Autor Tópico: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"  (Lida 10900 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 18:31 »
Joseph não sei se concordo com você.

Acho que o Debian não tem exatamente o mesmo foco do Ubuntu, portanto ele prefere muito mais a estabilidade/leveza a facilidade.

Com isto a instalação é normalmente mais difícil, e o reconhecimento de alguns periféricos mais penosos, mas não quer dizer que não se possa fazer, até porque o Ubuntu faz.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 18:36 »
Joseph não sei se concordo com você.

Acho que o Debian não tem exatamente o mesmo foco do Ubuntu, portanto ele prefere muito mais a estabilidade/leveza a facilidade.

Com isto a instalação é normalmente mais difícil, e o reconhecimento de alguns periféricos mais penosos, mas não quer dizer que não se possa fazer, até porque o Ubuntu faz.

tudo bem cristiano, é só uma opiniao, pq ja instalei o ubuntu como expert, instalando em modo texto o q eu realmente queria, e a leveza foi identica, só q ao tempo em q vc vai colocando temas, aplicativos, etc..., ambos vao praticamente se tornando iguais, com a diferença q o ubuntu reconhece tudo, se eu fosse um iniciante, iria desistir na primeira oportunidade, como desisti da primeira e tentei de novo, e nao gostei mesmo, abraços.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 18:39 por Joseph »

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 18:40 »
Estão me deixando com medo de ir pro Debian...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 18:45 »
A instalação do Debian é rigorosamente igual ao "alternate install" do Ubuntu - não vejo onde está a dificuldade.
É verdade que o foco do debian é o servidor, mas existe uma equipe para Desktop que fez uma seleção de programas bem completa para desktop, então na instalação basta escolher a opção ambiente de Desktop.
A questão dos drivers proprietários tem a ver com a filosofia de liberdade do Debian - basta acrescentar os repositórios non-free. E para os codecs é necessário apenas o repositório do Debian-multimédia.
Eu estou a utilizar o Debian Lenny há algum tempo no meu eeePC e estou muito satisfeito com a estabilidade, leveza e rapidez do sistema.
Está a consumir 103mb de ram com o compiz-fusion activado e a fazer um boot de 13 segundos. o que eu considero milagroso no hardware  bem limitado do eeePC 701.
Claro que o Debian não é tão fácil quanto o Ubuntu, mas nada que um utilizador experiente do Ubuntu não consiga lidar.
Lembrem-se que mais de 90 por cento do que se ve no ubuntu é Debian...


EDIT: já agora ficam aqui dois artigos do guia do hardware sobre a instalação e configuração do debian para Desktop:

http://www.guiadohardware.net/dicas/debian-lenny-desktop.html
http://www.guiadohardware.net/dicas/nvidia-debian-lenny.html
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 18:50 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #19 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 18:46 »
Estão me deixando com medo de ir pro Debian...

Debian não é para iniciante.

Você pega o sistema super leve, só que mais "cru".

Entendam que não estou falando mal do Debian, até porque ele é minha segunda distro, sem parar para pensar. Uso o ubuntu hoje em dia pela praticidade, e por não ter mais tempo para "brincar", porém usaria ele sem problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #20 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 19:03 »
Estão me deixando com medo de ir pro Debian...

Debian não é para iniciante.

Você pega o sistema super leve, só que mais "cru".

Entendam que não estou falando mal do Debian, até porque ele é minha segunda distro, sem parar para pensar. Uso o ubuntu hoje em dia pela praticidade, e por não ter mais tempo para "brincar", porém usaria ele sem problemas.

O Ubuntu realmente me deixou acomodado. Uso ele como desktop por assim como o clcampos não ter mais 'tempo' para ficar brincando entre distros e porque em casa minha esposa também se habituou a ele.

Mas a questão de principiantes é mais ampla, já usei o Debian como desktop e trabalhei normalmente com ele, assim como o Ubuntu, para mim os dois são praticamente iguais. Realmente, na questão de reconhecimento de hardware o Ubuntu é mais prático e tal, mas aconselho o Debian para qualquer iniciante que tenha vontade de aprender!

