Olá Pessoal!
Meu modem é um AIKO 83D da VIVO. Estou num notebook (não vou especificar porque imagino ser irrelevante) e rodando o Ubuntu Jaunty (9.04).
Segui a dica do williamco usando seu script que fez toda configuração automaticamente.
Bem, não sei exatamente o que aconteceu. Mas o usbmodeswitch a princípio conseguiu alterar o dispositivo para 0057, mas depois, não sei porque* voltou a configuração anterior e não consigo mais deixar como deveria ser.
Mas não funciona. O usbmodeswitch volta dizendo que não há um dispositivo disponível. E não encontro um /dev/ttyUSB2.
Alguma sugestão? Qualquer ajuda é válida 
*Além desse procedimento eu tentei usar o discador da AIKO (o que ela oferece no site oficial). O discador não conseguiu se instalar no sistema (vários erros). Talvez o instalador tenha alterado alguma configuração. Mas eu rodei o script novamente e nada mudou. 
olah,
algumas considerações:
1) o discador da aiko só funciona com o ubuntu antes do 8.04 e derivados (conforme dito no manual), não tente usá-lo fora destas condições, além do que se você desbloquear o modem e quiser usar outra operadora só poderá faze-lo com outro discador (gnome-ppp, wvdial, kppp).
2) verique todos os arquivos editados pelo script e veja se o conteúdo não tem repetições (ele foi pensado para ser usado uma vez só. da forma como foi escrito ele ACRESCENTA os textos aos arquivos, de modo que se usado de novo teremos arquivos incorretos.
3) o script só edita e cria arquivos, mais nada. se eles estão corretos sua função acabou.
4) cuidado ao copiar o script! tenho visto este script sendo divulgado na internet com as quebras de linhas incorretas, resultando em arquivos incorretos. eu mesmo escrevi o script no tópico do CE Morimoto "vivo-ZAP" no guia do hardware (este script que fiz é baseado no dele), mas o texto saiu errado. o comando do usb_modeswitch, por exemplo deve ser todo em uma única linha!!
possíveis causas para não funcionar (mesmo com os arquivos corretos):
1) não tem rede 3g disponível.
se o modem foi conectado, após alguns segundos a luz (inicialmente vermelho-alaranjado) se apaga e depois reacende com a mesma cor. nunca fica verde.
para comprovar o estado:
$ lsusb
retorna o id 0057
existe o /dev/ttyUSB2
o memory card está disponível
2) o modem ficou um tempão espetado na porta usb mas não foi usado, quando vamos usar surge uma mensagem dizendo que o modem não está disponível.
estes modems são, digamos, voláteis! depois de um tempo conectado e sem uso eles simplesmente desaparecem.
o ttyUSB2 também desaparece. a luz continua verde. o memory card continua disponível.
solução: desconectar e reconectar discando assim que a luz verde acender.
3) o tempo de espera para o usb_modeswitch é muito pequeno
alguns sistemas demoram mais que outros para executar a regra do udev.
por exemplo:
o modem foi conectado na porta usb
por conta de processamento lento o dispositivo levou 15 seg para "aparecer"
se o usb_modeswitch for executado ANTES dos tais 15 seg não haverá dispositivo a ser mudado!!
neste caso deve-se alterar o arquivo que chamamos de tim-web:
onde diz:
sleep 10
passe para:
sleep 15
no meu sistem bem velhinho tive que colocar o sleep 10, originalmente (no script do 1o post) era sleep 5.