Autor Tópico: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo  (Lida 19500 vezes)

Offline rapaqueca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 07:01 »
consegui fazer isso. mas nao deu na mesma. o outro computador a qem kero aceder nao conecta ao meu. quando ligo o cabo começa o simbolo da rede a rodar. mas nao chega a conectar.e desliga se. e portanto esse é q deve ser aqui o problema...

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 10:01 »
consegui fazer isso. mas nao deu na mesma. o outro computador a qem kero aceder nao conecta ao meu. quando ligo o cabo começa o simbolo da rede a rodar. mas nao chega a conectar.e desliga se. e portanto esse é q deve ser aqui o problema...

Os dois devem estar configurados para pegar ip automáticamente por DHCP, ou se isso não for possível, devem estar na mesma faixa de ip, para que se 'enxerguem'

Offline rapaqueca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 21:33 »
e como faço isso? desculpem a minha ignorancia...:P

Offline rapaqueca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #18 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 16:52 »
consegui fazer isso. mas nao deu na mesma. o outro computador a qem kero aceder nao conecta ao meu. quando ligo o cabo começa o simbolo da rede a rodar. mas nao chega a conectar.e desliga se. e portanto esse é q deve ser aqui o problema...

Os dois devem estar configurados para pegar ip automáticamente por DHCP, ou se isso não for possível, devem estar na mesma faixa de ip, para que se 'enxerguem'
como ponho na mesma faixa de ip para se ligarem? é importante pa mim e pa outro pessoal... eh que afinal de contas ainda nao sei como se ligam o raio dos pcs...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 11:02 »
também estou c/ os mesmos problemas do rapaqueca, segui as indicações:

Pelo que entendi seus 2 computadores estão com o ubuntu, correto? Então você não precisa do samba.

Utilize o NFS, que é bem tranquilo, apenas a parte 2.2 deste tutorial deve resolver http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15555.0.html .
Senão funcionar, dê uma pesquisada por NFS no fórum e no google, que não faltam informações.

Abraços.

Clica com o botão direito do mouse sobre a pasta/ficheiro que deseja compartilhar, vá na opção 'propriedades' e configure o compartilhamento na aba 'Compartilhamento'. No outro micro vá em 'Locais - Rede', provavelmente eles já se 'enchergarão'.

E nada!

Interessante foi nas minhas leituras encontrar GUI p/ esses serviços noo Fedora - http://dailypackage.fedorabook.com/index.php?/archives/142-GUI-Thursday-system-config-nfs-Graphical-NFS-Export-Configuration.html - e no Kurumim - http://www.guiadohardware.net/dicas/usando-nfs.html - além de saber que o Centro de Controle do Mandriva tem essa opção.
Dei uma vasculhada e ñ encontrei nada parecido p/ o Ubuntu (Linux p/ seres humanos começarem). Uma lástima! Que tenhamos que ficar executando receitas de bolo p/ se atingir certos objetivos, que infeliz/ hj o tempo do ser humano ñ permite tanto assim.
Bom vou continuar pesquisando e tentando resolver meu caso de acessar via rede meus 2 equipamentos.
Pasme até no esculhambado Satux (como afirmam umas pessoas, mas eu ñ), pelo Samba facil/ consegui achar periféricos em rede, tudo grafica/.
Desculpem o desabafo, mas sou inteira/ a favor do aumento da praticidade em relação ao Linux e SLs.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rdcampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 18:26 »
olhem só, veja se ajuda..

Já que os dois pcs são linux, faça isso. Configure o ssh de um deles, e acesse apartir do outro. O Ubuntu oferece um excelente suporte a esse tipo de conexão/compartilhamento. Clique em "Locais", depois em "Conectar ao Servidor", informe ali o IP do outro pc, a pasta, (por exemplo: /home/usuario/musicas e nao precisa estar compartilhado) e informe o nome de usuario da outra maquina.. não é tão complicado assim.

boa sorte. ;)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #21 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 19:30 »
olhem só, veja se ajuda..

Já que os dois pcs são linux, faça isso. Configure o ssh de um deles, e acesse apartir do outro. O Ubuntu oferece um excelente suporte a esse tipo de conexão/compartilhamento. Clique em "Locais", depois em "Conectar ao Servidor", informe ali o IP do outro pc, a pasta, (por exemplo: /home/usuario/musicas e nao precisa estar compartilhado) e informe o nome de usuario da outra maquina.. não é tão complicado assim.

boa sorte. ;)

Amigo obrigado pela ajuda
Segui suas sugestões e tentei outras opções a partir dela ma ñ tive sucesso
me vinha a seguinte msg:
Citar
não foi possível exibir a localização "sftp://xxx.xxx.x.x/home/usuario/nome-da-pasta
tempo esgotado ao efetuar login
Vou continuar minhas pesquisas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 21:23 »
Bom, vamos lá:

O que vc quer fazer é realmente algo simples e muito útil mesmo. Vou tentar explicar e tentar montar um how-to simples. Infelizmente vamos usar linha de comando, sei que é chato, que parece complicado, ms vc vai ver que é simples. O mais importante é entender como isso funciona e perceber onde está o erro. Vou repetir algumas coisas que já disseram e me desculpem por não dar os créditos, mas estou sem tempo.

