Autor Tópico: Vejam se este micro guia meu está bom  (Lida 4772 vezes)

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Vejam se este micro guia meu está bom
« Online: 04 de Outubro de 2008, 21:37 »
Eu estou distribuindo um Live CD do Ubuntu Hardy para uns amigos meus, num sistema em que um pega, copia, assa pra outro (e eu peço pra mostrar pra todo mundo que der) e assim vai.
Ele tá indo bem gravado, num bom CD da sony, numa capa de DVD com um seguinte mini guia, com algumas coisas erradas, mas para evitar confusões.
Por exemplo, se eu puser que tem o alternate, já vai me dar confusão.
Eu peço ara que vocês vejam, e me digam no que eu posso melhorar, porque quero torná-lo o mais didático e explicativo possível:

Código: [Selecionar]
GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO E PRIMEIROS PASSOS NO UBUNTU – VERSÃO 1.0


FAQ

1.O QUE É O UBUNTU?

Ubuntu é um sistema operacional, um “programa gigante” e necessário que faz o computador funcionar. Ele é gratuito e é um GNU/Linux, um software com o seu código aberto, em que qualquer programador pode mexer, ao contrário do Windows.


2.ELE FUNCIONA SOZINHO?

Sim. Ele não depende do Windows ou de qualquer outro sistema para funcionar.

3.O QUE ELE PRECISA PARA FUNCIONAR ENTÃO?(REQUISITOS MÍNIMOS)
Seu processador precisa trer mais de 1GHz, o recomendado é 2GHz Pentium 4 similar ou superior, 512MB de memória RAM, e uns 10GBs livres no HD.

COMO INSTALAR
1-Instalar e se libertar do Windows

ATENÇÃO! VOCÊ PERDERÁ O WINDOWS E TODOS SEUS ARQUIVOS SE INSTALAR DESTE MODO, FAÇA BACKUPS DE SEUS ARQUIVOS IMPORTANTES, E ESTEJA CERTO DO QUE VOCÊ IRÁ FAZER!


É importantíssimo desfragmentar o disco antes da instalação!!!!

1 -  Com o computador ligado, ponha o live cd do Ubuntu no drive de mídia ótica (CD ou DVD) e reinicie-o.
2 – Aparecerá uma tela com vários idiomas. Escolha Português – BR ou o de sua preferência.
3 – Aparecerão várias opções, que serão:
                          Testar o Ubuntu sem alterar meu computador
                                           Instalar o Ubuntu
                                           Teste de memória
                                 Varrer o CD em busca de erros
 
ATENÇÃO! PROSSIGA APENAS SE TIVER 512MB DE MEMÓRIA OU MAIS, POIS SENÃO DARÁ ERROS


5 – Se você gostou, e tem certeza de que quer instalar, clique em Instalar o Ubuntu, que estará na área de trabalho do teste, ou senão reinicie e selecione instalar no menu principal.


6 – Escolha o idioma padrão da instalação( ele poderá ser alterado mais tarde)

7 – Escolha seu fuso horário (o horário de Brasília é o GMT – 3)

8 – Escolha o modelo do seu teclado (pode ser alterado mais tarde)

9 – Agora é a parte principal, depois dela não tem mais como desistir, se você não tá nem aí pra TUDO que você tem salvo no seu HD, quer tirar o Windows, clique em Assistido – usar o hd inteiro (não tem como recuperar)(e pule para o passo 11)
Já se você não quiser perder seu windows e seus arquivos, vá ná Guiado

10 – Tendo em mente a quantidade do seu hd livre, redimensione o seu hd para o tamanho que você quiser, eu recomendo 50% Windows  - 50 % Ubuntu

11 – Vá fazer alguma coisa porque redimensionar/ formatar(se você usou o modo assistido) demora uns 20~40 minutos

12 – Ele vai pedir para que você digite alguns dados pessoais (guarde seu usuário e sua senha, porque eles são necessários para ligar o linux)

13 – Ele vai perguntar se você quer importar usuários e configuraçãoes do Windows, selecione o que você quiser.

14 – Ele pedirá(ou não) para você reiniciá-lo, reinicie  e inicie pela primeira opção



PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2008, 23:07 »
 Está bom, mas devias ter dado um nome tipo 1.0RC  ;D
 
Citar
Ubuntu é um sistema operacional, um “programa gigante”
Programa gigante o_O

Citar
Ele é gratuito e é um GNU/Linux, um software com o seu código aberto, em que qualquer programador pode mexer, ao contrário do Windows.
Na minha opnião, dois conceitos foram misturados nessa frase: FOSS (Free Open Source Software, ou simplesmente software livre) e GNU/Linux (Gnu is Not Unix). Todo GNU/Linux é um FOSS, mas nem todo FOSS é GNU/Linux - o Firefox para windows, por exemplo, é Soft Livre mas não tem nada a ver com GNU/Linux. Essa parte é dificil mesmo, pois exigiria explicações sobre o que é FOSS, GNU/Linux, e principalmente Distribuição Linux. Portanto, acho que é melhor dizer algo do tipo o Ubuntu é um sistema operacional GNU/Linux, e portanto, é um software com o seu código aberto, em que qualquer programador pode mexer, ao contrário do Windows e outros programas e/ou S.Os proprietários. Mas não se esqueça que nem todo programa que roda em Linux é FOSS (o Opera, por exemplo).
 
