Bem, pessoal.. desculpe atrapalhar vocês e tal.. e perdão se o tópico for repetido, mas se eu tou postando aqui, podem ter certeza que eu pesquisei bastante antes de fazê-lo. Adianto que sou muito iniciante no linux, mas só uso esse sistema operacional(Ubuntu 8.10), tendo vontade de explorá-lo cada dia mais.
Na verdade, não tenho apenas um problema com o vídeo, são vários. Para começar, eu não sei qual é a minha placa de vídeo, pois ganhei esse PC e não tenho idéia de como olhar que placa de vídeo veio nele, pois ela é onboard.
O segundo problema é que eu rodava os joguinhos nativos do linux(como o frozen bubble) tranquilamente, mas depois que instalei o compiz(que roda normalmente), cairo dock e etc, quando tento executar os jogos, eles travam ou saem sem o som e tal.. Em decorrência disso, tive que criar outro usuário, no qual eu não carrego o compiz, pra rodar esses jogos normalmente(eu sei que isso é muito gambiarra, mas pesquisei e não achei nada que solucionasse meu problema, então encontrei essa maneira de solucionar).
Na ultima semana, passei horas e horas tentando fazer rodar jogos no linux, como o War3 RoC e TFT. Como não obtive sucesso, tentei começar por algo mais leve, que não exigisse muito e escolhi como teste o jogo Ragnarok Online. Baixei 2 servidores privados. Um que roda em cima do Sakray e um que roda em cima do bRO.
Consegui rodar o do sakray pelo wine(o do bRO tinha que fazer muitas atualizações e eu não tive paciência). Porém, a imagem fica toda 'feia', sem os gráficos carregados direito, como se não tivesse placa de vídeo. Caso alguém não saiba, a configuração mínima pra rodar o Ragnarok é:
# CPU Pentium 3 - 1.0GHz ou equivalente
# 512MB de RAM no mínimo
# Placa de vídeo mínima 64MB compatível com OpenGL dos modelos Intel, Nvidia ou Radeon
Meu processador eh Pentium dual core de 2 GHz e o pc possui 1GB de RAM
Acho que o problema está no vídeo mesmo...
Acho que é bom dizer que quando tento o glxinfo | grep direct, eu recebo o "direct Rendering: Yes"
Bem.. esses são meus problemas... se alguém puder me ajudar eu ficarei MUITO agradecido..
desde já, obrigado