1) Definições:
a) Note 1 - é o notebook que contém os arquivos, vai ser nosso "servidor" ou "compartilhador" de arquivos.
b) Note 2  - é o notebook que vai pegar os arquivos do note 1, é o "cliente".
c) Terminal - é o gnome-terminal, aplicativo onde vamos  digitar alguns comandos, ele se encontra em Aplicações, Acessórios, Terminal. Em Portugal também pode ser chamado de Consola, aqui vamos chamar de "terminal";
 
2) Montar a rede:
Aqui está o primeiro e realmente grande problema.  Acho que o seu maior problema está aqui.
Conecte o cabo de rede nos notebooks (dica: acredito quevc esta usando um cabo de rede do tipo crossover, específico para ligar dois pcs diretamente, se vc não sabe o que estou dizendo pesquise no google sobre cabos de rede, se algo acontecer com seus notebooks a responsabilidade não é minha!).

a) No Note 1 abra um terminal e digite:

Código: [Selecionar]
sudo ifconfig eth0 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0 up
Digite a senha do usuario normal. Não deve aparecer nenhum erro, caso aconteça algum erro, pare e cole o resultado aqui.

Esse comando vai atribuir um ip fixo a interface de rede do note 1

b)  No Note 2 abra um terminal e digite:

Código: [Selecionar]
sudo ifconfig eth0 192.168.1.2 netmask 255.255.255.0 up
Digite a senha do usuario normal. Não deve aparecer nenhum erro, caso aconteça algum erro, pare e cole o resultado aqui.

Esse comando vai atribuir um ip fixo a interface de rede do note 2.

Perceba que o que muda é o final, ou seja, outro numero de IP, e tem que ser diferente!

c) No note 2 digite no terminal:

Código: [Selecionar]
ping -c 4 192.168.1.1
Vc deve receber quatro linhas com os tempos de resposta, algo semelhante a isso:

PING 192.168.1.1 bytes of data.
64 bytes from 192.168.1.2: icmp_seq=1 ttl=247 time=32.9 ms

Caso vc receba a seguinte mensagem:
Código: [Selecionar]
ping -c 4 192.168.1.1
PING 192.168.1.1 (192.168.1.1) 56(84) bytes of data.

--- 192.168.1.1 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 received, 100% packet loss, time 3010ms

é porque aconteceu algum erro. Ou seja, o note 2 não conseguiu "pingar" o note 1 e vc não vai conseguir transferir os arquivos. Dê uma pesquisada sobre o comando ping e o que ele representa, vale a pena.

3) Sistema de transferencia de arquivos.

Se tudo deu certo até aqui passamos pela parte mais difícil.
Temos a rede montada e configurada.
Vamos usar o SSH para montar a pasta que contem os arquivos do note 1 no note 2. "Montar" é uma característica especial do linux, vale a pena vc dar uma pesquisada também.

a) Vamos instalar o servidor ssh no note 1.
Digite no note 1:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install openssh-server sshfs

Imagino que vc tenha acesso a internet pela wireless ou outro meio qualquer, vc pode executar esse passo primeiro antes do passo 1.

Vou considerar que vc já sabe instalar programas no linux.
Se não instalou o openssh-servere o sshfs corretamente, pare e informe o erro.

b) Vamos criar uma pasta onde os arquivos do note 1 apareceram no note2
digite num terminal:

Código: [Selecionar]
mkdir /tmp/note1

Vc pode escolher outro lugar e outro nome, so lembre de alterar no comando abaixo:

c)Montando a pasta do note 1 no note 2
O comando para montar tem essa estrutura:

Código: [Selecionar]
sshfs user@ip-do-servidor:/pasta/que/sera/mapeada pastalocal/
No nosso caso ficará assim:

Código: [Selecionar]
sudo sshfs usuario_que_tem_login_no_note1@192.168.1.1:/caminho_completo_pasta_que_contem_arquivos /tmpnote1/
Essa parte pode parecer complicada, ms é simples.
Se não acontecerem erros basta abrir o nautilus no note 1 e acessar a pasta /tmp/note1 e os arquivos devem estar prontos para vc copiar e colar onde quiser no note2. Se vc receber um aviso que não tem permissões para acessar os arquivos execute:

Código: [Selecionar]
sudo nautilus /tmp/note1
#######CUIDADO COM O SUDO NAUTILUS!!!! NÃO APAGUE NADA E USE COM CUIDADO!########

d) Após copiar os arquivos vc pode "desmontar" a pasta /tmp/note1 com o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
sudo umount /tmp/note1

Pronto, espero que vc consiga, desculpa o excesso de detalhes, tome cuidado com o sudo nautilus e com o cabo de rede. Aproveite e estude sobre redes, vale a pena. Usei algumas dicas da internet, estou sem tempo, me desculpem os autores por não colocar os créditos.