Citar
ATENÇÃO! VOCÊ PERDERÁ O WINDOWS E TODOS SEUS ARQUIVOS SE INSTALAR DESTE MODO, FAÇA BACKUPS DE SEUS ARQUIVOS IMPORTANTES, E ESTEJA CERTO DO QUE VOCÊ IRÁ FAZER!
Não é melhor dizer isto apenas quando estiver descrevendo o procedimento de usar o HD inteiro? Afinal, espera-se que o usuário leia todo o manual antes de começar o procedimento.
 Acho que é bom também falar um pouco sobre os tipos de partição, SWAP, e principalmente, que o windows não é capaz de reconhecer uma partição ReiserFS ou ext3, usadas em Linux. Portanto, um arquivo guardado numa partição dessas não pode ser acessado do windows (na verdade existe um programa para isso, mas já é outra história).


Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2008, 23:29 »
Bom, é que como eu tenho 13 anos, a faixa etárea das pessoas que eu estou tentando "linuxizar" é daí pra menos.
E suas idéiad foram adicionadas. Vc gostou da minha idéia de distribuir deste modo? É que eu me lembrei de um clube do livro, onde um recebe, lê e passa, e modifiquei ( recebe, usa e passa para o máximo possível).
Quanto à swap e ext3, eu acho complicado falar isso ara quem sabe :
LIGAR>ORKUT>MSN>GOOGLE>OFFICE>DESLIGAR
Código: [Selecionar]
GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO E PRIMEIROS PASSOS NO UBUNTU – VERSÃO 1.1


FAQ

1.O QUE É O UBUNTU?

Ubuntu é um sistema operacional, um programa gigante semelhante ao Microsoft Windows, que faz todo o computador funcionar em conjunto. Ele é um GNU/Linux, gratuito e é também um software com o seu código aberto, em que qualquer programador pode mexer, ao contrário do Windows e do MacOS.


2.ELE FUNCIONA SOZINHO?

Sim. Ele não depende do Windows ou de qualquer outro sistema para funcionar.

3.O QUE ELE PRECISA PARA FUNCIONAR ENTÃO?(REQUISITOS MÍNIMOS)
Seu processador precisa trer mais de 1GHz, o recomendado é 2GHz Pentium 4 similar ou superior, 512MB de memória RAM, e uns 10GBs livres no HD.

COMO INSTALAR
1-Instalar e se libertar do Windows

ATENÇÃO! TESTE DO CD ANTES DA INSTALAÇÃO, SE POSSÍVEL, PARA QUE VOCÊ TENHA CERTEZA QUE GOSTARÁ DO SISTEMA!


É importantíssimo desfragmentar o disco antes da instalação!!!!

1 -  Com o computador ligado, ponha o live cd do Ubuntu no drive de mídia ótica (CD ou DVD) e reinicie-o.
2 – Aparecerá uma tela com vários idiomas. Escolha Português – BR ou o de sua preferência.
3 – Aparecerão várias opções, que serão:
                          Testar o Ubuntu sem alterar meu computador
                                           Instalar o Ubuntu
                                           Teste de memória
                                 Varrer o CD em busca de erros
 
ATENÇÃO! PROSSIGA APENAS SE TIVER 512MB DE MEMÓRIA OU MAIS, POIS SENÃO DARÁ ERROS


5 – Se você gostou, e tem certeza de que quer instalar, clique em Instalar o Ubuntu, que estará na área de trabalho do teste, ou senão reinicie e selecione instalar no menu principal.


6 – Escolha o idioma padrão da instalação( ele poderá ser alterado mais tarde)

7 – Escolha seu fuso horário (o horário de Brasília é o GMT – 3)

8 – Escolha o modelo do seu teclado (pode ser alterado mais tarde)

9 – Agora é a parte principal, depois dela não tem mais como desistir, se você não tá nem aí pra TUDO que você tem salvo no seu HD, quer tirar o Windows, clique em Assistido – usar o hd inteiro (não tem como recuperar)(e pule para o passo 11
Já se você não quiser perder seu windows e seus arquivos, vá no modo  Guiado

10 – Tendo em mente a quantidade do seu hd livre, redimensione o seu hd para o tamanho que você quiser, eu recomendo 50% Windows  - 50 % Ubuntu

11 – Vá fazer alguma coisa porque redimensionar/ formatar(se você usou o modo assistido) demora uns 20~40 minutos

12 – Ele vai pedir para que você digite alguns dados pessoais (guarde seu usuário e sua senha, porque eles são necessários para ligar o linux)

13 – Ele vai perguntar se você quer importar usuários e configuraçãoes do Windows, selecione o que você quiser.

