grandes indústrias, que servem de intermediários de conteúdo (vídeo, dados ou TV), e devolvendo-o para as mãos dos consumidores finais.

O que significa que hoje vivemos uma economia de informação socialista, mas que um novo modelo de negócio terá que aparecer para tirar vantagem da desintermediação dos tipos de comunicação e de conteúdo, que serão capazes de alcançar todas as partes deste grande mercado, seja o mercado web ou industrial tecnológico.

O uso de aplicações desenvolvidas sob paradigmas do SL (Software Livre) aberto em geral, desempenha um papel fundamental em todo esse processo: são eles que vão permitir que novas e pequenas empresas locais, e profissionais realizem projetos a baixo custo. Este pensamento também a partir de agora se torna parte do conhecimento compartilhado, onde todos podem concordar ou descordar, mas que no final de uma forma ou de outra estará contribuindo para que este se torne um pedaço do paradigma do Software Livre. ;)

"O desenvolvimento de novas aplicações e a contribuição de cada indivíduo que sigam os paradigmas do SL aberto serão de vital importância para o crescimento gradativo da inclusão digital e pessoal."

Por: Cleber J Santos



Extraído do site Viva o Linux.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Software-Livre-e-o-futuro/
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2009, 21:44 por Risaldo Costa »