Autor Tópico: Problema com driver/placa de vídeo  (Lida 4080 vezes)

Offline AmauryMedeiros

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problema com driver/placa de vídeo
« Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:19 »
Bem, pessoal.. desculpe atrapalhar vocês e tal.. e perdão se o tópico for repetido, mas se eu tou postando aqui, podem ter certeza que eu pesquisei bastante antes de fazê-lo. Adianto que sou muito iniciante no linux, mas só uso esse sistema operacional(Ubuntu 8.10), tendo vontade de explorá-lo cada dia mais.

Na verdade, não tenho apenas um problema com o vídeo, são vários. Para começar, eu não sei qual é a minha placa de vídeo, pois ganhei esse PC e não tenho idéia de como olhar que placa de vídeo veio nele, pois ela é onboard.

O segundo problema é que eu rodava os joguinhos nativos do linux(como o frozen bubble) tranquilamente, mas depois que instalei o compiz(que roda normalmente), cairo dock e etc, quando tento executar os jogos, eles travam ou saem sem o som e tal.. Em decorrência disso, tive que criar outro usuário, no qual eu não carrego o compiz, pra rodar esses jogos normalmente(eu sei que isso é muito gambiarra, mas pesquisei e não achei nada que solucionasse meu problema, então encontrei essa maneira de solucionar).

Na ultima semana, passei horas e horas tentando fazer rodar jogos no linux, como o War3 RoC e TFT. Como não obtive sucesso, tentei começar por algo mais leve, que não exigisse muito e escolhi como teste o jogo Ragnarok Online. Baixei 2 servidores privados. Um que roda em cima do Sakray e um que roda em cima do bRO.

Consegui rodar o do sakray pelo wine(o do bRO tinha que fazer muitas atualizações e eu não tive paciência). Porém, a imagem fica toda 'feia', sem os gráficos carregados direito, como se não tivesse placa de vídeo. Caso alguém não saiba, a configuração mínima pra rodar o Ragnarok é:

#  CPU Pentium 3 - 1.0GHz ou equivalente
# 512MB de RAM no mínimo
# Placa de vídeo mínima 64MB compatível com OpenGL dos modelos Intel, Nvidia ou Radeon

Meu processador eh Pentium dual core de 2 GHz e o pc possui 1GB de RAM
Acho que o problema está no vídeo mesmo...
Acho que é bom dizer que quando tento o glxinfo | grep direct, eu recebo o "direct Rendering: Yes"

Bem.. esses são meus problemas... se alguém puder me ajudar eu ficarei MUITO agradecido..

desde já, obrigado

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Problema com driver/placa de vídeo
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 21:00 »
Olá Amaury, bem vindo ao Ubuntu
Se pelo comando glxinfo | grep direct, vc obteve: "direct Rendering: Yes"
É bom.

P/ vc verificar sua pl. de vídeo no Linux Ubuntu, pelo Terminal (Consola), dê o comando:
Código: [Selecionar]
lspciEm VGA compatible controller, vc verá qual sua pl. de vídeo, poste aqui o resultado.

Se der como resultado uma Nvdia ou Ati, vc pode ir direto em:
Sistema > Administração > Drives de hardware
E mande instalar os drives proprietários de sua pl. de vídeo.
O Ubuntu pedirá p/ reiniciar o PC.

Se for uma pl. de vídeo Intel, nem isso precisa, as vezes, porque a mesma e logo reconhecida. Senão o procedimento é o mesmo, ressalvo alguns tipos de pl. de vídeo Intel, pelo que tenho lido aqui no fórum.
Ai te sugiro vc buscar ajuda aqui p/ tua pl. de vídeo.

também aproveito p/ sugerir as leituras abaixo, p/ vc, baixar, guardar e ler:
Curso de Ubuntu Oficial da Canonical, em português
Apostila do Cursos em Softwares Livres Júnior Madrigal atualizada para o 8.04!
Apostila Ubuntu por Ygor Abreu - Ajuda para Melhorar
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline AmauryMedeiros

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 21:16 »
Pô, cara, obrigado...

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)

Esse foi o resltado obtido...
Lá em drivers de Hardware diz que não há hardwares proprietários em uso no sistema e não aparece nenhuma opção..

Talvez o problema seja que eu esteja compartilhando pouca memoria RAM com a placa de vídeo, já que em monitor de sistema, onde tem a memória ram usada, aparece 1001,4MB..

Mas eu fui no setup da BIOS(apertando delete quando liga o pc) e procurei por VGA Shared e não achei... existe alguma outra maneira de compartilhar mais memoria RAM com a placa de video onboard? Antigamente eu fazia assim...
-----------------------------------------------------------------------------------------
Observando direito, vi que no setub da BIOS existe uma opção "On-Chip Frame  Buffer Size" , na qual o máximo possivel eh 8MB o...
Mas o PC da minha prima é igual ao meu.. a única diferença é que ela usa windows xp e lá roda até warcraft 3...
pra garantir, chequei o setup da BIOS lá ainda agora e verifiquei que o "On-Chip Frame  Buffer Size" do pc dela também tá 8MB..

alguem mais tem alguma sugestão/solução do porque estou tendo esses problemas com video?
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2009, 00:42 por AmauryMedeiros »

Offline Abel

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2009, 19:15 »
estou com esse problema tbm, não consigo ativar os efeitos visuais no meu notebook supreme dual core

VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)

vi o modelo do drive de video e apareceu isso.

ce tiver alguma solução agradeço.

boa noite

Offline gfenrrir

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2009, 19:58 »
Pelo que andei pesquisando e tentando corrigir vi que o X Server da minha placa de vídeo não está instalada ou habilitada, acho que esse deve ser o maior problema que os usuário estão enfrentado na hora de atualizar os drivers das placas de vídeos tanto no Ubuntu 9.04 quanto no Kubuntu 9.04.
De uma olhada na foto.

http://img141.imageshack.us/my.php?image=capturadetela1i.png

Alguém sabe com ativar, habilitar ou instalar o X Server?

Abraços =)

Offline michelbvp

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2009, 14:44 »
estou com esse problema tbm, não consigo ativar os efeitos visuais no meu notebook supreme dual core

VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)

vi o modelo do drive de video e apareceu isso.

ce tiver alguma solução agradeço.

boa noite

Eu também tenho problema com essa pl de vídeo