14 – Ele pedirá(ou não) para você reiniciá-lo, reinicie  e inicie pela primeira opção

Agradecimentos à ajuda do fórum Ubuntu-BR
« Última modificação: 04 de Outubro de 2008, 23:31 por Alakazan »
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2008, 01:04 »
 A sua idéia é boa sim. Mas linuxizar, na minha opnião, depende de outros fatores. Objetivo, por exemplo. No momento, eu não acho o Linux recomendável para qualquer um. Não no sentido de dificuldade, pois algumas tarefas (intalar programas, por exemplo) são muito mais fáceis que no windows. Mas no sentido de empenho para se obter algo que já é esperado. Quero dizer que o que seduz um novo usuário para o Linux nomalmente é a perspectiva de se ter um ambiente de trabalho bonito, seguro e que demande poucos recursos de sistema, além de ser gratuito. Mostrar um vídeo do youtube sobre o compiz e descrever o quão simples é colocar o firestarter para funcionar, garantindo 99,99% de segurança contra invasões, são recursos de linuxização que chegam a ser desleais com a concorrência, de tão animadores. Comparar o Ubuntu rodando com compiz e o Vista chega a ser covardia com a MS. Mas é preciso sempre lembrar ao candidato a usuário GNU/Linux que o Linux é outro sistema. Tem gente que começa a usar imaginando que vai ter um Windows, só que gratis, mais bonito e mais seguro, e ainda achando que o Wine vai rodar qualquer jogo. Ubuntu não é windows gratis, não se esqueça de dizer isto aos candidatos.  O Wine não chega nem perto de ser perfeito. Então, jogatina só com dual-boot. O Linux exige disposição para aprender coisas novas e vontade de ler e pesquisar. Quem já tem seu PC com Windows, não faz nada além do típico e está acomodado com esta situação não tem porque se converter para o Linux. É preciso que pelo menos a vontade de se ter um desktop bonito e sem risco de virus e outras pragas seja maior que a preguiça. Normalmente a gente chega nesse ponto quando faz um scan do antivírus e descobre que "só formatando". Procurar por "compiz-fusion" no youtube, então, dá uma dor de cotovelo incontrolável nos usuários de Windows.
 
Citar
Quanto à swap e ext3, eu acho complicado falar isso ara quem sabe :
LIGAR>ORKUT>MSN>GOOGLE>OFFICE>DESLIGAR
  ;D certo. Mas não deixe de dizer pelo menos que arquivos que forem colocados na partição do Ubuntu não poderão ser vistos no Windows.


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2008, 05:06 »
Citar
Bom, é que como eu tenho 13 anos...

Muito bom ver um garoto interessado em Linux e, principalmente, em aprender algo novo, pois como o colega Otacon disse ...

Citar
O Linux exige disposição para aprender coisas novas e vontade de ler e pesquisar

Ler este tópico só me incentiva a continuar prestando suporte neste Fórum (e em outros do gênero), obviamente sempre dentro das minhas possibilidades (ou limitações).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2008, 09:12 »
Boa iniciativa e tenho alguns comentários:

Citar
3.O QUE ELE PRECISA PARA FUNCIONAR ENTÃO?(REQUISITOS MÍNIMOS)
Seu processador precisa trer mais de 1GHz, o recomendado é 2GHz Pentium 4 similar ou superior, 512MB de memória RAM, e uns 10GBs livres no HD.

Processador de 2GHz ? Hoje a maioria dos processadores nem chega a 2GHz (vide os Core2 Duo). Melhor deixar como 1GHz mesmo.
Citar

1 -  Com o computador ligado, ponha o live cd do Ubuntu no drive de mídia ótica (CD ou DVD) e reinicie-o.

Aqui vc efetivamente ensina a instalar, mas acho que primeiramente vc deveria explicar no FAQ o que é um LiveCD, enfatizando que ele pode ser usado sem modificar o computador dele. Há de se convir que a tarefa de instalar um novo S.O. realmente pode assustar muita gente.

Outro detalhe, é que vc presume que todos os computadores, estejam com a sequência de boot pelo CD/DVD esteja ativada. Isso nem sempre é verdade. Talvez seja melhor vc pedir que os usuários teclem F8 ou F12 (dependendo do BIOS) e mudem a sequência de boot para CD/DVD.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2008, 12:14 »
Código: [Selecionar]
GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO E PRIMEIROS PASSOS NO UBUNTU – VERSÃO 1.2


FAQ


1.O QUE É O UBUNTU?