A única distro de que tive 'medo' por um bom tempo foi o Slackware, mas também cheguei a usá-lo como desktop.

E não tem jeito... acho  que não abandono o Ubuntu de jeito nenhum mesmo...

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #21 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 19:10 »
baixei ontem a versao recem lançada, usei primeiro a instalaçao grafica automatizada, poucas perguntas e também poucas respostas, a gosto do iniciante, quando reiniciei, kd o ambiente grafico, depois de muitas fuçadas nao conseguindo iniciar o ambiente grafico, testei a versao expert, escolhendo ate q "dedo" ia usar, kkkkkkkkk, sem entender subiu o X, me mostrou um gnome defasado, sei q pra ser estavel tem q ser menos atual q varias outras distros, devido o "rigor debian", e totalmente "pelada", pra subir a ralink, haja esforço, depois de uns temas e alguns meros aplicativos, tava pior q o ubuntu, q uso com drivers nvidia, compiz, jogos e tudo mais, facilidade, só o nosso ubuntu mesmo, q apos a sua instalaçao, só um ous dois cliques pra ativar os graficos 3d e com compiz, nao recomendo pra iniciantes, e pra experts, se pode fazer isso muito bem com o ubuntu, existem topicos pra uma instalaçao enxuta do mesmo, a unica vantagem q vi foi o boot mais rapido, coisa de 3 ou 4 segundos, mas sem splash.

ps.: nao tou criticando o debian, ele é o bisavô, avô, pai de varias distros como falei anteriormente, mas nao gostei, pura e simplesmente nao gostei.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 19:16 por Joseph »

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 19:40 »
Nossa tio Batmam, obrigado por me chamar de noob abertamente...... :P





Debian até pode não ser para iniciante, mas se o iniciante nunca sair de casa, não conhecerá o mundo, e sempre será APENAS um iniciante, concorda?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:08 »
Citar
Peço desculpas pessoALL, mas acho q o debian ta longe de ser uma plataforma desktop, baixei por curiosidade, longe de ser amigavel, a instalaçao é difícil e falha, tem q ser expert pra ser funcional, wireless, mouse e teclado usb, webcam, nem pensar, é difícil funcionar, dentre alguns outros hardwares, imagine configurar, isso pq tenho algum conhecimento,  nao entendo como uma distro q passa mais de dois anos pra ser "estável", tem mais bugs q seus derivados, tipo ubuntu, resulinux, entre outros, na minha opiniao, lamentável, tende a se aposentar mesmo, pq dos pais, nascem os filhos e dos filhos, descendentes, cada vez vez mais capacitados e inteligentes, não nego a descendência, muito aprendi com meus pais, mas na informática, tudo tende a evoluir, e no meu caso, na inteligencia referente aos meus genitores, idem.

Joseph,

Seu comentário é válido, mas gostaria de fazer algumas observações.

Realmente o Debian não é muito aconselhável para desktops na mão de usuários inexperientes. Há que se ter certo conhecimento na instalação de aplicativos, configurações do sistema, adição de repositórios etc. Mas nada que exija um conhecimento expert, visto que até mesmo o Ubuntu em suas versões anteriores mais recentes exigia as mesmas configurações que hoje são necessárias para deixar o Lenny a ponto de bala: escrita em partições NTFS, configuração manual de drivers de vídeo 3D, adição de repositórios extras para a execução de formatos proprietários etc. E ainda assim muitos o faziam... Vale a pena ressaltar também que, apesar do foco em servidores do Projeto Debian, tem ganhado espaço o subprojeto Debian Desktop que visa facilitar a utilização dessa distro em desktops. 

