Nestes últimos dias andei testando vários reprodutores de música no meu Edgy. Algumas poucas impressões:
1. Listen:
A versão 0.5b1, disponível na página do projeto no SourceForge (
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=161415) funcionou perfeitamente no meu sistema. Não consegui identificar nenhum defeito até o momento.
É leve, prático e completo, com todas as funcionalidades do amarok e um excelente suporte ao Shoutcast (Rádios Internet), inclusive com pasta para Favoritos. Tem progredido muito nas últimas versões, sinal da sua popularidade.
A tradução para Português Brasileiro é muito boa!
2. Banshee:
É a interface mais elegante e é muito simples de usar. No entanto é muito pesadão - tanto pela quantidade de dependências quanto pelo tempo necessário para carregar - e ainda muito instável. Neste último aspecto, ele chega mesmo a ser um pouco decepcionante, considerando o tempo de desenvolvimento e o progresso de outros
players para GTK2.
3. Exaile:
Pode ser a combinação perfeita entre a elegância do Banshee e a riqueza de funcionalidades do Listen e QuodLibet. Ainda tem alguns defeitinhos irritantes, é um pouco lento e o suporte a Shoutcast deixa muito a desejar, mas é coisa recente. Para um "menino tão pequeno", tem dado passos de gigante.
4. QuodLibet:
É a verdadeira "mama" do Listen (filho ingrato!) e do Exaile (filhão!). É riquíssimo em funcionalidades - uma verdadeira floresta de
plugins - e conta com uma interface muito versátil (parece brinquedo de montar!). Talvez seja exatamente por esta falta de personalidade visual que ele ainda não tenha conseguido ainda "pegar". Mas sua prole (Listen e Exaile), em compensação, vai de vento em popa!
5. Muine:
Carrega quase todas as bibliotecas do Banshee e conta com uma interface simples e elegante. Há também alguns plugins interessantes, mas para um aplicativo tão mais simples que o Listen, Exaile ou QuodLibet, ele é pesadão demais em dependências, embora mais rápido que o Banshee.
6. BMPx
Reúne sobre o mesmo motor Gstreamer (com todas as limitações do Gstreamer) uma interface inspirada no XMMS/BMP, versáteis listas de reprodução e suporte a Shoutcast e Icecast (rádio Internet).
É pesado - tanto em dependências quanto em velocidade - e ainda muito instável. Para quem gosta de insterfaces "esquinzáveis".
7. Audacious
Gosto dele! A versão empacotada para o Edgy funcionou perfeitamente no meu sistema, sem dar nenhum problema. É tão leve quanto se espera de um sucessor do XMMS, toca quase tudo (bem melhor neste ponto que o BMPx) e é muito fácil de administrar.
Sua "pele" padrão é muito agradável e discreta e, além disso, é o único XMMS com desenvolvimento a todo vapor.
8.Rhythmbox
É o típico velho agradável: está sempre presente, não incomoda ninguém, quase ninguém consegue ou gosta de usar, mas é ele o chefão!
Na verdade, escrevi tudo isso - mais rápido, mais rápido! - apenas para dizer que nós já podemos usar o Listen 0.5b1 e o Audacious no Edgy. E para jogar fora!