Ubuntu é um sistema operacional, um programa gigante semelhante ao Microsoft Windows, que faz todo o computador funcionar em conjunto. Ele é um GNU/Linux, gratuito e é também um software com o seu código aberto, em que qualquer programador pode mexer, ao contrário do Windows e do MacOS.


2.ELE FUNCIONA SOZINHO?

Sim. Ele não depende do Windows ou de qualquer outro sistema para funcionar.

3.O QUE ELE PRECISA PARA FUNCIONAR ENTÃO?(REQUISITOS MÍNIMOS)
Seu processador precisa trer mais de 1GHz, o recomendado é ter um Pentium 4, um Amd Athlon  ou superior, 512MB de memória RAM, e uns 10GBs livres no HD.

Coisas que você deve saber:

Live CD é um CD com o Ubuntu, mas com mais funções que o CD de instalação normal, entre elas a de se usar direto do CD

Partição é um “pedaço” do hd do computador, que será reconhecido como se fosse outro hd.

Ubuntu não é Windows, então se você quiser seus jogos e tudo mais, deixe seu PC em dual-boot.

Dual-boot é você ter mais de um sistema operacional no mesmo computador, que faz você escolher na hora de ligar o sistema que você vai usar.

COMO INSTALAR
1-Instalar e se libertar do Windows

ATENÇÃO! TESTE DO CD ANTES DA INSTALAÇÃO, SE POSSÍVEL, PARA QUE VOCÊ TENHA CERTEZA QUE GOSTARÁ DO SISTEMA!


É importantíssimo desfragmentar o disco antes da instalação!!!!

1 -  Com o computador ligado, ponha o live cd do Ubuntu no drive de mídia ótica (CD ou DVD) e reinicie-o.

2 – Aparecerá uma tela com vários idiomas. Escolha Português – BR ou o de sua preferência.
3 – Aparecerão várias opções, que serão:
                          Testar o Ubuntu sem alterar meu computador
                                           Instalar o Ubuntu
                                           Teste de memória
                                 Varrer o CD em busca de erros
 
ATENÇÃO! PROSSIGA APENAS SE TIVER 512MB DE MEMÓRIA OU MAIS, POIS SENÃO DARÁ ERROS


5 – Se você gostou, e tem certeza de que quer instalar, clique em Instalar o Ubuntu, que estará na área de trabalho do teste, ou senão reinicie e selecione instalar no menu principal.


6 – Escolha o idioma padrão da instalação( ele poderá ser alterado mais tarde)

7 – Escolha seu fuso horário (o horário de Brasília é o GMT – 3)

8 – Escolha o modelo do seu teclado (pode ser alterado mais tarde)

9 – Agora é a parte principal, depois dela não tem mais como desistir, se você não tá nem aí pra TUDO que você tem salvo no seu HD, quer tirar o Windows, clique em Assistido – usar o hd inteiro (não tem como recuperar)(e pule para o passo 11
Já se você não quiser perder seu windows e seus arquivos, vá no modo  Guiado

10 – Tendo em mente a quantidade do seu hd livre, redimensione o seu hd para o tamanho que você quiser, eu recomendo 50% Windows  - 50 % Ubuntu

11 – Vá fazer alguma coisa porque redimensionar/ formatar(se você usou o modo assistido) demora uns 20~40 minutos

12 – Ele vai pedir para que você digite alguns dados pessoais (guarde seu usuário e sua senha, porque eles são necessários para ligar o linux)

13 – Ele vai perguntar se você quer importar usuários e configuraçãoes do Windows, selecione o que você quiser.

14 – Ele pedirá(ou não) para você reiniciá-lo, reinicie  e inicie pela primeira opção

Agradecimentos à ajuda do fórum Ubuntu-BR

E quanto à seqüencia de boot, isso não é alterado no setup pela tecla DEL?
Eu não sei como por isso, por que no setup você pode fazer caca também se não souber mexer, então eu não sei bem como explicar isso...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:19 »
Seria legal se você recomendasse a leitura da apostila do Ygor Abreu: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38353.0.html

E ainda, fazer uma demonstração do sistema.

Eu aproveitei um trabalho da escola, certa vez de tema livre, e fiz sobre Software Livre e principalmente GNU/LinuX, lí bastante e falei sobre a Filosofia, história, fiz demonstrações de uso e ao invés de distribuir CD's, eu propus que: Se alguem tiver interesse em testar, fale comigo que eu dou um CD, ou se puder, baixe do mirror "mais próximo". E assim conquistei 4 colegas... e aos poucos eles vem conquistando mais gente... no modo corrente, assim como você quer fazer... e o que mais chama a atenção e a curiosidade, ainda é o Compiz Fusion, fiz uma apresentação em um projetos (horrivel), mais a galera adorou... muitos realmente dizia: "- Deixa o Window$ Vista comendo poeira...!"