Abraços.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 21:56 »
dudu_ubuntun, obrigado
Como já tá tarde vou tentar amanhã c/ calma essa dica.
Um detalhe meu servirdo é um desktop ligado por cabo ao meu modem/roteador.
E quero compartilhar ele a um notebook (e vice-versa), somente c/ Ubuntu, que uso via conexão s/ fio.
No iníco de seu ótimo tutorial, vejo especificado p/ a ligação por cabo, seria também aplicavel tal tuto a uma ligação s/ fio?
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 23:00 »
Olá rjbgbo,

Hum, não sabia exatamente da estrutura, vamos ter que fazer algumas alterações.

Deixa eu ver se entendi direito:

internet----cabo de rede ---computador com ubuntu
                                                       |
                                                       |----------- wireless ----------------- notebook com ubuntu


Se for assim, dá pra fazer sim, aliás, dá até pra compatilhar a internet que chega no computador para o notebook acessar a internet e acessar os arquivos do computador.


Me confirme se a estrutura acima representa tua situaçao ai ou desenhe como ela esta

Me diga se as placas wireless estao configuradas, se funcionam no ubuntu ou se essa parte ainda ta meio enrolada, me diga o modelo delas também,

Numa estrutura assim, dá pra fazer mas vou precisar de mais paciência e mais cuidado, ms é bem simples.


Abraços

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #25 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 08:34 »
olá dudu_ubuntun, assim está o estado de minha rede:

Modem/Roteador D-link 2640-T - ligado a ele via cabo o desktop em dual boot Ubuntu e Windows (o 1º SO de boot é o Ubuntu, sendo que deixo montado automatica/ uma partição de dados NTFS no Ubuntu) e pl. de rede é
Código: [Selecionar]
Ethernet controller: Intel Corporation 82540EM Gigabit Ethernet Controller (rev 02)
Notebook ligado a rede s/ fio ao Modem/Roteador D-link 2640-T - somente c/ o Ubuntu e pl. de rede é
Código: [Selecionar]
05:00.0 Ethernet controller: Broadcom Corporation NetLink BCM5906M Fast Ethernet PCI Express (rev 02)
06:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x 802.11abg Wireless PCI Express Adapter (rev 01)

O Modem/Roteador D-link 2640-T - foi roteado pelo Windows junto ao suporte da D-link, e sempre me concto direto, s/ problemas em todas as distros que testo o liveCD entrando direta/.

Então meu desenho ficaria assim:

Internet > Modem/Roteador > cabo > Desktop (Ubuntu e Windows)
                                           > rede s/ fio > Notebook (Ubuntu)
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2009, 08:53 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #26 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 12:01 »
Bom dia rjbgbo,

Bom, teu problema é bem mais simples, pois a rede já está montada, vc so precisa decicidir o protocolo que vai usar para transferir os arquivos entre o pc e o note ;)

Vc só vai usar o item 3 daquela minha dica, trocando o 192.168.1.1 pelo ip do computador e o nome das pastas de ponto de montagem.

Abraços.

ps.: o note acessa a internet normalmente né?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #27 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 08:57 »
Bom dia, dudu_ubuntun
Fiz e refiz todos os procedimentos até usando outras maniras baseadas na tua última indicação, chegando a testá-los depois de reiniciar ambos PCs e nada.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 10:19 »
Bom dia rjbgbo,

Bom, vamos dar um passo atrás...

Coloque os ips do computador e do note.

No note tente pingar o ip do computador.

Abs

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: LIgar dois pcs com ubuntu por cabo
« Resposta #29 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 17:22 »
Olá amigo, dudu_ubuntun
Vou precisar de um tempo p/ testar essa sua dica também, pois hj acaba a folga do tempo de carnaval.
também andei dando uma lida, c/ mais calma, no próprio manual do Ubuntu, e me pareceu interessante, mas vou precisar de fazer isso em dias que tenha mais calma, certa/ num fim de semana qdo puder.
Pode deixar que voou postar aqui meu relatório.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469