Autor Tópico: Experiência de Adaptação - façam suas apostas  (Lida 8743 vezes)

CaoTic

  • Visitante
Experiência de Adaptação - façam suas apostas
« Online: 22 de MAR?O de 2006, 04:05 »
Olá pessoal =)

bom eu tenho uma máquina simples com um HD pequeno, essa semana depois de 2 meses esperando eu recebi os CDs do Ubuntu, soh que eu não tinha espaço para instalar, então eu formatei a partição Windows  :twisted:, bom fato eh que essa máquina não eh de uso exclusivo meu, meu pai e minha irmã também usam... oportunidade ideal para estudar como 2 pessoas totalmente leigas se adaptam a um sistema novo, uma interface tão diferente quanto o GNOME =)...

Eu tive alguns problemas com a instalação e quero fazer um "relatório" em breve, sei que a minha PCchips eh pouco flexível =)

Offline fabricioescalador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
boa sorte!! ;)
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2006, 11:32 »
eu to quase conseguindo migrar totalmente minha mãe pro linux ubuntu...ela achou interessante porq tem todos os programas que ela usa..hehe...
agora falta 2 irmãos!!! esses são cabeça dura!!!! mas vamo tentar!
Uai....

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Experiência de Adaptação - façam suas apostas
« Resposta #2 Online: 22 de MAR?O de 2006, 14:31 »
O Linux só é dificil para quem tem os vicios do Windows... Para quem é Leigo se usares o KDE eles as vezes nem sabem que é Linux, pensam que é um Tema diferente....

Eu ajudo na minha freguesia a gerir alguns PC's onde as pessoas podem aceder gratuitamente à Internet. Após dois anos de Windows XP, desisti de usa-lo.. Apesar de só estarem disponiveis contas não administrativas, de ter AV, e Antyspyware, como eram usados por pessoas que não percebem nada de informatica e não têm noções de segurança na internet  os PC's acabavam infectados por alguma coisa, algum virus, Spyware e de 3 em 3 meses tinha que formatar completamente e instalar tudo de novo.

O que decidi fazer foi instalar Kubuntu nos computadores. Coloquei no ambiente de trabalho icones para o Firefox, o Write, aMSN e mais alguns programas mais usados. E a verdade é que as pessoas usam e não se queixam de nada. PAra elas é a mesma coisa...

CaoTic

  • Visitante
Experiência de Adaptação - façam suas apostas
« Resposta #3 Online: 22 de MAR?O de 2006, 14:54 »
realmente em maquinas KDE muitos nem percebem a diferença, no distro que esta sendo desenvolvido na minha faculdade é ateh engraçado ver a galerinha disendo que o windows de lah eh meio estranho LOL =) - famelix.codigolivre.org.br

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Experiência de Adaptação - façam suas apostas
« Resposta #4 Online: 22 de MAR?O de 2006, 15:28 »
Citação de: "CaoTic"
realmente em maquinas KDE muitos nem percebem a diferença, no distro que esta sendo desenvolvido na minha faculdade é ateh engraçado ver a galerinha disendo que o windows de lah eh meio estranho LOL =) - famelix.codigolivre.org.br


Estive a ver os screens e está interessante para quem sempre usou Windows....

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
Experiência de Adaptação - façam suas apostas
« Resposta #5 Online: 22 de MAR?O de 2006, 16:06 »
na escola q estudava eles usavam ele, mas era a primeira versão, mas ninguem percebia nada, pensavam q era um win diferente
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

RockerTux

  • Visitante
Experiência de Adaptação - façam suas apostas
« Resposta #6 Online: 22 de MAR?O de 2006, 16:11 »
Minha mãe usa o meu Gentoo :-P Sim, eu estou falando sério. E nem tem muita dificuldade :-D (não, ela não é nenhuma expert)

Offline fabricioescalador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
é verdade...
« Resposta #7 Online: 22 de MAR?O de 2006, 16:14 »
muitos anos atraz, no colegio onde estudei tinha linux instalado...como não tinha pc em casa e nem sacava de nada disso, passava batido...essa é a primeira experiência que minha mae tem com o linux...ta gostando, sentiu muita dificuldade no inicio mas nada que a curiosidade de uma professora não resolva....

inté!
Uai....

Offline saulodebaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Experiência de Adaptação - façam suas apostas
« Resposta #8 Online: 22 de MAR?O de 2006, 16:45 »
Rapaiz, aqui onde trabalho somos dez usuários do uindous. Se eu pedir para alguém reinstalar um driver, com certeza absoluta 8 não terão a menor idéia do que eu estou falando.
Instalar programas em uindous, apesar do next, next, tchau e bença; de novo, 8 não vão saber!

A experiência tem me mostrado que isso de que o uindous é mais fácil é porque o usuário está acostumado com a interface, clicar no íconezinho azul do canto esquerdo do monitor, etc. Assim como em qualquer outra situação, se tu mudares 1mm a rotina que o sujeito está habituado vai dar problema.

Se pegarmos 100 usuários do uindous e pedir pros caras: a) instala e configura um firewall; b) instala e configura um anti-vírus, c) instala o uindous do zero e b) instala uma placa de rede;
Bicho, eu duvido que 10% saiba como fazer ao menos uma delas.

Na verdade o problema não é com o Linux, mas sim que nós somos acostumados a uma rotina e sair dela gera desconforto.

Abraços,
Saulo C. De Baco,
Linux user #398458
Niterói/RJ

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Experiência de Adaptação - façam suas apostas
« Resposta #9 Online: 22 de MAR?O de 2006, 18:31 »
Citação de: "saulodebaco"
Na verdade o problema não é com o Linux, mas sim que nós somos acostumados a uma rotina e sair dela gera desconforto.


cara, vc falou tudo

toca aqui....rs

tem gente que não sabe criar uma pasta/diretório no SO proprietário, quanto menos o que é raiz do disco rígido/HD

questão de querer aprender

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Experiência de Adaptação - façam suas apostas
« Resposta #10 Online: 22 de MAR?O de 2006, 19:07 »
legal é ver o desespero de um usuario windows a primeira vez que você fala que não existe c: olha com os olhos aregalados, como isso? fica escondido? não tem drive?
uhauhauha

eita, pior que este famelix engana mesmo

Offline fabricioescalador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
...
« Resposta #11 Online: 23 de MAR?O de 2006, 08:33 »
o que o KuBLin falou é a pura verdade....se o cara quer ele vai atraz...quantas vezes estava morrendo de vontade de tomar umas (varias) cervejas e fuo ao bar, as vezes no mais longe!? pura questão de querer mesmo!!!
Uai....