Acho legal sua atitude, mais eu recomendo sempre uma apresentação antes e mostrar o GNU/LinuX como uma alternativa.

"Infelizmente hoje em dia, se você disponibilizar 200 CDs pra 10 pessoas pegarem 1 pra cada, quando você menos imagina, tem um palhaço brincando com os CDs e seu cachorro."

Boa Sorte!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:32 »
Eu pretendo começar essa distribuição quando lançar o Intrepid Ibex, enquanto isso eu estou apresentando o Linux a eles e tentando fazer um método prático pra isso.
Eu pretendo emprestar 2 CDs. Os 2 que pegarem vão dar pra quem quiser, e manter uma cópia para eles.
No meu blog http://acentocircunflexo.wordpress.com eu postei uns vídeos do compiz, que deixaram um tento de gente louquinho pra ter o ubuntu. Daí eu ensinei como obter, mas uns vieram me pedir CDs e eu falei que eu emprestaria. Hoje já tem um amigo meu que mudou seu dual boot de outro linux para o Kubuntu (ele gostou mais que o Ubuntu) e pretende instalar o Ubuntu Studio.
O problema é que de 10 que querem 8 vão poder, 6 vão tentar e 3 vão usar. Eu tenho um amigo que quer porque quer mas não dá porque ele usa um Pentium3 800MHz e 256MB de RAM.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline paulo87

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2008, 19:39 »
O problema é que de 10 que querem 8 vão poder, 6 vão tentar e 3 vão usar. Eu tenho um amigo que quer porque quer mas não dá porque ele usa um Pentium3 800MHz e 256MB de RAM.

fala pra ele usar o xubuntu  :)

olha isso: Screenshot do Hientei

alexcosta67

  • Visitante
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2008, 12:28 »
Eu tenho um amigo que quer porque quer mas não dá porque ele usa um Pentium3 800MHz e 256MB de RAM.


Meu micro é igual a esse aí e funfa com o Ubuntu, o boot é um pouco lento, mas roda bastante satisfatóriamente.

abraço.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2008, 12:41 »
Esse desk tá escrito que é ubuntu e não xubuntu. Ele queria o compiz fusion, mas não roda no pc dele...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 21:55 »
Revivendo o tópico:
Fiz a versão 2.0 do guia (chamei assim porque mudei bastante o layout, ficou mais bonito)
Opinem:
Código: [Selecionar]
GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO E PRIMEIROS PASSOS NO UBUNTU – VERSÃO 2.0
FAQ (Dúvidas Freqüentes)
1. O QUE É O UBUNTU?
Ubuntu é um sistema operacional, um conjunto de programas que fazem o computador funcionar, semelhante ao Microsoft Windows. Ele é um GNU/Linux, gratuito e é também um software com o seu código aberto, em que qualquer programador pode mexer, ao contrário do Windows e do MacOS.
Ele vem num formato de Live CD, que é um CD que permite tanto instalar quanto testar diretamente do CD, sem alterar em nada no seu computador.
Ele é produzido por uma empresa chamada Canonical, que é sul-africana, e é baseado no Debian, outro GNU/Linux muito famoso e tradicional. Seu site oficial é http://www.ubuntu.com
2. ELE FUNCIONA SOZINHO?
Sim. Ele não depende do Windows ou de qualquer outro sistema para funcionar, apenas de você e de energia elétrica (além do PC) :P.
3. O QUE ELE PRECISA PARA FUNCIONAR ENTÃO?(REQUISITOS MÍNIMOS)
Seu processador precisa ter mais de 1GHz, o recomendado é ter um Pentium 4, um Amd Athlon ou superior, 512MB de memória RAM, e uns 10GBs livres no HD para se ter uma experiência satisfatória.
4. O Live CD está lento. É normal isso?
Sim, o live cd tem uma velocdade muito mais lenta que o sistema instalado no HD. Isso ocorre porque oCD tem o Sistema Operacional comprimido, e depende muito da quantidade de memória RAM disponível e do processador. Além disso, o live CD é um tanto mais lento também pelo fato de que a velocidade de leitura de um CD é muito mais lenta do que a de um disco rígido.
5. Eu não consigo ouvir meus MP3, o que eu faço?
Bom, o Ubuntu não inclui por padrão os codecs (pacotes que permitem reproduzir algo) de MP3 porque o MP3 é um formato proprietário, não livre como o Ubuntu. Para instalá-los, vá ao menu Aplicações, na barra superior e clique no item Adicionar/Remover. Lá, na parte superior direita da janela terá um campo de busca, digite lá “Ubuntu restricted”. Deverá aparecer 2 programas então no centro da janela, um chamado “Ubuntu restricted areas” (ou extras, dependendo da versão) e outro chamado “Kubuntu restricted areas” (ou extras dependendo da versão). Marque o “ubuntu restricted areas” e mande Aplicar as mudanças, clicando num botão na parte inferior direita da janela. Aguarde instalar e pronto!
7. Como atualizar o sistema (importante)
O Ubuntu é um sistema operacional a prova de vírus, mas para ele se manter assim não podemos bobear. Na barra superior do Ubuntu temos uma área no canto direito chamada “Área de Notificação”. Lá aparecem vários ícones,  como de alguns programas em uso como os MSNs e Skypes. Lá também aparece as vezes um ícone laranja ou vermelho, com uma setinha apontando para baixo. Este ícone indica que existem atualizações disponíveis. Clique com o botão direito do mouse nele, e clique em “Instalar todas atualizações”. Pode ser que ele te peça para reiniciar. Se pedir, você pode reiniciar no momento ou deixar para mais tarde. Lembre-se de que manter o sistema atualizado é vital para a segurança.

