Bom, vamos lá:
O que vc quer fazer é realmente algo simples e muito útil mesmo. Vou tentar explicar e tentar montar um how-to simples. Infelizmente vamos usar linha de comando, sei que é chato, que parece complicado, ms vc vai ver que é simples. O mais importante é entender como isso funciona e perceber onde está o erro. Vou repetir algumas coisas que já disseram e me desculpem por não dar os créditos, mas estou sem tempo.
1) Definições:
a) Note 1 - é o notebook que contém os arquivos, vai ser nosso "servidor" ou "compartilhador" de arquivos.
b) Note 2 - é o notebook que vai pegar os arquivos do note 1, é o "cliente".
c) Terminal - é o gnome-terminal, aplicativo onde vamos digitar alguns comandos, ele se encontra em Aplicações, Acessórios, Terminal. Em Portugal também pode ser chamado de Consola, aqui vamos chamar de "terminal";
2) Montar a rede:
Aqui está o primeiro e realmente grande problema. Acho que o seu maior problema está aqui.
Conecte o cabo de rede nos notebooks (dica: acredito quevc esta usando um cabo de rede do tipo crossover, específico para ligar dois pcs diretamente, se vc não sabe o que estou dizendo pesquise no google sobre cabos de rede, se algo acontecer com seus notebooks a responsabilidade não é minha!).
a) No Note 1 abra um terminal e digite:
sudo ifconfig eth0 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0 up
Digite a senha do usuario normal. Não deve aparecer nenhum erro, caso aconteça algum erro, pare e cole o resultado aqui.
Esse comando vai atribuir um ip fixo a interface de rede do note 1
b) No Note 2 abra um terminal e digite:
sudo ifconfig eth0 192.168.1.2 netmask 255.255.255.0 up
Digite a senha do usuario normal. Não deve aparecer nenhum erro, caso aconteça algum erro, pare e cole o resultado aqui.
Esse comando vai atribuir um ip fixo a interface de rede do note 2.
Perceba que o que muda é o final, ou seja, outro numero de IP, e tem que ser diferente!
c) No note 2 digite no terminal:
ping -c 4 192.168.1.1
Vc deve receber quatro linhas com os tempos de resposta, algo semelhante a isso:
PING 192.168.1.1 bytes of data.
64 bytes from 192.168.1.2: icmp_seq=1 ttl=247 time=32.9 ms
Caso vc receba a seguinte mensagem:
ping -c 4 192.168.1.1
PING 192.168.1.1 (192.168.1.1) 56(84) bytes of data.
--- 192.168.1.1 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 received, 100% packet loss, time 3010ms
é porque aconteceu algum erro. Ou seja, o note 2 não conseguiu "pingar" o note 1 e vc não vai conseguir transferir os arquivos. Dê uma pesquisada sobre o comando ping e o que ele representa, vale a pena.
3) Sistema de transferencia de arquivos.
Se tudo deu certo até aqui passamos pela parte mais difícil.
Temos a rede montada e configurada.
Vamos usar o SSH para montar a pasta que contem os arquivos do note 1 no note 2. "Montar" é uma característica especial do linux, vale a pena vc dar uma pesquisada também.
a) Vamos instalar o servidor ssh no note 1.
Digite no note 1:
sudo apt-get install openssh-server sshfs
Imagino que vc tenha acesso a internet pela wireless ou outro meio qualquer, vc pode executar esse passo primeiro antes do passo 1.
Vou considerar que vc já sabe instalar programas no linux.
Se não instalou o openssh-servere o sshfs corretamente, pare e informe o erro.
b) Vamos criar uma pasta onde os arquivos do note 1 apareceram no note2
digite num terminal:
mkdir /tmp/note1
Vc pode escolher outro lugar e outro nome, so lembre de alterar no comando abaixo:
c)Montando a pasta do note 1 no note 2
O comando para montar tem essa estrutura:
sshfs user@ip-do-servidor:/pasta/que/sera/mapeada pastalocal/
No nosso caso ficará assim:
sudo sshfs usuario_que_tem_login_no_note1@192.168.1.1:/caminho_completo_pasta_que_contem_arquivos /tmpnote1/
Essa parte pode parecer complicada, ms é simples.
Se não acontecerem erros basta abrir o nautilus no note 1 e acessar a pasta /tmp/note1 e os arquivos devem estar prontos para vc copiar e colar onde quiser no note2. Se vc receber um aviso que não tem permissões para acessar os arquivos execute:
sudo nautilus /tmp/note1
#######CUIDADO COM O SUDO NAUTILUS!!!! NÃO APAGUE NADA E USE COM CUIDADO!########
d) Após copiar os arquivos vc pode "desmontar" a pasta /tmp/note1 com o seguinte comando:
sudo umount /tmp/note1
Pronto, espero que vc consiga, desculpa o excesso de detalhes, tome cuidado com o sudo nautilus e com o cabo de rede. Aproveite e estude sobre redes, vale a pena. Usei algumas dicas da internet, estou sem tempo, me desculpem os autores por não colocar os créditos.
Abraços.