Com relação ao reconhecimento de hardware, lhe dou toda a razão. Quem quiser utilizar hardware mais moderno no Debian é bom preparar-se para ter dores de cabeça. Mas isso já era de se esperar de um projeto extremamente conservador na adoção de pacotes mais novos, o que inclui as versões mais novas do kernel Linux e, consequentemente, o péssimo reconhecimento de hardware de ponta. Nesse sentido, vale ressaltar os esforços do projeto em reconhecer novos hardware, já que estão previstas atualizações de kernel em cada versão estable do Debian daqui em diante, assim como ocorreu com o Debian Etch e também irá acontecer com o Lenny, Squeeze etc. O Debian pode ser péssimo para reconhecer os hardwares mais novos, mas merece o respeito por reconhecer 11 arquiteturas de hardware.

Também concordo com você que a instalação do Debian é mais difícil que a do Ubuntu, mas afirmar que ela é falha pode ser um equívoco. Certamente, as dificuldades que você encontrou devem-se mais ao reconhecimento de hardware durante a instalação do que ao instalador propriamente dito, o qual é bem claro em suas opções e muitíssimo estável. Ah, e por falar em utilização do Debian em desktops, saiba que o Lenny é a primeira versão stable do Debian a trazer um instalador gráfico, o que, sem dúvida, é um avanço rumo aos desktops. 

Por último, você afirmou que o Debian Stable estaria trazendo maior número de bugs que as recentes versões do Ubuntu. Bem, pode até ser que você esteja certo, mas gostaria de saber as fontes para tal afirmação. Há que se levar em consideração que os repositórios do Debian Stable Lenny contam com um número de pacotes superior aos repositórios do Ubuntu Hardy Heron, o que poderia ser, quem sabe, uma justificativa para o maior número de bugs, correto?

Fontes: http://blogs.koolwal.net/2008/12/19/counting-number-of-packages-under-debian-linux/
           Pacotes no Ubuntu Hardy Heron: em torno de 25 mil com todos os repositórios ativados  (basta abrir o Synaptic e conferir)
           

Grande abraço,

Viva o Debian, o Ubuntu e toda a família...rs.

Ah, gostei da comparação que você fez sobre evolução tecnológica e evolução da inteligência humana...

serraemeira

Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:25 »
Também concordo com você que a instalação do Debian é mais difícil que a do Ubuntu, mas afirmar que ela é falha pode ser um equívoco. Certamente, as dificuldades que você encontrou devem-se mais ao reconhecimento de hardware durante a instalação do que ao instalador propriamente dito, o qual é bem claro em suas opções e muitíssimo estável. Ah, e por falar em utilização do Debian em desktops, saiba que o Lenny é a primeira versão stable do Debian a trazer um instalador gráfico, o que, sem dúvida, é um avanço rumo aos desktops. 

Por último, você afirmou que o Debian Stable estaria trazendo maior número de bugs que as recentes versões do Ubuntu. Bem, pode até ser que você esteja certo, mas gostaria de saber as fontes para tal afirmação. Há que se levar em consideração que os repositórios do Debian Stable Lenny contam com um número de pacotes superior aos repositórios do Ubuntu Hardy Heron, o que poderia ser, quem sabe, uma justificativa para o maior número de bugs, correto?

Fontes: http://blogs.koolwal.net/2008/12/19/counting-number-of-packages-under-debian-linux/
           Pacotes no Ubuntu Hardy Heron: em torno de 25 mil com todos os repositórios ativados  (basta abrir o Synaptic e conferir)
           

Grande abraço,

Viva o Debian, o Ubuntu e toda a família...rs.

Ah, gostei da comparação que você fez sobre evolução tecnológica e evolução da inteligência humana...

serraemeira



serrameira, nao é o instalador, mas falo a instalaçao em si, pq se fosse um novato, iria testar da forma mais facil, grafica e automatizada, a qual nao funcionou, desistiria de primeira, quando tentei a expert e em modo texto, tudo blz, mas sinceramente o q um novato quer é praticidade em distribuiçoes desktops, e nem se compara o a qualidade do ubuntu intrepid, lançado em outubro passado, com o lenny, lançado essa semana, mas é o jeito debian de ser, nao critico suas opinioes, mas falei como noooooooob mesmo, eheheheheheh.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:55 »
Nossa tio Batmam, obrigado por me chamar de noob abertamente...... :P





Debian até pode não ser para iniciante, mas se o iniciante nunca sair de casa, não conhecerá o mundo, e sempre será APENAS um iniciante, concorda?