8. O que é uma “partição”?
Partição é um “pedaço” do hd do computador, que será reconhecido como se fosse outro hd. Quando você vai instalar o Ubuntu, 'numa dessas que você instala.
9. E meus games?
Ubuntu não é Windows, então se você quiser seus jogos e tudo mais, deixe seu PC em dual-boot.
Dual-boot é você ter mais de um sistema operacional no mesmo computador, que faz você escolher na hora de ligar o sistema que você vai usar.
COMO INSTALAR
1-Instalar e se libertar do Windows
ATENÇÃO! TESTE DO CD ANTES DA INSTALAÇÃO, SE POSSÍVEL, PARA QUE VOCÊ TENHA CERTEZA QUE GOSTARÁ DO SISTEMA!
É importantíssimo desfragmentar o disco antes da instalação!!!!
1 - Com o computador ligado, ponha o live cd do Ubuntu no drive de mídia ótica (CD ou DVD) e reinicie-o.
2 – Aparecerá uma tela com vários idiomas. Escolha Português – BR ou o de sua preferência.
3 – Aparecerão várias opções, que serão:
Testar o Ubuntu sem alterar meu computador
Instalar o Ubuntu
Teste de memória
Varrer o CD em busca de erros

ATENÇÃO! PROSSIGA APENAS SE TIVER 512MB DE MEMÓRIA OU MAIS, POIS SENÃO DARÁ ERROS
5 – Se você gostou, e tem certeza de que quer instalar, clique em Instalar o Ubuntu, que estará na área de trabalho do teste, ou senão reinicie e selecione instalar no menu principal.
6 – Escolha o idioma padrão da instalação( ele poderá ser alterado mais tarde)
7 – Escolha seu fuso horário (o horário de Brasília é o GMT – 3)
8 – Escolha o modelo do seu teclado (pode ser alterado mais tarde)
9 – Agora é a parte principal, depois dela não tem mais como desistir, se você não tá nem aí pra TUDO que você tem salvo no seu HD, quer tirar o Windows, clique em Assistido – usar o hd inteiro (não tem como recuperar)(e pule para o passo 11
Já se você não quiser perder seu windows e seus arquivos, vá no modo  Guiado
10 – Tendo em mente a quantidade do seu hd livre, redimensione o seu hd para o tamanho que você quiser, eu recomendo 50% Windows - 50 % Ubuntu
11 – Vá fazer alguma coisa porque redimensionar/ formatar(se você usou o modo assistido) demora uns 20~40 minutos
12 – Ele vai pedir para que você digite alguns dados pessoais (guarde seu usuário e sua senha, porque eles são necessários para ligar o linux)
13 – Ele vai perguntar se você quer importar usuários e configuraçãoes do Windows, selecione o que você quiser.
14 – Ele pedirá(ou não) para você reiniciá-lo, reinicie e inicie pela primeira opção
Agradecimentos à ajuda do fórum Ubuntu-BR

PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Vejam se este micro guia meu está bom
« Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 20:54 »
Versão 2.1 lançada. Sugestões incluídas!
Código: [Selecionar]
GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO E PRIMEIROS PASSOS NO UBUNTU – VERSÃO 2.1
FAQ (Dúvidas Freqüentes)
1. O QUE É O UBUNTU?
Ubuntu é um sistema operacional, um conjunto de programas que fazem o computador funcionar, semelhante ao Microsoft Windows. Ele é um GNU/Linux, portanto é um software com o seu código aberto, em que qualquer programador pode mexer e deixá-lo “do seu jeito”, e também é gratuito, ou seja, nada de chave de licença, cracks e ilegalidade, ao contrário do Windows e do MacOS.
Ele vem num formato de Live CD, que é um CD que permite tanto instalar quanto testar diretamente do CD, sem alterar em nada no seu computador.
Ele é produzido por uma empresa chamada Canonical, que é sul-africana, e é baseado no Debian, outro GNU/Linux muito famoso e tradicional. Seu site oficial é http://www.ubuntu.com
2. ELE FUNCIONA SOZINHO?
Sim. Ele não depende do Windows ou de qualquer outro sistema para funcionar, apenas de você e de energia elétrica (além do PC) :P.
3. O QUE ELE PRECISA PARA FUNCIONAR ENTÃO?(REQUISITOS MÍNIMOS)
Seu processador precisa ter mais de 1GHz, o recomendado é ter um Pentium 4, um Amd Athlon ou superior, 512MB de memória RAM, e uns 10GBs livres no HD para se ter uma experiência satisfatória.
4. O Live CD está lento. É normal isso?
Sim, o live cd tem uma velocdade muito mais lenta que o sistema instalado no HD. Isso ocorre porque oCD tem o Sistema Operacional comprimido, e depende muito da quantidade de memória RAM disponível e do processador. Além disso, o live CD é um tanto mais lento também pelo fato de que a velocidade de leitura de um CD é muito mais lenta do que a de um disco rígido.
5. Eu não consigo ouvir meus MP3, o que eu faço?
Bom, o Ubuntu não inclui por padrão os codecs (pacotes que permitem reproduzir algo) de MP3 porque o MP3 é um formato proprietário, não livre como o Ubuntu. Para instalá-los, vá ao menu Aplicações, na barra superior e clique no item Adicionar/Remover. Lá, na parte superior direita da janela terá um campo de busca, digite lá “Ubuntu restricted”. Deverá aparecer 2 programas então no centro da janela, um chamado “Ubuntu restricted areas” (ou extras, dependendo da versão) e outro chamado “Kubuntu restricted areas” (ou extras dependendo da versão). Marque o “ubuntu restricted areas” e mande Aplicar as mudanças, clicando num botão na parte inferior direita da janela. Aguarde instalar e pronto!
7. Como atualizar o sistema (importante)
O Ubuntu é um sistema operacional a prova de vírus, mas para ele se manter assim não podemos bobear. Na barra superior do Ubuntu temos uma área no canto direito chamada “Área de Notificação”. Lá aparecem vários ícones,  como de alguns programas em uso como os MSNs e Skypes. Lá também aparece as vezes um ícone laranja ou vermelho, com uma setinha apontando para baixo. Este ícone indica que existem atualizações disponíveis. Clique com o botão direito do mouse nele, e clique em “Instalar todas atualizações”. Pode ser que ele te peça para reiniciar. Se pedir, você pode reiniciar no momento ou deixar para mais tarde. Lembre-se de que manter o sistema atualizado é vital para a segurança.

8. O que é uma “partição”?
Partição é um “pedaço” do hd do computador, que será reconhecido como se fosse outro hd. Quando você vai instalar o Ubuntu, 'numa dessas que você instala. O Ubuntu utiliza um modo de por os aquivos no HD, diferente do Windows, que não fragmenta e é mais rápido, porém seus arquivos no Ubuntu não podem ser vistos pelo Windows. Ao contrário (arquivos no Windows serem vistos no Ubuntu) é possível.
9. E meus games?
Ubuntu não é Windows, então se você quiser seus jogos e tudo mais, deixe seu PC em dual-boot.
Dual-boot é você ter mais de um sistema operacional no mesmo computador, que faz você escolher na hora de ligar o sistema que você vai usar.
10 . Como sei qual é a versão do Ubuntu?
Para saber a versão do Ubuntu mais atual, é muito simples, graças a numeração delas.
Exemplo: a 8.10 “Intrepid Ibex”, o número 8 indica o ano de que ela é (2008) e o número depois do ponto indica seu mês – 10 – outubro. Assim sabemos que 8.10 é de outubro de 2008.
11. Como instalo e removo um programa?
Para instalar um programa no Ubuntu (lembre-se de que Ubuntu não é Windows, arquivos .exe não são executáveis nele) é muito simples. Há basicamente duas opções. A primeira é ir no Menu Aplicações, e clicar em Adicionar/Remover. Vai abrir uma janela onde se veêm categorias de programas na lateral esquerda, e um campo de busca em cima, a direita. Use-os para localizar o que você quer. Localizando, marque o quadradinho ao lado do nome dele e clique em Aplicar para instalar (é possível marcar vários e instalar tudo de uma vez só). Para desinstalar, é só desmarcar o quadradinho e clicar em Aplicar.
O segundo modo, é ir no Menu Aplicações, na parte de Acessórios e clicar em Terminal (em alguns vem escrito Consola). Lá dentro, digite “sudo aptitude install programa-que-eu-quero” e dê um enter. O sistema vai lhe pedir a senha (note que não é possível se ver a senha conforme ela é digitada no Terminal), digite-a e dê um ENTER. Espere ele acabar de baixar e pronto! Para remover o programa, o comando é “sudo aptitude remove programa-que-eu-quero”. (NOTA: Caso você veja m algum lugar falando de usar “sudo apt-get instlall programa-que-eu-quero, não se preocupe. Quando tiver escrito “apt-get”, tanto faz por “aptitude” ou “apt-get”. O APTITUDE é uma ferramenta do APT-GET apenas.)
ATENÇÃO: ANTIVÍRUS NÃO SÃO NECESSÁRIO NO LINUX, JÁ QUE DEVIDO AO SISTEMA DE PERMISSÕES ELE É “IMUNE” A VÍRUS (POR ISSO QUE NÃO DEVE DAR SUA SENHA A NINGUÉM)
COMO INSTALAR OU TESTAR SEM NENHUMA ALTERAÇÃO NO COMPUTADOR
1-Instalar e se libertar do Windows
ATENÇÃO! TESTE DO CD ANTES DA INSTALAÇÃO, SE POSSÍVEL, PARA QUE VOCÊ TENHA CERTEZA QUE GOSTARÁ DO SISTEMA!
É importantíssimo desfragmentar o disco antes da instalação, porque senão apartição poderá não ser criada com sucesso e você perderá seus dados!!
1 - Com o computador ligado, ponha o live cd do Ubuntu no drive de mídia ótica (CD ou DVD) e reinicie-o.
2 – Aparecerá uma tela com vários idiomas. Escolha Português – BR ou o de sua preferência.
3 – Aparecerão várias opções, que serão:
Testar o Ubuntu sem alterar meu computador
Instalar o Ubuntu
Teste de memória
Varrer o CD em busca de erros

