Autor Tópico: Chrome para Linux será baseado em Gtk+  (Lida 1692 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Chrome para Linux será baseado em Gtk+
« Online: 17 de Fevereiro de 2009, 08:07 »
Citar
O Google já havia falado que versões do Chrome para Linux e Mac deveriam ser liberadas aproximadamente em julho (veja esta notícia anterior aqui no GdH). Agora Ben Goodger, do Google, deu mais detalhes num email.

A maior revelação dele é que o Chrome para Linux usará Gtk+. Muitos esperavam Qt, até por ser multiplataforma, mas oficialmente ficou de fora. Com o framework Gtk+ ele espera que o programa tenha uma maior integração ao sistema, sem ficar pensando na portabilidade entre plataformas - afinal cada uma é diferente da outra, não irão aproveitar todos os trechos do programa em prol do desempenho e liberdade de recursos. Todavia nada impede que seja lançada uma versão baseada em Qt por terceiros, visto que o navegador é open source. Sem dúvida a produção do navegador para cada plataforma, respeitando suas características internas, é a maior dificuldade responsável pelo atraso das versões para Linux e/ou Mac.

Para o Mac OS X também é esperada uma versão nativa, não "clone" da versão Windows.

Estudam também a implementação de recursos extras, como a extensão NoScript para Firefox, visando segurança. Suportar extensões é uma etapa futura do programa.
Fonte: http://www.guiadohardware.net/noticias/2009-02/4999ADBA.html

Além da boa notícia, a preferência pelo Gtk, pode significar a influência hj do Ubuntu, que tem como padrão o Gnome, entre as distros; bem como o mercado está procurando atender um segmento de usuários de PC, feliz/, que vem crescendo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Chrome para Linux será baseado em Gtk+
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 22:15 »
que bom, o chrome sendo bem mais leve que o firefox é mais do que aguardado para meu humilde eeepc! E sendo gtk, então, melhor ainda!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline vipseixas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Chrome para Linux será baseado em Gtk+
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 04:43 »
O GTK+ também é multiplataforma, afinal eu já rodei o Gimp no Windows. Tem um pacote de GTK+ para Windows, mas não sei se tem para Mac...

Anyway, ótima notícia :D

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Chrome para Linux será baseado em Gtk+
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 09:18 »
O GTK+ também é multiplataforma, afinal eu já rodei o Gimp no Windows. Tem um pacote de GTK+ para Windows, mas não sei se tem para Mac...

Anyway, ótima notícia :D

mas o visual ñ fica lá muito agradável
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469