Eu não te chamei de noob, eu simplesmente disse que não é para iniciantes.

Talvez eu tenha errado, vou refazer meu texto.

O Debian não é para pessoas que querem praticidade e comodidade. Digo isto porque muitos começaram no Debian, e ai vai da sua vontade e perseverança em aprender.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:02 »
Obrigado tio Batman, achei que estava me chamando de noob.
Bom, entre o Debian e o Brucutu Ubuntu não tem um intermedário então?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:36 »
Sidux?
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline lupuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:14 »
Testei(boa essa),melhor, tentei instalar o Lenny,para iniciantes pode esquecer,é muito dificil.Rafael Peregrino da Silva  da Linux Magazine

http://linuxmagazine.uol.com.br/materia/analise_do_debian_50_lenny

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Resposta #29 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 08:18 »
Grande doutor Silvester, o que eu coloquei aqui é por experiência própria, eu sou um testador de Debian (e usuário também) desde as versões Sarge. Eu tenho 15 imagens de cd do Lenny desde que ele era Alpha, testei todas e posso dizer de cadeira que o que eu coloquei aqui é "fato venéreo", a última imagem que eu baixei do beta do Lenny foi uns 7 ou 10 dias antes do lançamento da versão final e, nessas últimas, aconteceu exatamente isso que estou relatando. Eu baixo apenas o primeiro cd (não estou falando do live-cd) e, pra deixar o Lenny "utilizável", tem que instalar tudo, o sistema vem peladão se comparado com o Ubuntu, o Gnome vem feio, não tem driver nvidia, não tem pppoe nem ntfs-3g instalados, entenda que, não vir instalado não significa que não estejam no cd. A não ser que eu seja um mané muito grande, a primeira coisa que eu fiz depois do sistema entrar, mesmo peladão, foi mandar um "sudo pppoeconf" pra conectar na internet e deu "command not found"; pra acessar um hd ntfs ele até tenta montar (o hd é visto pelo sistema) mas dá erro de "não foi possível montar o volume" e, digitando o comando pra ver o man do ntfs-3g, mais uma vez "command not found". Só depois de configurar o apt-get com novos repositórios pro Lenny que eu peguei na internet é que consegui colocar o ntfs-3g (nem precisou colocar nada no fstab) e a partir daí botei o Gdebi e o Synaptic e todo o resto.

Então, manda a fórmula mágica que vc tem aí pros pobres mortais aqui do fórum que, como eu, tenham passado pelas mesmas coisas, como eu disse, eu não usei a versão live-cd do Lenny que eu nem sabia que tinha...


Aviso pra quem for instalar o Lenny, se preparem pras cagadas de sempre, não vem com Synaptic (tem que colocar repositórios novos na sources.list e instalar via apt-get pra depois poder usar), pppoeconf (pelo menos tem no cd e dá pra colocar via apt-get), ntfs-3g, gerenciador de pacotes Gdebi, Firefox, ou seja, vem peladão pra quem já está acostumado com o Ubuntu. Mas depois de instalado e configurado, é rapidex (mesmo). Eu testei e gostei, mas prefiro mesmo o Ubuntu, hehehehe...  ;D
De onde tiraste isso? ???

O Debian vem tão completo quanto o Ubuntu -dependendo do tipo de instalação que se faça.
Já testei o live-cd do debian e está fantástico - mesmo muito rápido. Posso dizer que o live-cd arrancou quase tão rápido que a minha instalação no hd do Ubuntu -pena que não tenha a opção de instalar :(

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.