ATENÇÃO! PROSSIGA APENAS SE TIVER 512MB DE MEMÓRIA OU MAIS, POIS SENÃO DARÁ ERROS
4 – Teste-o indo na primeira opção.
5 – Se você gostou, e tem certeza de que quer instalar, clique em Instalar o Ubuntu, que estará na área de trabalho do teste, ou senão reinicie e selecione instalar no menu principal.
6 – Escolha o idioma padrão da instalação( ele poderá ser alterado mais tarde)
7 – Escolha seu fuso horário (o horário de Brasília é o GMT – 3)
8 – Escolha o modelo do seu teclado (pode ser alterado mais tarde)
9 – Agora é a parte principal, depois dela não tem mais como desistir, se você não tá nem aí pra TUDO que você tem salvo no seu HD, quer tirar o Windows, clique em Assistido – usar o hd inteiro (não tem como recuperar)e pule para o passo 11
Já se você não quiser perder seu windows e seus arquivos, vá no modo Guiado
10 – Tendo em mente a quantidade do seu hd livre, redimensione o seu hd para o tamanho que você quiser, eu recomendo 50% Windows - 50 % Ubuntu – se bem que selecionando 20 a 25GB já dá para usá-lo muito bem, instalando coisas e tal. Caso a versão seja a 8.10 vá no Modo Manual, , mude o formato da partição do Windows (diminua-o) e crie outras duas partições: uma de 1GB (caso tenha 512MB de RAM apenas, crie-a com 1,5GB) e formate-a em linux-swap. Crie então outra, no formato ext3, do tamanho que quiser (e der) a mande ela ser a “/” (no Ponto de Montagem).
11 – Vá fazer alguma coisa (que tal um café?) porque redimensionar/ formatar(se você usou o modo assistido) demora uns 20~40 minutos
12 – Ele vai pedir para que você digite alguns dados pessoais (guarde seu usuário e sua senha, porque eles são necessários para ligar o linux e para manter a segurança do sistema. Nunca forneça sua senha a ninguém, é com ela que seu sistema fica seguro)
13 – Ele vai perguntar se você quer importar usuários e configuraçãoes do Windows, selecione o que você quiser.
14 – Ele pedirá(ou não) para você reiniciá-lo, reinicie e inicie pela primeira opção.
15 – Atualize o sistema, conforme dito acima.
COMO TESTAR O UBUNTU SEM FAZER NENHUMA ALTERAÇÃO NO COMPUTADOR
1 – Reinicie o computador com o CD dentro do drive.
2 – Selecione a linguagem (caso não goste muito de falar russo, selecione Português do Brasil)
3 – Selecione a opção “Testar o Ubuntu sem qualquer alteração no computador”
4 – espere ela carregar, ela demora.
6 – NÃO clique no ícone “Instalar no meu Computador” que estará na área de trabalho


LEITURA RECOMENDADA

1. Apostila Ygor Abreu – Ubuntu para iniciantes - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38353.0.html


Agradecimentos à ajuda do fórum Ubuntu-BR ( http://ubuntuforum-br.org/ )
Bom, como poderia disponibilizá-la online?
E o que mais vocês acham que eu poderia incluir nela?
Está bom será?
Gostaria de contar que 2 amigos meu usam ubuntu em dual boot graças a esto...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!