De fato, o Office é o maior produto da Microsoft hoje em dia. Por mais que o Openoffice esteja evoluindo, a versão 2007 deu um banho em tudo o que era pacote de escritório, incluindo sua versão 2003.
Aposto que muita gente usaria o MS Office se a MS lançasse uma versão pra Linux. Eu sou uma dessas pessoas, nada melhor do que garantir compatibilidade no trabalho e nas pesquisas.
Agora, o Windows está naufragando, mas não nessa velocidade que todos dizem. Uso o Windows Vista e, à parte uma coisinha ou outra, ele funciona muito bem. Como eu falei uma vez a um amigo, o maior problema do Windows, pra mim, é quando dá problema. No Linux, é só usar os forums da comunidade e o Google que sempre vai ter alguém disposto a te ajudar e com conhecimento pra isso. Se dá problema no Windows, a gente tem que ficar filtrando as milhares de páginas que a gente acha com um único post na thread, o da dúvida do cidadão. E invariavelmente, a pergunta está mal formulada, com um português horrível e sem nenhum comentário de ninguém disposto a ajudar.
Mas na questão usabilidade, o sistema perfeito é aquele que atende às suas necessidades.
Acredito que, se essa Web 2.0 vingar, o SO vai ser só perfumaria.
Como li por aí, eu sou um tanto retrógrado nesse ponto. Gosto do software no hardware. hehe.